09 maio, 2009

A Mensagem nº 73 de 10 de Maio de 2009


EVANGELHO Jo 15, 1-8


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tomareis meus discípulos».

A Palavra





«Quem permanece em Mim dá muito fruto»

Os gestos e as palavras de Jesus, deste domingo, representam as suas últimas indicações, o seu "testamento". Os discípulos recebem, aqui, as coordenadas para poderem continuar no mundo a missão de Jesus.
Neste texto de São João, o evangelista serve-se de elementos simbólicos como a videira, os ramos, o agricultor e o fruto. Com estes elementos simbólicos o evangelista põe em realce a relação entre Jesus-videira, Pai-agricultor e a comunidade dos discípulos como os ramos.
A vinha é a planta pela qual o agricultor tem mais predilecção porque dessa produz o vinho da alegria. Jesus retoma a imagem do antigo testamento para recordar que na antiga aliança Deus vinha apresentado como o dono da vinha e no novo testamento Cristo identifica-se com a videira: «Eu sou a verdadeira vide». Deus vive no meio de nós não como patrão mas como seiva vital. Jesus é a seiva vital do mundo, que dá vida!

«Eu sou a verdadeira vide»: uma afirmação semelhante a tantas outras como: «Eu sou o verdadeiro pão do céu», «eu sou a luz do mundo». Estas afirmações têm um denotado tom polémico mas em todas, Jesus revela-se a si próprio como aquele que está disposto a dar-se totalmente.

«para que dê ainda mais fruto». Aqui está o centro da mensagem de hoje. Deus chama-nos a frutificar, a dar fruto. Ele para nós tem um projecto de salvação, ele conta connosco, ele precisa de nós aqui e agora. Sou chamado assim a dar fruto porque os ramos da vinha, os ramos das árvores dão fruto. Dar fruto exige também deixar-se cultivar, deixar que o agricultor prepare tudo para a produção. Neste sentido a mensagem oferecida na simbologia da poda.

Ajuda-nos Senhor a descobrir que de vez em quando temos que “podar” a nossa vida e recomeçar de novo da verdadeira vide. Ajuda-nos Senhor a descobrir-te nosso agricultor e ajuda-nos a descobrir em ti a verdadeira cepa que nos leva a dar frutos.

«para que dê ainda mais fruto». Este é também o objectivo das grandes empresas que apostam seriamente em crescer, que reflectem com balanços e novos projectos. Porque não reflectir hoje sobre o meu projecto pessoal de vida, que é aquela bússola que orienta o meu caminho? Se já reflecti no passado sobre o meu projecto posso fazer uma revisão deste, senão é uma boa oportunidade para começar a elaborar o projecto pessoal de vida à luz da fé.

Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar


Palavras Sábias
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados ao seu serviço. Tinha um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe entravam nos ouvidos a 100k á hora e saiam a 200k.
Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados que construíssem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres: "Para nunca mais desprezares as palavras de eu pai".
Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse: "- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, Tu tomarás conta de tudo o que é meu, e sei qual será o teu futuro...
Tu vais deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irás gastar todo o dinheiro com teus amigos, irás vender os animais e os bens para te sustentares, e quando não tiveres mais dinheiro, teus amigos vão se afastar de ti. E quando não tiveres mais nada, vais te arrepender amargamente de não me ter dado ouvidos.
E por isso que eu construí esta forca, sim, ela é para ti, e quero que me prometas que se acontecer o que eu disse, te enforcarás nela".
O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a reflectir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:
- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido teus conselhos, mas agora é tarde, tarde demais.
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.
A passos lentos dirigiu-se até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegra-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me restas mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse: - Ah se eu tivesse uma nova oportunidade...
Então saltou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz então caiu no chão, e sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes.
A forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
- Essa é a tua nova oportunidade, eu te Amo muito Teu Pai
NUNCA DESPERDICES AS PALAVRAS SÁBIAS DO TEU PAI !!!

04 maio, 2009

A Mensagem nº 72 de 03 de Abril de 2009


EVANGELHO Jo 10, 11-18
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Para Meditar

ocasião especial
Um amigo meu abriu a gaveta da cómoda de sua esposa e pegou num pequeno pacote embrulhado com papel de seda: "Isto , disse ele não é um simples pacote".Tirou o papel que o envolvia e observou a bonita caixa, que continha uma linda langerie"Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York, há uns 8 ou 9 anos.Nunca a usou. Estava guardado para uma ocasião especial. Bem, creio que esta é a ocasião".Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para a funerária.Sua esposa tinha acabado de morrer.Virando-se para mim, disse: "Não guardes nada para uma ocasião especial.Cada dia que se vive é uma ocasião especial".Ainda estou pensando nestas palavras... E já mudaram minha vida.Agora estou a ler mais e a limpar menos.Sento-me no terraço e admiro a vista sem me preocupar com as pragas, fico mais tempo com minha família e menos tempo no trabalho.Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experiências a desfrutar, não para sobreviver.Já não guardo nada. Uso meus copos de cristal todos os dias.Coloco uma roupa nova para ir ao supermercado, se me der vontade.Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais, uso-o quando tenho vontade.Se vale a pena ver, escutar ou fazer, quero ver, escutar ou fazer agora.Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manhã que todos nós ignoramos.Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos.Talvez chamasse alguns amigos antigos para se desculpar e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado.Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa, sua favorita.São estas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão limitadas.Desgostoso, porque deixaria de ver amigos com quem me iria encontrar.Cartas... cartas que pensava escrever "qualquer dia destes".Desgostoso e triste, por que não disse a meus irmãos e meus filhos, com suficiente frequência, que os Amo.Agora, tento não atrasar, adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas.E, cada manhã, digo a mim mesmo :
Este será um dia especial.Cada dia, cada hora, cada minuto é especial.

A Mensagem nº 71


EVANGELHO – Lc 24,35-48Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São LucasNaquele tempo,os discípulos de Emaúscontaram o que tinha acontecido no caminhoe como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão.Enquanto diziam isto,Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:«A paz esteja convosco».Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito.Disse-lhes Jesus:«Porque estais perturbadose porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações?Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo;tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos,Como vedes que Eu tenho».Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.E como eles, na sua alegria e admiração,não queriam ainda acreditar,perguntou-lhes:«Tendes aí alguma coisa para comer?»Deram-Lhe uma posta de peixe assado,que Ele tomou e começou a comer diante deles.Depois disse-lhes:«Foram estas as palavras que vos dirigi,quando ainda estava convosco:‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeitona Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’».Abriu-lhes então o entendimentopara compreenderem as Escriturase disse-lhes:«Assim está escrito que o Messias havia de sofrere de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia,e que havia de ser pregado em seu nomeo arrependimento e o perdão dos pecadosa todas as nações, começando por Jerusalém.Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

Para Meditar



Um Recado de ALGUÉM!
Tu és muito importante para mim.
Tu corres, almoças, trabalhas, cantas, choras e amas.
Tu sorris, mas nunca me chamas.
Tu entristeces-te, depois acalmas, mas nunca me agradeces.
Tu caminhas, sobes, desces escadas e não te preocupas comigo.
Tu tens tudo e não me dás nada.
Tu sentes amor, ódio, sentes tudo menos a minha presença.
Tu tens os sentidos perfeitos, mas nunca os usas por mim.
Tu estudas e não me entendes, ganhas e não me ajudas, cantas e não me alegras.
Tu és tão inteligente e não entendes nada de mim.
Tu reclamas dos maus tratos, mas não dás valor ao que eu faço por ti.
Se estás triste, culpas-me por isso, mas se estás alegre não me deixas participar de tua felicidade.
Tu conheces tanta gente importante, mas não me conheces a mim que te considero muito importante.
Tu fazes o que outros ordenam, mas não fazes o que te peço com humildade.
Se subiste na vida, pisas nos menos favorecidos, se não subiste, descarregas sobre mim toda a tua ira.
Tu não tens tempo para nada, nem mesmo para mim.
Tu quebras tantos galhos para os amigos, mas não tiras um espinho da minha testa.
Tu reclamas tanto da vida, mas não sabes que a minha é triste por tua causa.
Tu baixas os olhos quando um superior te fala, mas não levantas esses mesmos olhos quando te falo do meu amor.
Tu falas das pessoas e não sabes que conheço toda a tua vida.
Tu enfrentas muitos obstáculos na vida, és forte, mas que pena, embora não admitas, sei que tens medo de mim.
Tu defendes teu clube, seus jogadores, mas não me defendes no meio de teus amigos.
Tu não sentes vergonha de te despires diante de alguém mas, sentes vergonha de tirar tua máscara diante de mim.
Tu corres com teu carro, mas nunca corres para meus braços.
Tu costumas "às vezes" falar do que fiz, mas nunca me deste oportunidade de falar do que fizeste.
Tu és um corpo no mundo e eu um mundo em teu corpo ...
Eu sou alguém que todos os dias bate a tua porta e pergunta:
- Tens lugar para mim, na tua casa, na tua vida, no teu coração ?

- EU SOU JESUS CRISTO:
QUERO SIMPLESMENTE QUE ME ACEITES.

A Mensagem nº 70


EVANGELHO Jo 20. 19-31

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe:
«Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste:
felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Para Meditar

Valorizar Qualidades
"Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia.
Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes disseram-lhe que teria que renunciar porque fazia demasiado barulho; e além do mais, passava o tempo todo a dar pancadas.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir alguma coisa.
Perante o ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira converteu-se num lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reactivou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.
Todos reflectiram e chegaram á seguinte conclusão:
O martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e alizar, e o metro era preciso e exacto.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.
Acontece o mesmo com os seres humanos.
Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa procura defeitos na outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando procura com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, --------qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades----------Isto é para os sábios!