26 janeiro, 2008

A MENSAGEM DE 27 DE JANEIRO DE 2008

É com muita alegria que anunciamos aqui hoje, que Paula Rocha do Centro de Catequese de Medancelhe, que vem desenpenhado um excelente trabalho não só na catequese mas ; e também em prol da unidade e dinamização entre os grupos existentes nesta comunidade, e todas as pessoas em geral ,com as iniciativas que lhe são careteriscticas, aceitou o convite que lhe fizemos e será a partir de agora colaboradora de ( A Mensagem ) tendo a seu cargo a página das NOTÌCIAS.
Seja Bem Vinda.
O Nosso bem haja e que Deus continue a inspira-la para que assim dê continuidade aos projectos que tem abraçado

A Redação de ( A Mensagem )

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 4,12-23)


12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15"Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! 13O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo".18Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

A PALAVRA

Por ausência do Sr. Padre Amaro, nos últimos dias , encontrando-se em retiro Espiritual, não foi possível colocar aqui esta semana ( A Palavra ) temos no entanto como reflexão o Pai nosso que muitas veses dizemos a correr sem meditarmos verdadeiramente no seu significado.


Só posso rezar PAI, se demonstro com Deus no meu dia a dia ;
Só posso rezar NOSSO, se a minha fé tem espaço para os outros e para as necessidades;
Só posso rezar QUE ESTÁS NOS CÉUS, se não estou apanhado pelas coisas do mundo;
Só posso rezar SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, se procuro pautar a minha vida pelos seus mandamentos;
Só posso rezar VENHA A NÓS AO VOSSO REINO, se estou a disposto a aceitar a Palavra de Deus como regra da vida;
Só posso rezar SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, se procuro pautar a minha vida pelos seus mandamentos;
Só posso rezar ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, se estou preparado para partilhar o que tenho com os que estão em necessidade
Só posso rezar PERDOAI-NOS A NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NOS TENS OFENDIDO, se estou na disposição de eliminar todo o rancor que guardo no coração para com os outros;
Só posso rezar MAS LIVRAI-NOS DO MAL, se estou preparado para combater o mal na minha vida e com a minha oração;

Só posso rezar AMÉM, se honestamente digo, “custe o que custar, esta será a minha forma de orar.

HISTÓRIAS PARA MEDITAR

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego em que ganhava muitíssimo bem, uma família unida.O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres ocupavam-lhe todo o tempo e a sua vida não estava bem em algumas áreas.Se o trabalho lhe ocupava muito tempo, ela tirava do tempo que tinha para os filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.E disse-lhe:- Filha, esta flor vai ajudar-te muito mais do que imaginas! Terás apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.Ela chegava a casa, olhava a flor e as flores ainda estavam, lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas.Então ela passava e seguia.Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.Ela chegou a casa e apanhou um susto!Estava completamente morta, suas raízes estavam ressequidas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.A jovem chorou muito, e contou ao seu pai o que havia acontecido.Seu pai então respondeu:- Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso Dar-te outra flor, porque não existe outra igual a essa, essa era única...Assim como teus filhos, teu marido e tua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas tu tens que aprender a regá-los, podá-los e dar-lhes atenção, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Tu acostumaste-te a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e esqueceste-te de cuidar dela.Cuida das pessoas que amas!
E tu?
Tens cuidado das bênçãos que Deus te tem dado?Lembra-te da flor, pois como ela são as bênçãos do Senhor: Ele dá-nos, mas SOMOS nós que temos que cuidar delas!

NOTÍCIAS

DA COMUNIDADE

No próximo sábado - dia 02 de Fevereiro de 2008 - não haverá catequese no centro de Medancelhe, pois será uma tarde dedicada a REUNIÃO DE PAIS.Convidam-se todos os PAIS e ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO a participarem nesta Reunião, que será realizada no Salão da Obra ABC, dia 02 de Fevereiro, com início às 15,30h.Lembra-se a todos que, embora não haja catequese neste fim de semana, mantém-se no domingo a Celebração Eucarística com Crianças das 10,30h

DO MUNDO

Da Redacção, com Rádio VaticanoHá sete anos, Pe. António Monteiro, percorre dezenas de milhares de quilómetros do Vaticano até Fátima em bicicleta, para chamar a atenção para o fato que milhares de crianças morrem diariamente de fome. Pe. António Monteiro, 72 anos, natural de Alcobaça, pertencente à congregação franciscana “Irmãos de Jesus”, acaba de voltar ao Vaticano após ter completado a sétima peregrinação, passando por Lourdes e pelo Caminho de Santiago até chegar a Fátima, numa viagem que durou quase dois meses.Pe. António leva consigo “um protesto contra os Governos de todo o mundo pelas cinco mil crianças que todos os dias morrem de fome”. “Os Governos dizem que não há dinheiro para ajudar, mas para bombas, armas e guerras há dinheiro. Para salvar as crianças, não”, lamentou o franciscano, que em sua romaria em bicicleta recolhe donativos para a sua missão.Formado em psiquiatria na Universidade de Coimbra, trabalha como psicólogo num convento em Roma, ocupando-se de 150 crianças abandonadas. É sacerdote há 22 anos, e antes de se ordenar, Pe. António foi casado, tem oito filhos, 24 netos e um bisneto.·Sobre as dificuldades da viagem, durante a qual pernoita em albergues de peregrinos e quartéis de bombeiros, comentou que “não é sacrifício nenhum. O Senhor Jesus sofreu muito mais”.