23 agosto, 2008








A Mensagem nº 37 de 27 de Agosto de 2008


Evangelho (Is 22,19-23)
Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: - Quem o povo diz que o Filho do Homem é? Eles responderam: - Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta. - E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus. Simão Pedro respondeu: - O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. Jesus afirmou: - Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu. Então Jesus ordenou que os discípulos não contassem a ninguém que ele era o Messias.

A Palavra

A Liturgia nos propõe hoje dois temas fundamentais da fé cristã: CRISTO e a IGREJA.
A 1ª leitura mostra que quem exerce o serviço da autoridade deve fazê-lo como um Pai, que procura o bem de seus filhos, com solicitude, com bondade mas com firmeza.
Essa imagem nos ajuda-nos a entender melhor o Evangelho de hoje.
A 2ª Leitura é um convite a contemplar a Riqueza, a Sabedoria e a Ciência de Deus, que realiza o seu projeto de Salvação do homem.
No Evangelho, vemos Jesus que se dedica à formação do grupo dos discípulos. Da adesão deles a Jesus, como "o Messias, Filho de Deus" nasce a IGREJA: a comunidade dos discípulos de Jesus,
convocada e organizada ao redor de Pedro.
O texto responde a duas perguntas:- A primeira: Quem é Jesus Cristo?
- A segunda: O que é a Igreja? 1. Jesus interroga os discípulos: O que as pessoas dizem dele e o que os discípulos pensam?Para os "homens" Jesus é um homem extraordinário, bom e justo, como tantos outros homens antes dele. Para Pedro e os discípulos, Jesus é muito mais: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo"
2. Jesus responde à confissão de fé: A fé da comunidade dos discípulos, apresentada pela voz de Pedro, é o fundamento sobre o qual Jesus vai assentar a Igreja que é a comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como "o Messias, o Filho de Deus".
Ela existe para testemunhar Cristo e para levar a todos os homens a proposta de salvação que ele veio oferecer. Para isso, é confiado a Pedro e à Comunidade o "Poder das Chaves".
+ QUEM É CRISTO Hoje?
Apesar do secularismo cada vez mais difundido e de um abandono da prática e das tradições cristãs cada vez mais generalizado: é interessante notar como a pergunta continua atual:
Para os JOVENS, Jesus representa a novidade, a contestação de uma sociedade e de um sistema envelhecido, árido, privado de fantasia e criatividade...
Para as MASSAS OPRIMIDAS, Jesus aparece como o Libertador, o símbolo de uma esperança, que não está somente num futuro misterioso...
Até as pinturas apresentam hoje Jesus Cristo em vestes extravagantes e coloridas de um Hippie, ou de um barbudo guerrilheiro "procurado".
E NÓS também fazemos questão de ter uma IMAGEM de Cristo: de pedra, madeira, ferro, ouro, às vezes como peça preciosa de arte... o Seu NOME é cantado em festas, em momentos de alegria e até de boemia, e é recordado nos momentos de apuros, como último recurso...
Tudo isso revela uma realidade positiva: O nosso mundo não pode prescindir de Cristo.
A nossa História está tão marcada por ele, que não se pode ignorá-lo.
+ Quem é Jesus Cristo para mim?
Para responder, não basta procurar na memória alguma fórmula que aprendemos no catecismo, ou ouvimos de outros ou lemos nos livros. É preciso procurar no coração, em nossa fé vivida e testemunhada. Assim descobriremos o que Jesus representa, de fato, em nossa vida.
Cristo não é um personagem histórico morto do PASSADO.
Ele ressuscitou e está vivo. Ele vive ainda hoje no menor dos irmãos: vive no mendigo, no migrante, no bêbado, no revoltado, no pecador, no ladrão...
Ele vive dentro de nosso coração. Ele vive em seus familiares, em seus irmãos. Ele vive no coração de todos. Ele nos fala ainda HOJE no seu Evangelho: que devemos conhecer com fidelidade, que devemos viver com autenticidade, que devemos anunciar com renovado ardor missionário...Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar

SE EU MORRER ANTES DE TI
Se eu morrer antes de ti, faz-me um favor:
Chora o que quiseres, mas não brigues com Deus por Ele me ter levado.
Se não quiseres chorar, não chores.
Se não conseguires chorar, não te preocupes.
Se tiveres vontade de rir, ri. Se alguns amigos contarem algum facto
a meu respeito, ouve e acrescenta a tua versão.
Se me elogiarem demais, corrige-lhes o exagero.
Se me criticarem demais, defende-me.
Se me quiserem descrever como santo, só porque morri,
mostra que eu tinha um pouco de santo,
mas estava longe de ser a santo que descrevem.
Se me quiserem retractar como um demónio,
mostra que eu talvez tivesse um pouco de demónio, sim,
mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Se falarem mais de mim do que de Jesus.
Chama-lhes a atenção.
Se sentires saudade e quiseres falar comigo,
fala com Jesus, pois eu ouvirei.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar a ser útil
a ti e a quem mais precisar, lá onde quer que eu esteja.E se tiveres vontade de escrever alguma coisa sobre mim,
diz apenas uma frase:
"Foi meu amigo, acreditou em mim e quis-me
mais perto de Deus,
sempre que quis a minha felicidade e me deu o seu amor!"
Aí, então solta uma lágrima.
Eu não estarei presente para a enxugar, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso por mim.
E, vendo-te assim bem amparada,
irei cuidar de minha nova tarefa lá onde estiver.
Mas, de vez em quando, lança um olhar na direcção de Deus.
Não me verás, mas eu ficaria muito feliz
se te visse a olhar para Ele.
E, quando chegar a tua vez de ires para junto do Pai,
aí, sem nenhum véu a separar-nos, vamos viver, em Deus,
a amizade que aqui preparamos na terra.
Acreditas nestas coisas?
Então reza para que nós dois vivamos
como quem sabe que vai morrer um dia,
e que morramos como quem soube viver plenamente.
A amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto de nós,
e se inaugura aqui mesmo o seu começo.Mas, se eu morrer antes de ti, acho que não vou estranhar o céu
...Ser teu amigo já é um pedaço dele.

Com Interesse

Brasil vai construir réplica da Capelinha das Aparições
A associação Tarde com Maria, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Brasil, está a envidar esforços para a construção naquela arquidiocese de uma réplica da Capelinha das Aparições. A obra inclui inclusive a construção de uma cópia da cobertura que protege a Capela. Em paralelo a este projecto será construído o Centro de Estudos Mariano. De acordo com carta enviada no final de Junho ao Reitor do Santuário de Fátima em Portugal pelo Cardeal D. Eusébio Óscar Scheid, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, os dinamizadores da construção já contam com o terreno e com a conclamação dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Fátima, muitos deles de origem portuguesa.

Bento XVI indica Maria como caminho
Na solenidade da Assunção de Maria, Bento XVI convidou os crentes a aprenderem com Maria a “ser sinais de esperança e de consolação”, anunciando com a vida a ressurreição de Cristo. “Perante o triste espectáculo de tantas falsas alegrias e ao mesmo tempo de tantas angústias e sofrimentos”, o Papa indicou que a solenidade da Assunção de Maria é uma ocasião para com ela “ascender às alturas do espírito, onde se respira o ar puro da vida sobrenatural e se contempla a beleza mais autêntica, que é a santidade”.

Igreja da Santíssima Trindade pede «contemplação»
Director do Secretariado Nacional de Liturgia aponta importância de catequese contrariando as «visitas-museuNove meses depois de inaugurada, a igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, foi ainda uma surpresa para os participantes no 34ª edição Encontro Nacional de Liturgia. A catequese mistagógica desenvolvida num dos painel do encontro “foi um reviver o dia da dedicação, pois demorámo-nos em todas as peças”, explica à Agência ECCLESIA o director do Secretariado Nacional de Liturgia, o Pe. Pedro Ferreira

Pedido de desculpa

Por problemas técnicos as Mensagens Nºs 35 e 36 não foram publicadas neste blog, pelo facto pedimos desculpa.
A redacção de a Mensagem