12 janeiro, 2008

EVANGELHO DO DIA










Evangelho (Mateus 3,13-17)



Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser baptizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: "Eu preciso ser baptizado por ti, e tu vens a mim?"15Jesus, porém, respondeu-lhe: "Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!" E João concordou. 16Depois de ser baptizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.17E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".

A PALAVRA

Jesus precisava de receber o Baptismo ?
É claro que não. João até nem queria baptizar Jesus.
- Que sentido faz então Jesus apresentar-se a João para receber este "baptismo" de purificação, de arrependimento e de perdão dos pecados?
- Jesus é SOLIDÁRIO com o Homem limitado e pecador.
Coloca-se ao lado dos pecadores para percorrer com eles o caminho que conduz à liberdade.
- Jesus é o
"FILHO AMADO" enviado pelo Pai ao mundo para cumprir um projeto de libertação em favor dos homens.
- Jesus é o NOVO LIBERTADOR:
O batismo de Jesus no Jordão recorda a passagem do Mar Vermelho e estabelece um novo paralelo entre Jesus e Moisés…
Jesus é o novo Moisés, revestido do Espírito de Deus, para conduzir o seu Povo da terra da escravidão para a terra da liberdade.
- Jesus é o MESSIAS ESPERADO:
João reconhece ser apenas o precursor do Messias esperado.
Para aprofundar a Identidade e a Missão de Jesus, S. Mateus recorre a três elementos simbólicos muito expressivos:
Os céus abertos, o Espírito que desce em forma de pomba e a Voz do céu:
- "Os céus abriram-se ...": Deus encerrou o seu silêncio...
abriu seu coração e voltou a ser amigo dos homens:
É o momento da reconciliação entre o céu e a terra, entre Deus e os homens...
- "O Espírito Santo desceu sob a forma de Pomba":
Relembra o Espírito de Deus que na Criação pairava sobre as águas...
Lembra também o Dilúvio... quando o céu estava fechado, e a pomba com o ramo de oliveira
foi o sinal de que a paz havia sido restabelecida...
- "Ouviu-se uma voz do céu...":
Há 300 anos que o povo não ouvia a voz de Deus pelos profetas...
Ao enviar o Espírito sobre Jesus, Deus quer mostrar que voltou a falar com os homens...
Jesus é confirmado pelo Espírito Santo e pelo Pai.
O BATISMO é o começo
de uma caminhada como seguidores de Cristo e compromete-nos a servir Deus com fidelidade, como membros vivos e actuantes no Povo de Deus.
O episódio do baptismo de Jesus coloca-nos frente a frente com um Deus que aceitou identificar-Se com o homem, partilhar a sua humanidade e fragilidade, a fim de oferecer ao homem um caminho de liberdade e de vida plena. Eu, filho deste Deus, aceito ir ao encontro dos meus irmãos mais desfavorecidos e estender-lhes a mão? Partilho a sorte dos pobres, dos sofredores, dos injustiçados, sofro na alma as suas dores, aceito identificar-me com eles e participar dos seus sofrimentos, a fim de melhor os ajudar a conquistar a liberdade e a vida plena?
Não tenho medo de me sujar ao lado dos pecadores, dos marginalizados, se isso contribuir para os promover e para lhes dar mais dignidade e mais esperança?

Padre Amaro Jorge scj

HISTÓRIAS PARA MEDITAR

O Peso do Papel

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, aproximou-se do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro e pediu-lhe fiado alguns mantimentos.Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.O dono do armazém riu-se dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento. Pensando na necessidade da sua família ela implorou:- "Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver...".Ele respondeu-lhe que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia à conversa entre os dois, aproximou-se do dono do armazém e disse-lhe para ele dar o que aquela mulher necessitava para a sua família, e que coloca-se em sua conta. Então, o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:- "Você tem uma lista de mantimentos?". - "Sim", respondeu ela.- "Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos!".A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou do bolso um pedaço de papel, escreveu algumas coisas e colocou-o suavemente na balança.
Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado:- "Eu não posso acreditar!".O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada.O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido.Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia: "Meu Senhor, tu conheces as minhas necessidades e eu estou deixando isto em tuas mãos.".O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse:- "Valeu cada centavo.

" Só Deus sabe o quanto pesa uma oração.

NOTICIAS DA COMUNIDADE

Festa de reis da comunidade:

No passado domingo efectuou-se a Festa de Reis da comunidade de Medancelhe. O Pavilhão da Obra ABC acolheu cerca de 120 pessoas, que durante cerca de 2 horas assistiram ao teatro “ Os três Reis, a srª dª Estrela e a caixa da felicidade”. Tratou-se de uma comédia, que conseguiu o seu intuito de distracção, boa disposição e muita gargalhada, mas que para além disso também focou assuntos sérios e do dia-a-dia de cada um de nós.

DATAS IMPORTANTES:
- Convidam-se os representantes de todos os grupos da comunidade a participar na reunião do próximo dia 15 de Janeiro (3ª feira) às 21,30h na Obra ABC. Esta reunião servirá para analisar as actividades já efectuadas em conjunto, e para preparar as actividades dos próximos meses.

- No próximo dia 19 de Janeiro não há catequese (em toda a Paróquia). Trata-se de um dia que será dedicado à formação dos catequistas: é o Dia Vicarial do Catequista, pelo que haverá um encontro durante o dia inteiro, destinado a todos os catequistas da vigararia de Gondomar, que este ano se irão reunir em Rio Tinto.

- Tal como em anos anteriores, este ano vamos novamente realizar a VIA SACRA DRAMATIZADA. Este ano será no dia 14 de Março 2008 (6ª).
O primeiro ensaio - para distribuição de personagens e do texto - será no próximo dia 21 de Janeiro de 2008 (2ª feira) às 21,30h no pavilhão da Obra ABC. Os ensaios seguintes serão em dia a combinar pelos participantes (de acordo com a disponibilidade da maioria). Convidam-se todos aqueles que queiram participar – quer já tenham participado anteriormente, quer seja a primeira vez que o desejem fazer – a estar presentes no dia 21