08 dezembro, 2008

1 Ano de Vida Nova





Meus amigos e companheiros desta minha e vossa comunidade de medancelhe.
Quis Deus que esta comunidade fosse bafejada com a sorte de acolher uma obra de solidariedade: (O ABC) A boa vontade desta nossa gente soube receber estimar e conviver com os rapazes nela acolhidos, temos dado a esta obra o melhor do que temos mas, o ABC veio trazer também a esta comunidade alguns privilégios, hoje queria aqui referir apenas alguns.
Com a vinda do ABC a nossa comunidade religiosa levou um impulso muito grande. Na capela agora chamada de ABC, e que antigamente apenas referenciada pela capela do alto de medancelhe, cujo patrono é S. Joaquim, lembrar-se-ão alguns mais antigos que eu, que sempre se celebrou a Eucaristia Dominical, às 7horas da manhã. Lembro Sr. Padre Ribeiro, Sr. Padre Moreira e muitos outros. Com a vinda do saudoso Padre Ivo Tonely scj, começou uma nova era para esta comunidade com a sequência de Padres que foram passando pelo ABC, como directores e adjuntos após a morte de Padre Ivo. Padre Miguel, Padre Luís, Padre João Manuel, Padre José Manuel Vicente, Padre Álvaro, Padre Joaquim, Padre José Agostinho, Padre Miguel e agora o nosso Padre Amaro Jorge. Alguns como a Padre Amaro passaram por cá antes ou como estudantes ou mesmo como Diáconos. Com esta saga a comunidade beneficiou de muitas coisas, missa diária, mês de Maria e em algumas alturas até mês do rosário, confissões nas épocas fortes do calendário cristão, e até um padre para nos receber confessar e aconselhar. Por isto me apetece dizer: Deus Olhou para estes humildes servos.
Alguns movimentos e algumas pessoas são responsáveis pela vitalidade e vivacidade desta comunidade. Sem esquecer outros que não são menos importantes, quem não reconhece que o Sr. Nogueira com todos os seus defeitos e virtudes é uma mais-valia em todas as actividades religiosas, quer acolitando nas Eucaristias, levando a comunhão aos doentes, Expondo o Santíssimo para adoração, rezando o terço, abrindo a capela, enfim o que for preciso.
O Sr. Lino Branco que durante tantos anos foi o único homem nos grupos de zeladores (que saudades de seus arranjos) quantos anos único homem no grupo coral, outros passaram outros passarão e ele lá está e continua, o carinho que coloca nas coisas que faz como o presépio, deixam a sua marca. A Maria da Conceição, tantos anos e tanto carinho dedicado ao grupo coral, todos os que fazem parte desse grupo que sempre anima nossas eucaristias. O grupo de catequese que não se limita a dar catequese, mas também a animar a comunidade, com a Paula no seu corre-corre rodeada pelos catequistas fazendo o que pode e até mais, com forças e sem forças. Os leitores lá vão dando o seu melhor fazendo as leituras dominicais. Os luzeiros, grupo de oração por excelência que aparentemente estão mais escondidos, e até podem parecer menos activos mas que silenciosos como Maria com suas orações e meditações são uma das retaguardas mais fortes na defesa da fé católica. Por fim as pessoas anónimas que frequentam as nossas capelas a maioria com uma perseverança incrível sempre presentes nos actos de fé sem elas tudo o que os grupos fazem não teria razão de ser.
Enfim tanto que havia para dizer destas e de outras tantas pessoas que injustamente estarei a esquecer mas, Deus sabe que nesta minha apreciação abranjo a todos. Sem vós esta comunidade não seria comunidade. Mas, meus amigos não adormeçam nos louros, ainda há muito para fazer, tal como (A Mensagem) tão acarinhada por vós depois de um tombo se levantou, se renovou e reapareceu cheia de vitalidade, fazendo esta semana um ano de publicações regulares, e que muitos dizem cheia de mistério pelo anonimato de quem a faz, na minha modesta opinião isso não é o mais importante pois o que interessa é que está viva e actuante e de uma maneira ou de outra é um elo de ligação entre as gentes desta comunidade, também vós meus amigos que fazem parte dessa união não desarmem pois os inimigos da Nossa Fé Católica estão cada vez mais activos, mais audazes, mais matreiros, sempre prontos a atacarem os bons princípios e os valores do respeito e da família pelos quais nos pautamos. Arrancamos esta semana para mais um ano de publicações unidade, progresso e caminho conjunto em unidade, que O Nosso Deus seja Generoso para com todos vós.
Em meu nome pessoal e em nome da redacção de (A Mensagem) obrigado pelo vosso carinho.
Caminhando unidos em COMUNIDADE, podemos fazer muito uns pelos outros, e seremos uma força na defesa da Nossa Fé.

A Mensagem nº 51 de 07-12-2008


Evangelho segundo S. Marcos 1,1-8.


Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio à tua frente o meu mensageiro,a fim de preparar o teu caminho. Uma voz clama no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.’ João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo.»

A Palavra


O Caminho
Neste segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA faz ressoar aos nossos ouvidos a mensagem da conversão, da mudança.
As Leituras convidam a preparar o Caminho do Senhor.
Na 1ª Leitura, ISAÍAS consola os exilados na Babilônia anunciando um NOVO CAMINHO de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria.
"Terminou o tempo da escravidão… chegou a hora da libertação,o Senhor está aí à porta… preparai no deserto o caminho do Senhor nivelai os vales, rebaixai os montes e colinas, endireitai os caminhos tortos".
Em seguida, fala de um MENSAGEIRO que será enviado à frente, para levar a boa notícia a Jerusalém e todas as cidades de Judá...
A 2ª Leitura aponta para a Parusia, a segunda vinda de Jesus. Essa vinda transmite uma perspectiva diferente da vida, do seu sentido e da sua finalidade. Leva-nos a dar prioridade aos valores de Deus.
Aponta também o sentido da esperança: somos pessoas abertas ao futuro, um futuro a conquistar já nesta terra, com fé e com amor, mas sobretudo um futuro a esperar, como dom de Deus.
No Evangelho, JOÃO BATISTA aponta o CAMINHO para preparar a chegada do Messias.
Tudo "começou" quando João se apresentou no deserto de Judá para pregar.
1. Sua Missão: ser o "MENSAGEIRO" que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se...
2. Sua Mensagem: "Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas."
Proclama um Batismo de CONVERSÃO para o perdão dos pecados. João aponta um Caminho de purificação e de conversão... O Sacramento da Penitência é um gesto que manifesta a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos. É um encontro privilegiado com o Deus que salva e perdoa.
- Quais são os vales a serem preenchidos? (vazios, omissões...)
- Os montes a serem abaixados? (orgulho, vaidade, ambição desmedida ...)
- Os caminhos a serem endireitados? (egoísmo, ganância, ódio...)3. A Reação dos ouvintes: "Todos saíam ao seu encontro e eram batizados no rio Jordão, confessando seu pecados".
4. Seu estilo de vida: Era uma pessoa sóbria, desprendida, austera e simples...É o último dos profetas do Antigo Testamento.
- Aparece no DESERTO: Lugar dos grandes encontros com Deus…
Foi no Deserto que o Povo de Deus realizou uma longa caminhada de purificação e de conversão...
Deus é amigo do silêncio e se revela no silêncio...O barulho das festas não é ambiente propício para anunciar, nem para ouvir um convite de Penitência.
Neste advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Novena do Natal em família... Gestos de solidariedade...
Vive na SOBRIEDADE, manifestada no comer e no vestir… "Vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre..."
O "estilo de vida" de João fala tão forte como as suas palavras. É o testemunho vivo de um homem, que está consciente das prioridades e não dá importância aos aspectos secundários da vida,
como sejam a roupa "de marca" ou o comer e beber...
Em nossa vida, quais são os valores, que escolhemos?
João Batista convida-nos a preparar o Caminho do Senhor, assumindo atitudes novas e um estilo de vida simples e profética.
JOÃO BATISTA foi um MENSAGEIRO DE DEUS que preparou os homens do seu tempo, para a vinda do Senhor…com a palavra e com o testemunho de vida... O que é que eu vou fazer?

Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar


A PEDRA NO CAMINHO"´


Conta a lenda de um rei que viveu num país de além-mar há muitos anos. Ele era muito sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo. Freqüentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.Nada de bom pode vir a uma nação, (dizia ele ) cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria.Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi esconder-se atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.Primeiro veio um agricultor com uma carroça carregada de sementes que ele levava para moagem no moinho.Quem já viu tamanho destino? - disse ele contrariadamente, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra. - Por que esses perguiçosos não retiram essa pedra da estrada? - E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos retirar ele próprio, a pedra.Logo depois, um jovem soldado, veio cantando pela estrada. A longa pluma do seu chapéu ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia à sua cintura. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra.O soldado não viu a pedra, mas tropeçou nela e estatelou-se no chão poeirento. Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente teriam largado uma pedra imensa na estrada. Então, ele também se afastou, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra. Assim correu o dia. Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra colocada na estrada, mas ninguém lhe tocava.Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro passou por lá. Era muito trabalhadora, e estava cansada, pois desde muito cedo andava ocupada no moinho.Mas disse a si mesma: Já está quase anoitecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra à noite e ferir-se gravemente. Vou tirá-la do caminho.E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra.Ergueu a caixa. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: "Esta caixa pertence a quem retirar a pedra." Ela abriu a caixa e descobriu que estava cheia de ouro.A filha do moleiro foi para casa com o coração feliz. Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do local na estrada onde a pedra estava. Revolveram o pó da estrada com os pés, arrastaram as pedras que por lá estavam na esperança de encontrar um pedaço de ouro.Meus amigos - disse o Rei :
Com freqüência encontramos obstáculos e fardos no caminho.
Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles se assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.
A decepção é normalmente o preço da preguiça.Então o sábio rei montou em seu cavalo e com um delicado boa noite retirou-se."

Notícias da Comunidade


Segunda feira, dia 8 de Dezembro, haverá no Ginásio do ABC a festa de Natal dos rapazes da Obra
a partir das 15 horas.

Estão todos convidades para estarem presentes.

Durante a festa decorrerá uma feira de artesanato para quem quiser comprar


Também está patente nas instalações do ABC uma exposição de trabalhos
Alusivos á não violência contra a mulher, feito por utentes de várias instituições
Organizado pela Junta de Freguesia de Rio Tinto.