03 outubro, 2009

A Mensagem nº 95 de 04 de Outubro de 2009







Mc 10, 2-12




Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos






Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe: «Pode um homem repudiar a sua mulher?» Jesus disse-lhes: «Que vos ordenou Moisés?» Eles responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio para se repudiar a mulher». Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne’. Deste mo do, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu». Em casa, os discípulos vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, ‘Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o interrogaram-n’O de novo sobre este assunto. Jesus disse-lhes então: «Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, come-te adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério».

Reflectindo



Leitura dos Textos Litúrgicos
Não separe o homem o que Deus uniu


1.ª Leitura (Gn 2, 18-24): “Osso dos meus ossos e carne da minha carne”A razão da escolha desta Leitura está na citação directa que dela faz Jesus no Evangelho de hoje. Pertence ao chamado relato javista da criação do homem (Gn 2). Trata-se de uma narração sobre as origens que pretende remontar às condições fundamentais e originárias da existência humana. Este quadro situa-se antes do pecado e, por isso, apresenta-se tecido de harmonia e de luz: é assim o projecto de Deus que o pecado ofuscará de forma trágica sem, contudo, o abolir. Algumas anotações:- Para Deus, a "solidão" do homem é um "mal" a que quer dar remédio com a sua acção criadora. Só mediante a vida em comum podem os seres humanos alcançar a plenitude do seu ser.- Os animais constituem uma ajuda para o homem, mas não se encontram ao seu nível, não podem entrar em diálogo paritário com ele.- A imagem da "costela" significa que o homem e a mulher são formados da mesma substância. Implica igualdade de natureza. A expressão proverbial "osso dos meus ossos e carne da minha carne" significa, precisamente, parentesco e pertença mútua.- Sublinhe-se, finalmente, a paridade absoluta entre homem e mulher e a complementaridade dos dois sexos. Será o pecado a introduzir a desigualdade. Em hebraico "homem-mulher" são o mesmo vocábulo declinado no masculino ou no feminino: ishisshah. Entre ambos estabelece-se uma verdadeira homogeneidade, uma comunhão tão íntima que faz deles uma só existência: "uma só carne".
2 Leitura (Heb 2, 9-11): “Era necessário que experimentasse a morte em proveito de todos” Dá-se início neste Domingo a uma leitura antológica da chamada "carta aos hebreus", obra por vezes atribuída a Paulo. Na verdade trata-se de uma magnífica homilia cristã de autor anónimo, muito elaborada literária e teologicamente. Nesta passagem, que pertence à introdução, o Autor compara Jesus aos Anjos, acabando por afirmar a Sua superioridade não obstante ele ter aparecido por um pouco "inferior aos Anjos", segundo a expressão do Sl 8 relido em chave cristã. Note-se a identidade profunda entre esta cristologia e a do célebre hino pré-paulino de Fl 2, 6-10. O Autor vê na incarnação o gérmen da Páscoa em que Cristo é instaurado na sua função de Sumo Sacerdote, Salvador e Intercessor. A expressão "levasse à glória perfeita" melhor se traduziria por "tornasse perfeito" (v. 10). Trata-se dum verbo típico da consagração sacerdotal. Na paixão Cristo torna-se homem no sentido mais pleno (cf. 5, 8-9) desempenhando assim de forma eficaz a mediação sacerdotal (e superando também nesta dimensão, a condição dos Anjos). Ao mesmo tempo Hb realça a íntima relação de pertença que existe entre Jesus Cristo e a humanidade inteira.Evangelho (Mc 10, 2-12): “Pode o homem repudiar a sua mulher?”O Evangelho deste Domingo insere-se no início do itinerário percorrido por Jesus no território da Judeia a caminho de Jerusalém. Nesta caminhada sucedem-se disputas acaloradas (sobre o divórcio, sobre a sua autoridade, sobre o tributo a César, sobre a ressurreição dos mortos, sobre o primeiro mandamento), num crescendo que culminará na hostilidade declarada e na crucifixão. Não se trata, pois, de debates académicos mas de confrontos em que a tensão dramática permeia toda a controvérsia. A questão do divórcio e das condições em que ele seria legítimo contrapunha as escolas rabínicas: os discípulos de Shammai só o aceitavam em caso de adultério da mulher, enquanto que os seguidores de Hillel admitiam como suficiente qualquer motivo, ainda que fútil. Jesus, porém, não se deixa enredar nestes debates entre escolas indo antes à raiz da questão. Começa por vincar que a cláusula do Dt 24, 1 não tem o valor de preceito mas tão só o de concessão perante a "dureza de coração", isto é, a incapacidade humana de entender e fazer a vontade de Deus. Mas Jesus vai ainda mais longe, remontando ao desígnio do Criador antes do pecado: "No princípio...". Nenhuma lei posterior pode invalidar essa vontade originária. Note-se, finalmente, que, segundo S. Marcos (e ao contrário da mentalidade dominante no tempo de Jesus), o homem e a mulher são postos no mesmo plano: os direitos são iguais e comete adultério quem os viola, independentemente do seu sexo.

Para meditar



Se um cão fosse seu professor...
Aprenderias coisas assim:


Quando alguém que amas chega a casa,corre ao seu encontro.Nunca percas uma oportunidade de ir passear de carro.Permite-te experimentar o ar fresco do vento no teu rosto.Mostra aos outros que estão invadindo o teu território.Tira uma sonequinha no meio do dia e espreguiça-te
antes de te levantares.Corre, salta e brinca todos os dias.Tenta dar-te bem com o próximo e deixa as pessoas tocarem-te.Não mordas quando um simples rosnado resolve a situação.Em dias quentes, para e rola na relva,bebe bastante líquidos e deita-te debaixo da sombra de uma árvore.Quando estiveres feliz, dança e balança todo o teu corpo.Não importa quantas vezes o outro te magoa não te sintas culpado...volta e faz as pazes novamente.Aproveita o prazer de uma longa caminhada.Alimenta-te com gosto e entusiasmo.Come só o suficiente.Sê sempre leal.Nunca pretendas ser o que não és.Se te queres deitar debaixo da terra,cava fundo até conseguires.E o MAIS importante de tudo...Quando alguém estiver nervoso ou triste,fica em silêncio, fica por pertoe mostra que estás ali para confortar.A amizade verdadeira não aceita imitações!!!E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE, DIZEM, É IRRACIONAL...

Com Interesse


OUTUBRO MÊS DO ROSÁRIO



Os difusores da devoção ao Rosário de Nossa Senhora foram os dominicanos, que também criaram as confrarias do Rosário. Isto se deve ao fato de Nossa Senhora, aparecendo a São Domingos, fundador da Ordem, indicar-lhe a recitação do Rosário como uma arma eficaz de conversão.
São Pio V, papa dominicano, foi o primeiro a incentivar e recomendar oficialmente a recitação do Rosário, que deveria ser feita à noite em família. Porém, segundo a tradição, o Rosário nasceu muito antes disso, na época medieval, simbolizando uma grinalda de rosas oferecida a Nossa Senhora, como uma forma de expressar o grande amor e devoção dos cristãos pela Virgem Maria.
Durante a meditação sobre os mistérios da Vida de Cristo e a recitação seguida das Ave-Marias e Pais-nosso quando rezamos o terço, nos colocamos em sintonia com os nossos problemas e aflições, e permitimos que nossas súplicas cheguem ao céu para que Nossa Senhora interceda por nós junto a Deus Pai.
Em 1571, para comemorar a vitória na batalha de Lepanto, contra os turcos, São Pio V instituiu a festa inicialmente chamada de Santa Maria da Vitória, estendida em 1716, a toda Igreja Católica e depois chamada de festa de Nossa Senhora do Rosário.
Em Lourdes e em Fátima, Nossa Senhora apareceu para nos recomendar particularmente o Santo Rosário. Em Lourdes, Ela mesma desfiava a esplêndida coroa enquanto Santa Bernadette recitava as Aves-Maria. Em Fátima, a cada aparição, Maria recomendava a recitação do Santo Rosário. Ainda mais na última aparição, em que Ela se apresentou como Nossa Senhora do Rosário. É verdadeiramente grande a importância que Nossa Senhora deu ao Rosário. Quando em Fátima falou da salvação dos pecadores, da ruína de muitas almas ao Inferno, das guerras e do destino da nossa época, Maria indicou, recomendou como oração salvífica o Rosário. Lúcia dirá uma síntese que "desde que a Virgem Santíssima deu grande eficácia ao Santo Rosário, não existe problema material, espiritual, nacional ou internacional que não se possa resolver com o Santo Rosário e com os nossos sacrifícios."
Salva e santifica
Um episódio de graça. S. José Cafasso, numa manhã, passando pelas ruas de Torino, encontrou uma pobre velha que caminhava toda curva, recitando devagarinho o Rosário. Indagou-a porque rezava tão cedo. Ela disse que estava limpando as ruas. Confuso, pediu que lhe explicasse o que queria dizer. Ela respondeu que naquela noite, nas ruas daquela vila, havia sido noite de carnaval, havendo muitos pecados. Rezando o Rosário, ela perfumava o local manchado pelo pecado. Veja: o Rosário purifica nossa alma das culpas e as perfuma com a Graça. O Rosário salva as almas. S. Maximiliano escrevia na sua agendinha: "Quantas coroas, quantas almas salvas!" Pensamos nisso? Todos poderíamos salvar almas recitando coroas do Rosário. Que caridade de inestimável valor seria esta. O que dizer das conversões dos pecadores obtidos com o Santo Rosário? Deveriam falar S. Domingos, S. Luis Maria Grignon de Montfort, S. Cura d'Ars, S. Pe. Pio de Pieltrecina... O Santo Rosário faz bem a todos: aos pecadores, aos bons, aos santos...
Quando a S. Felipe Néri perguntava qual oração escolher, sem hesitar, respondia: "O Rosário! Recitai-o amiúde!" Também a Pe Pio lhe perguntou um filho espiritual qual oração preferir para toda a vida. Pe Pio respondeu logo: "O Rosário!" Sobretudo os santos demonstraram a eficácia da graça do Rosário. Estes foram verdadeiros apóstolos do Rosário: S. Pedro Canísio, S. Carlos Borromeu, S. Camilo Lélis, S. Antônio Maria Gianelli, S. João Bosco... Entre os maiores, talvez, sobressaia-se S. Pe Pio. No seu exemplo existe um prestigioso grau de sobre humano, pois ele chegou a recitar mais de cem rosários, todos os dias, por muitos anos. Um modelo gigante que garantiu a fecundidade do Rosário para a sua santificação e para a salvação das almas. Quantos milhões de almas não foram misteriosamente atraídas por aquele frade que por horas e horas, dia e noite, desfiava a coroa aos pés de Nossa Senhora entre as mãos sanguinolentas de chagas? Ele demonstrou verdadeiramente que "o Rosário é corrente de salvação pendurada nas mãos do Salvador e da sua Ditosa Mãe e que indica de onde descem a nós as graças e por onde deverá subir de nós cada esperança"(Papa Paulo VI).

30 setembro, 2009

A Mensagem nº 94 de 27 de Setembro de 2009







Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Mc 9, 38-43.43.37-48






Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim.Quem não é contra nós é por nós. Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga. E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena.E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga».

Reflectindo




“Quem não é contra nós, é por nós”
Jesus continua a formar os seus discípulos, com normas precisas e práticas: ser tolerantes para com os que vivem à margem da comunidade; viver na caridade e defender os pequenos do mal; estar de prevenção contra as tentações, sobretudo contra a da falsa segurança. O dito de Jesus ("Quem não é contra nós é por nós") não se pode ler na forma inversa e arvorar em bandeira de exclusões. Note-se que há uma infinita distância entre o "nós" deste rifão e o "Eu" da frase aparentemente contrária de Mt 12, 30 ("Quem não está comigo está contra Mim"): sem Jesus nada podemos fazer, mas o poder de Deus manifestado em Jesus não é propriedade privada dos discípulos... No Novo Testamento os "pequeninos" parecem ser os crentes de fé mais débil e insegura. À letra, o "escândalo" é a pedra ou obstáculo imprevisto que faz tropeçar quem caminha. Os "pequeninos" precisam de uma mão que os segure, de um olhar que os ilumine, de um pé que apoie os seus passos vacilantes. Quando a mão em vez de firmar empurra, o olho guia para as trevas e o pé rasteira ou agride o irmão, eis o escândalo. Há aqui um apelo a que os discípulos velem pelo seu comportamento tendo em conta a influência que ele pode ter no próximo. Não aconteça que, no orgulho da auto-suficiência, se tornem causa de ruína para os "pequeninos". "Geena" (um vale a ocidente de Jerusalém, outrora assinalado como lugar de sacrifícios humanos em honra de Moloc), no tempo de Jesus, era o local onde se queimavam os lixos da cidade. No nosso texto, "ser lançado na Geena" está em contraste com "entrar na vida" (o termo usado é zoê - em vez de bios - que no NT costuma designar a vida em comunhão com Deus).

Para meditar


Uma pausa para pensar

Reflecte a tua vida, a tua caminhada, até o dia de hoje.

Agradece a Deuspor teres chegado até aqui...

Reflecte sobre os acontecimentos maus que passas-te,as lágrimas que choras-te, as coisas que perdeste.

Agradece a Deuspor teres suportado e sobrevivido.

Pensa depois nas tuas alegrias, nos momentos que realmentesentis-te vontade de rir, que sentis-te o coração explodindo.

Agradece a Deus por te ter proporcionado esses momentos.

Reflecte o quanto precisas-te pedir a Deus coisas que ao teus olhos
pareciam impossíveis, e Ele te deu.

Agradece ao tão bondoso Deus que tens.

Deixa teu pensamento viajar, presta atenção em tudo o que pensas,se nesse pensamento tu consegues criar alguma coisa,ou lembrar algo de bom.

Agradece a Deus por teres cérebro inteligente

Sente teu corpo, começa a sentir desde os dedos dos pés vai subindo a sensibilidade em tuas pernas, barriga, pescoçoe quando chegar em tua cabeça olha-te no espelho.

Agradece a Deus por seres perfeito

Reflecte tudo o que puderes, volta ao teu passado e procura lá perguntas que te atormentavam e tenta responder uma a uma,sentirás tua alma mais leve. sentirás a presença de Deus mais próximo,sentirás que o tempo passou e mesmo que tenhas sofrido ou te tenhas magoado, estás ainda vivo , e vais suportando tudo.

Deus jamais te desamparará,jamais deixará de olhar para ti!

Confia nesse Deus maravilhoso.Sente-o em tudo o que tocares. Leva-lhe a Ele todos os teus problemas.Dorme, e deixe que Deus se encarreguede te acordar na manhã seguinte...
Acredita que Ele te carrega ao colo....

Pois tu és precioso(a) para Ele.

Com Interesse


ROSÁRIO OU TERÇO? QUAL O NOME CERTO?

“O costume de contar pequenas orações de repetição nos dedos da mão, por meio de pedrinhas, grãos ou ossinhos, soltos ou unidos por um barbante, é muito antigo e utilizado por fiéis de muitas religiões…
Primeiramente, foi introduzido o costume de rezar determinado número de vezes o Pai-Nosso. Isto se dava de modo especial nos mosteiros, sobretudo a partir do século X (depois do ano 900) onde muitos cristãos que faziam os votos de vida religiosa não tinham condições de participar das orações dos salmos (do saltério), com leituras e cânticos. Seus superiores estabeleciam para eles a recitação do Pai-Nosso determinado número de vezes…“
Inicialmente, a recitação da Ave Maria era feita sem a inclusão de fatos - mistérios - da vida de Cristo. Entre 1410 e 1439, o monge cartuxo Domingo de Prusia, de Colônia, Alemanha, introduziu uma espécie de saltério mariano, com 50 Ave-Marias, mas cada uma era seguida de uma referência a uma passagem do Evangelho, como uma jaculatória. Assim, os salmos eram substituídos pelas Ave-Marias e as antífonas, pelas passagens evangélicas…
São Pio V, Papa de 1566 a 1572, época final e de implementação do Concílio de Trento, em que foram organizados os livros litúrgicos utilizados até o Concílio Vaticano II, estabeleceu a atual configuração do Rosário. Ele atribuiu à oração do Rosário a vitória naval de Lepanto, em 07 de outubro de 1571, que salvou o povo cristão da Europa de um grande perigo. Por causa disto, introduziu a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Esta designação de "rosário" pode ter origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas - Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o nome de “terço”. Portanto, o rosário (150 Ave-Marias) é composto pela recitação de três terços (cada um com 50 Ave-Marias ou 5 dezenas de 10 Ave-Marias).
Como nestes mistérios da vida de Jesus e de Maria não estava incluída a fase da vida de Jesus que ele dedicou à pregação do Evangelho, o Papa João Paulo II, em 16 de outubro de 2002, acrescentou cinco novos mistérios: os mistérios da luz ou mistérios luminosos. Desta forma, o rosário passou a ter 200 Ave-Marias (duzentas rosas) e cada série de cinco mistérios passa a ser um quarto." Apesar disso, o nome “terço” permaneceu, apesar de agora um rosário ser formado por 4 terços e não mais por 3 terços, como antes.