01 março, 2008

O NOSSO CAMINHO








Evangelho




Evangelho (João 9,1.6-9.13-17.34-38)
Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego – pois ele era mendigo – diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”. 13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!” 16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?” 17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”. 34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38”Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

A Palavra

As leituras deste Domingo propõem-nos o tema da “LUZ”. Definem a experiência cristã
como “
viver na luz”.

Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”. Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça, a generosidade, a partilha, o serviço e a verdade).
“Luz” e “trevas” são duas formas de poder capazes de tomar conta do homem e de condicionar a sua vida, as suas opções, os seus valores e comportamentos. O cristão, no entanto, é aquele que optou por “viver na luz”. Para mim, o que significa, em concreto, “viver na luz”? O que é que isso, em termos práticos, implica? Quais são os esquemas, comportamentos e valores que devem ser definitivamente banidos da minha vida, a fim de que eu seja um testemunhoda “luz”?
O cristão não é só chamado a viver na “luz”; mas deve desmascarar as “trevas” e denunciar as obras e os comportamentos daqueles que escolhem viver nas “trevas” do egoísmo, da mentira, da escravidão e do pecado. O cristão não deve só escolher a luz, mas deve também desmascarar as obras das “trevas”, de forma aberta e decidida.
No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à Luz. O Evangelho descreve várias formas de responder negativamente à “luz” libertadora que Jesus oferece. Há aqueles que se opõem decididamente à proposta de Jesus porque estão instalados na mentira e a “luz” de Jesus só os incomoda; há aqueles que têm medo de enfrentar as “bocas”, as críticas, que se deixam manipular pela opinião dominante, e que, por medo, preferem continuar escravos do que arriscar ser livres; há aqueles que, apesar de reconhecerem as vantagens da “luz”, deixam que o comodismo e a inércia os prendam numa vida de escravos… Eu identifico-me com algum destes grupos?


Padre Amaro Jorge scj

Histórias para Meditar

A mesa do velho avô
Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto.
As mãos do velho homem pelo peso da idade tremiam bastante, a vista era enevoada, e o seus passos já eram bastante irregulares. A família como era normal comia na mesa da sala de jantar.
As mãos trémulas do velho Avô e a sua má visão , tornou difícil o simples acto de comer. As ervilhas rolavam da colher dele para o chão. Quando ele pegava no seu copo, o leite derramava-se na toalha da mesa os talheres caiam constantemente.
Tudo isto irritava fortemente seu filho e nora: "Nós temos que fazer algo sobre o avô." disse o filho. "Já tivemos bastante leite derramado, muita de sua comida no chão."Já chega de confusão.
Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o avô comia sozinho enquanto o resto da família comia na mesa grande com lindas toalhas e lindos pratos.
E como o avô já tinha quebrado alguns pratos, agora a comida era-lhe servida numa tigela de madeira, e o copo era de plástico, no chão havia um grande lençol que depois se levantava e sacudia e assim ficavam as coisas mais limpas.
Quando a família olhava de relance na direcção dele, às vezes percebiam uma lágrima a cair de seus olhos por estar só.
Mesmo assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências quando ele deixava cair o garfo ou derramava comida, ou entornava o copo. O neto de quatro anos assistia a tudo em silêncio.
Uma noite antes do jantar, o pai notou que o filho estava a brincar no chão com bocados de madeira velha.
Ele perguntou docemente á criança, "O que estás a fazer?"
Da mesma maneira dócil, o menino respondeu:
"Ho, estou a fabricar uma pequena tigela para tu e a mãe comerem a comida quando eu crescer."
E lá continuou a trabalhar. As palavras do menino entraram nos ouvidos dos pais como setas dirigidas ao coração, eles ficaram mudos. Então as lágrimas começaram a cair em seus rostos. E apesar de nenhuma palavra ter sido dita, ambos souberam o que devia ser feito.
Naquela noite o marido pegou a mão do velho avô e com suavidade conduziu-o á mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família, e aquilo que antes era um problema tinha deixado de o ser.

Notícias

- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008:
«A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
4º Domingo da Quaresma: símbolo/dom =
VELA / LUZ
Mostra-se, pela figura da cura do cego de nascença, que acreditar em Jesus, LUZ do mundo, é acreditar no dom da cura, da vida, da luz e da reconciliação do homem: consigo, com os outros e com Deus.
Há que nos deixar tocar por Jesus – aproximando-nos do Sacramento da reconciliação ou penitência (confissão).

- Actividades (desafio em família):
● Explicar o sentido e o valor do sacrifício quando contribui para o bem próprio e dos outros, integrado no sentido das atitudes quaresmais da penitência / sacramento da reconciliação e da esmola/contributo penitencial. De que somos capazes de prescindir para dar aos outros?
● Explicar e apelar à vivência do Sacramento da Reconciliação / confissão.
- CAMPANHA QUARESMAL
Que o nosso contributo penitencial / esmola seja a ajuda (tão necessária…) para contribuirmos para a compra do ESTANDARTE que será utilizado nas Procissões de Nossa Senhora, na nossa comunidade de Medancelhe.
- VIA SACRA
. Neste domingo (02/03), no pavilhão da Obra ABC, das 21,30h às 23horas, realiza-se o penúltimo ensaio para a Via Sacra dramatizada.
O ensaio geral pelas ruas será já no próximo domingo (09/03), para o qual se pede a comparência de todos os participantes.
Apela-se a todas as pessoas que nos anos anteriores contribuíram com a cedência da luz em cada estação para a possibilidade de o voltar a fazer este ano. Durante os próximos dias serão contactados pela equipa de logística. . Na próxima 6ª feira dia 07.03 a Via-Sacra será dinamizada pelo Grupo de Luzeiros, com início às 21,30h na Capela da Obra ABC.


Colaboração de : Paula Rocha ( Centro de Catequese )