08 fevereiro, 2008

A MENSAGEM Nº 12 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2008


Evangelho (Mateus 4,1-11)

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: "Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!" 4Mas Jesus respondeu: "Está escrito: 'Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'". 5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: "Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: 'Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'". 7Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não tentarás o Senhor teu Deus!'"8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: "Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar". 10Jesus lhe disse: "Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: 'Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto'". 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus

A PALAVRA

De onde vimos? Para onde vamos? Porque é que estamos aqui? Qual o sentido da nossa vida? São perguntas eternas, que o homem de todos os tempos coloca a si próprio. A Palavra de Deus que hoje nos é proposta responde: é Deus a nossa origem e o nosso destino último. Não somos um minúsculo e insignificante grão de areia perdido numa galáxia qualquer; mas somos seres que Deus criou com amor, a quem Ele deu o seu próprio “sopro”, a quem animou com a sua própria vida. O fim último da nossa existência não é o fracasso, a dissolução no nada, mas a vida definitiva, a felicidade sem fim, a comunhão plena com Deus.

Como é que chegamos a essa felicidade que está inscrita no projecto que Deus tem para os homens e para o mundo? Deus nada impõe e respeita sempre – de forma absoluta – a nossa liberdade; no entanto, insiste em mostrar-nos, todos os dias, o caminho para essa plenitude de vida que Ele sonhou para os homens.
Quando aceitamos a nossa condição de criaturas e reconhecemos em Deus esse Pai que nos dá vida, que nos ama e que nos indica caminhos de realização e de felicidade, construímos uma existência harmoniosa, um "paraíso" onde encontramos vida, harmonia, felicidade e realização.

A questão essencial que a Palavra de Deus hoje nos propõe é, portanto, esta: Jesus recusou, de forma absoluta, conduzir a sua vida à margem de Deus e das suas propostas. Para Ele, só uma coisa é verdadeiramente decisiva e fundamental: a comunhão com o Pai e o cumprimento obediente do seu projecto…
E nós, seguidores de Jesus? É essa também a nossa perspectiva? O que é que é decisivo na minha vida: as propostas de Deus, ou os meus projectos pessoais?

Quando o homem esquece Deus e as suas propostas, e se fecha no egoísmo e na auto-suficiência, facilmente cai na escravidão de outros deuses que, no entanto, estão longe de assegurar vida plena e felicidade duradoura. Quais são os deuses que, hoje, dominam o horizonte desse homem moderno que prescindiu de Deus? Quais são os deuses que estão no centro da minha própria vida e que condicionam as minhas decisões e opções?

Deixar-se conduzir pela tentação dos bens materiais, do acumular mais e mais, do subordinar toda a vida à lógica do “ter mais”, é seguir o caminho de Jesus? Olhar apenas para o seu próprio conforto e comodidade, fechar-se à partilha e às necessidades dos outros, pagar salários de miséria e malbaratar fortunas em noitadas de jogo ou em coisas supérfluas… é seguir o exemplo de Jesus?

Usar Deus ou os seus dons para saciar a nossa vaidade, para promover o nosso êxito pessoal, para brilhar, para dar espectáculo, para levar os outros a admirarnos e a bater-nos palmas… é seguir o exemplo de Jesus?

Procurar o poder a todo o custo (às vezes, entregando ao diabo os nossos valores mais importantes e as nossas convicções mais sagradas) e exercê-lo com prepotência, com intolerância, com autoritarismo (quantas vezes humilhando e magoando os pobres, os débeis, os humildes)… é seguir o exemplo de Jesus?


Padre Amaro Jorge scj

HISTÓRIAS PARA MEDITAR

Era uma vez um rapaz que tinha muitos problemasConstantemente, nas suas orações, ele pedia que Jesus viesse visitá-lo no seu sofrimento.Um dia, Jesus bateu à sua porta, ele maravilhado, convidou-o a entrar, e Jesus sentou-se no sofá da sala.Na mesinha de centro encontrava-se uma Bíblia aberta no Salmo 91. Numa das paredes estava pendurado um quadro com o Salmo 23 e na outra um quadro da santa ceia."Senhor Jesus", disse o jovem, "em primeiro lugar gostaria de dizer que é uma honra recebê-lo em minha casa, conforme o Senhor deve saber, estou passando por algumas dificuldades e preciso muito da Sua ajuda...""Filho", interrompeu Jesus, "antes de conversarmos sobre os teus pedidos, gostaria de conhecer tua casa. Onde é o lugar que dormes?"No mesmo instante o rapaz lembrou-se que guardava, no quarto, umas revistas terríveis e apressou-se em dar uma desculpa:"Não, Jesus, lá não! Meu quarto não está arrumado!""Bem", disse Jesus, "e a cozinha, posso conhecer tua cozinha?"O rapaz lembrou-se que na cozinha havia algumas garrafas de bebidas que ele não gostaria que Jesus visse."Senhor, desculpe, mas prefiro que não", respondeu o rapaz, "a minha cozinha está vazia, não tenho nada de bom para oferecer."Neste instante, um barulho forte interrompe a conversa.Pam, pam, pam...! Era alguém que batia furiosamente na porta, o rapaz levantou-se, assustado, e foi ver quem era.Abriu a porta meio desconfiado, e viu que era o diabo."Sai da frente que eu quero entrar!", gritou o tentador."De jeito nenhum", respondeu o rapaz, e assim começou a briga. Com muita dificuldade o homem conseguiu empurrar o diabo e fechar a porta.Cansado, o rapaz voltou para sala e continuou:"Então, Jesus", disse ele, "como eu estava falando com o Senhor, estou precisando de tantas coisas..."Mas, outra vez a conversa é interrompida por um barulho forte que vinha da janela do quarto. O rapaz correu para ver quem era e ao abri-la deparou-se, novamente, com o diabo:"Agora não tens maneira de me deter, eu vou entrar!", disse o inimigo.Mais uma vez o rapaz debateu-se com ele e conseguiu trancar a janela."Senhor", disse ele, "desculpe a interrupção, conforme lhe dizia..."Outra vez, dos fundos da casa, se ouvia tamanho barulho como se alguém quisesse arrombar a porta, era novamente o diabo:"Eu quero entrar!"O rapaz, já exausto, lutou com ele e conseguiu mantê-lo do lado de fora.Ao voltar, contrariado, disse a Jesus:"Eu não entendo. O Senhor está na minha casa e por que o diabo fica insistindo em entrar?""Sabes o que é meu filho", explicou Jesus, "é que na tua casa só me deste a sala."O rapaz humildemente entendeu a lição de Jesus e fez uma limpeza na casa para entregá-la aos cuidados do Senhor.Neste instante, o diabo bateu mais uma vez à porta.O rapaz olhou para Jesus sem entender, e Jesus disse:"Deixa que eu vou atender."Quando o diabo viu que era Jesus, que atendia a porta, disse:"Desculpe, foi engano",
e fugiu rápido

NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE
- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008: «A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
Procurar acolher o Dom da Vida na Família: é este o convite que fazemos a todos os membros da comunidade nesta Quaresma/Páscoa 2008.
Esta caminhada será levada a efeito e meditada desde o 1º domingo da Quaresma e prolongando-se até ao Domingo de Pentecostes.
Compreendendo o mistério deste dom da vida em família, também em família seremos mais capazes de nos comprometer com essa mesma Vida que a Páscoa nos oferece gratuita e generosamente por Jesus morto e ressuscitado.
Todas as semanas iremos deixar aqui um “desafio”, propôr uma actividade com ligação à família. A melhor forma de dar beleza a esta caminhada… é viver e descobrir esse dom da vida na
VOSSA FAMÍLIA!
1º Domingo da Quaresma: símbolo/dom =
BÍBLIA ABERTA
Mostra que nem só de pão vive o homem, mas também da Palavra de Deus. É o dom do alimento da Palavra de Deus que fortalece o homem e o afasta de todas as tentações.
- Actividade (desafio em família): explicar e apelar à vivência da Quaresma – referência às atitudes do programa quaresmal: oração/Palavra de Deus e esmola/contributo penitencial.
- CAMPANHA QUARESMAL
Os ofertórios das missas celebradas na Capela da Lapa e na Capela do ABC durante a Quaresma reverterão a favor da compra de um ESTANDARTE que será utilizado nas Procissões de Nossa Senhora, na nossa comunidade de Medancelhe.
Em cada uma das capelas encontra-se um “cântaro” para a recolha das ofertas.
- VIA SACRA
. Retomamos este domingo dia 10/02 os ensaios para a Via Sacra dramatizada: no pavilhão da Obra ABC, das 21,30h às 23horas. Apareçam!
. Na próxima 6ª feira dia 15.02 a Via-Sacra será dinamizada pelo Grupo dos Luzeiros, com início às 21,30h na Capela da Obra ABC.
- LUZEIROS DE SANTA MARIA
«O Grupo dos Luzeiros de Stª Maria de Rio Tinto é um grupo que está integrado na Comunidade de Medancelhe. Reúne-se uma vez por semana - segunda-feira pelas 21h - e pertencem a um grupo de Luzeiros a Nível Nacional que está ligado à Congregação Aliança de Santa Maria.
Nos encontros semanais recitam um terço a Maria, seguido de uma leitura e posterior meditação sobre a mesma. Todos os dias 13, dias dedicados à Mãe, rezam o terço em comunidade pelas 21h na capela ABC ou na Sra Lapa se fôr um sábado.
Os Luzeiros a nível nacional têm alguns encontros/peregrinações em que se reza em conjunto e se cria convívio entre os vários Luzeiros espalhados pelo país. Estas peregrinações podem estar abertas a elementos que não pertençam aos Luzeiros, desde que o pretendam.»

Colaboração de :
Paula Rocha ( Centro de Catequese de Medancelhe )