07 março, 2010

A Palavra








Na quaresma somos, constantemente, convidados ao arrependimento. Mas neste domingo somos, especialmente, desafiados, diria mais, confrontados com a urgência da conversão:
“E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante”
“Julgais quem, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não.”
Hoje Jesus diria:
- Julgais que as vítimas das enxurradas na Madeira eram mais pecadores que os outros que ficaram vivos? Eu digo-vos que não.
A resposta de Jesus, tenta atingir dois objectivos:
1. Combater a ideia tradicional de que a desgraça e o castigo são sempre consequência do pecado e do mal feito.
2. O fundamental e indispensável na vida de cada um é a conversão, mudança pessoal. E todos, sem excepção, necessitam de arrependimento, mesmo aqueles que se consideram justos.
O que significa para mim converter-me?

ORAÇÃO
Vejo, Senhor, que para Ti conta mais o interior que o exterior.
Talvez eu precise de que algo sério aconteça dentro de mim para romper com a anestesia em que vivo.
Sou bom de mais para perceber que, precisamente por isso, estou longe de Ti.
Não me inquietas, não me perturbas, não me interpelas, Senhor.
Vivemos lado a lado e nunca nos encontramos. Não comunicamos, não nos conhecemos … porque Tu tens pouca importância ao longo do meu dia. E chego à noite sem remorsos. Será que estou estou mesmo anestesiado e não me dou conta que preciso realmente de conversão, de fazer penitência?
Abana-me, Senhor, mesmo que faças doer.

Padre Amaro Jorge SCJ