22 março, 2008















MENSAGEM Nº 18 «23-03-08»



Evangelho (João 20,1-9)

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos

A PALAVRA

A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que “passou pelo mundo fazendo o bem” e que, por amor, Se deu até à morte; por isso, Deus ressuscitou-O. Os discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este “caminho” a todos os homens.

A ressurreição de Jesus é a consequência de uma vida gasta a “fazer o bem e a
libertar os oprimidos
”. Isso significa que, sempre que alguém – na linha de Jesus – se esforça por vencer o egoísmo, a mentira, a injustiça e por fazer triunfar o amor, está a ressuscitar; significa que, sempre que alguém – na linha de Jesus – se dá aos outros e manifesta, em gestos concretos, a sua entrega aos irmãos, está a construir vida nova e plena. Eu estou a ressuscitar (porque caminho pelo mundo fazendo o bem e libertando os oprimidos), ou a minha vida é um repisar os velhos esquemas do egoísmo, do orgulho, do comodismo?

A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo baptismo, a continuarem a sua caminhada de vida nova até à transformação plena (que acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última barreira da nossa finitude).

A minha vida tem sido uma caminhada coerente com esta dinâmica de vida nova
que começou no dia em que fui baptizado? Esforço-me, realmente, por me libertar do “homem velho”, egoísta e escravo do pecado, e por me revestir do “homem novo”, que se identifica com Cristo e que vive no amor, no serviço, na doação aos irmãos?


O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo obstinado, que se recusa a aceitá-la porque, na sua maneira de pensar, o amor total e a doação da vida nunca podem ser geradores de vida nova; e a do discípulo ideal, que ama Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta (a esse não o escandaliza nem o espanta que da cruz tenha nascido a vida plena, a vida verdadeira).

A lógica humana diz que o amor partilhado até à morte, o serviço simples e sem pretensões, a entrega da vida, só conduzem ao fracasso e não são um caminho sólido e consistente para chegar ao êxito, ao triunfo, à glória; da cruz, do amor radical, da doação de si, não pode resultar realização, felicidade, vida plena. É verdade que é esta a perspectiva da cultura dominante; é verdade que é esta a perspectiva de muitos cristãos (representados na figura de Simão Pedro). Como me situo face a isto?

Padre Amaro Jorge scj

JESUS AMA-TE


Olha para trás!

Vê os obstáculos que já superas-te. Vê quanto já aprendes-te nesta vida e quanto já cresceste.
Olha para frente!
Não fiques parado, levanta-te quando tropeçares e caíres. Estabelece metas, faz planos e prossegue com firmeza.
Olha para dentro!
Conhece seu coração e analise teus projectos;
Mantém puros teus sentimentos. Não deixes que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem teus pensamentos e teu coração.

Olha para o lado! Socorre quem precisa de ti. Ama o próximo e sê sensível para perceber as necessidades daqueles que te cercam.
Olha para baixo!
Não pises em ninguém... percebe as pequenas coisas e aprende
a valorizá-las.
Olha para cima!

Há um Deus maior do que tu, que te ama muito e tem todas as coisas sob seu controle.
Olha para Deus!

Percebe a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina. Sente esse Deus que olha por ti em todos os dias da tua vida!

Psiuuu....O Pai está olhando para ti neste momento,
dá um sorriso e diz que o amas muito !

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE

- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008:
«A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
DOMINGO DE PÁSCOA: símbolo/dom = CÍRIO PASCAL


O círio pascal é símbolo de Cristo Ressuscitado. É a nova Luz que, acesa na noite de Páscoa, ilumina a humanidade. As trevas dão lugar à nova claridade da Páscoa. Nesta vela são gravadas as letras "Alfa e Omega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, significando que Deus é o princípio e o fim de tudo. Pela sua luz é o símbolo de Jesus Cristo ressuscitado.”
Representa a Vida Nova, o sepulcro aberto, o maior Dom de Deus à humanidade e que nos compromete a sermos sementes de vida uns para os outros.
-
Actividades (desafio em família): Descobrir a Páscoa e os seus significados
● O Cordeiro Pascal
- Jesus Cristo é o cordeiro de Deus. Sacrificou-se por nós para que pudéssemos ser santificados na verdade. Ele morreu e ressuscitou para que pudéssemos ser livres, para que tivéssemos vida nova de pureza, verdade, justiça.
● O Feliz Páscoa - Significa, acima de tudo, um grito de libertação, pois Páscoa é a passagem da escravidão para a liberdade. É neste sentimento verdadeiro que reside o principal da mensagem que desejamos a todos. É somente assim que Feliz Páscoa se torna realidade e tem sido como voto de congratulação entre os cristãos.
● O Ovo - É um óptimo símbolo da ressurreição. De facto, aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém dentro de si uma vida nova que surge pujante para a luz. Originalmente, porém, tratava-se de ovos verdadeiros que os cristãos trocavam como presentes principalmente durante as perseguições.
● Os Sinos - Na Páscoa marcam a alegria de uma nova vida após o longo silêncio do período da paixão.
● A Aleluia - É uma das mais expressivas aclamações de louvor e alegria. A expressão é hebraica e significa Louvai a Javé.
● O Girassol - É um dos símbolos pascais menos conhecidos, e, contudo, muito rico em significado. Para sobreviver precisa estar continuamente do nascente ao poente voltado para o Sol. Assim como nós, que devemos estar voltados para o nosso Deus, compartilhando a sua energia, bondade e amor.
● O Coelho - Pela sua grande fecundidade significa a Igreja que, pela força de Cristo ressuscitado, é fecunda em reproduzir e espalhar, por todo o mundo, novos discípulos de Cristo.
Para o verdadeiro Cristão o compromisso de Páscoa significa iluminar o caminho de outro para ajudá-lo a sair da ignorância, da fome, da exploração, do crime, da guerra… Ele é luz e força para a saída da falta de amor e de justiça... Feliz Páscoa!
- FÉRIAS DA CATEQUESE
. No centro de Medancelhe não haverá catequese nos fins de semana de 22 e 29 de Março devido às férias de Páscoa. A catequese recomeça no dia 05 de Abril.
. No mesmo período também não será celebrada a Eucaristia Dominical das 10,30h, que voltará no dia 06 de Abril.

Colaboração de Paula Rocha ( Centro de Catequese )