08 dezembro, 2007

Centro de Catequese da Comunidade de Medance

CAMINHADA DE ADVENTO 2007 -
“A CASA DO ADVENTO”
(Ano A – Evangelho S. Mateus)
Centro de Medancelhe


(Isto é a proposta de Caminhada do Advento proposto e realizado pelo centro de Catequese de Medancelhe neste ano de 2007)

ADVENTO: tempo de preparar a vinda de Jesus.
Estar preparados… preparar-se: eis o sentido do caminho de Advento!
Quando alguém se prepara para uma grande festa, arranja-se bem! Gasta tempo para tornar as coisas mais belas e acolhedoras.
Jesus faz-te a proposta de tornares a tua “casa” / o teu coração mais limpa, mais luminosa, mais acolhedora.
Não deixes de te ocupar da “tua casa”; que esteja sempre em limpezas.
Não deixes de arejar a “tua casa”; faz com que entre ar puro e muita luz.
Não deixes de abrir a “tua casa”; que esteja em festa para os convidados.


1ª SEMANA DE ADVENTO: ACORDAI O CORAÇÃO
Símbolo para a janela do advento: CORAÇÃO
Para fazer em casa e trazer para a Eucaristia de 02/12/2007:
Desenha e recorta um coração (o “teu” coração”) e desenha ou escreve nele o nome de 2 ou 3 pessoas tuas conhecidas que irás OLHAR de forma diferente, com os olhos e a luz do coração. Escreve também o que vais MESMO fazer esta semana para melhorar a tua maneira de te relacionares com essas pessoas.


2ª SEMANA DE ADVENTO: PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR
Símbolo para a janela do advento: PEGADAS
Para fazer em casa e trazer para a Eucaristia de 09/12/2007:
Desenha e recorta um passo (uma pegada), e escreve nele os passos de RECONCILIAÇÃO que pretendes dar esta semana. Ilumina o teu perdão, escrevendo o que pretendes fazer MESMO para perdoar.


3ª SEMANA DE ADVENTO: MUDAI DE VIDA
Símbolo para a janela do advento: VELA
Para fazer em casa e trazer para a Eucaristia de 16/12/2007:
Desenha e recorta uma vela ou uma chama, e escreve nela em forma de oração o que pretendes mudar na tua vida (coisas práticas, reais, que possas e queiras MESMO realizar)


4ª SEMANA DE ADVENTO: ALEGRAI-VOS COM MARIA
Símbolo para a janela do advento: FLOR
Para fazer em casa e trazer para a Eucaristia de 23/12/2007:
Desenha e recorta uma flor, e desenha ou escreve nela as “flores” que queres pôr na varanda do teu coração: as flores do serviço, da partilha, da escuta, da amizade, da oração… Serás TU a decidir e a fazê-las florir, sempre com o olhar atento em Maria, a nossa mestra do “SIM” a Deus.

07 dezembro, 2007

A Mensagem de 09/12/07









EVANGELHO Lc 3, 1-6
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas




No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério,quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia,Herodes tetrarca da Galileia,seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítidee Lisânias tetrarca de Abilene,no pontificado de Anás e Caifás,foi dirigida a palavra de Deusa João, filho de Zacarias, no deserto.E ele percorreu toda a zona do rio Jordão,pregando um baptismo de penitênciapara a remissão dos pecados,como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:«Uma voz clama no deserto:‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.Sejam alteados todos os valese abatidos os montes e as colinas;endireitem-se os caminhos tortuosose aplanem-se as veredas escarpadas;e toda a criatura verá a salvação de Deus’».

A PALAVRA

A figura do Baptista é uma figura questionante e interpelativa, por si só. É um homem que aparece com palavras de fogo para causar terramotos nas nossas vidas calmas e sonolentas. Todas a pessoa deste profeta é uma denúncia, a condenação de uma sociedade fundada nos falsos valores da opulência, da banalidade, da superficialidade e da corrupção. João aparece ligado ao deserto (o lugar das privações, do despojamento, mas também o lugar tradicional do encontro entre Deus e Israel) e não ao Templo ou aos sítios “in” onde se reúne a sociedade selecta de Jerusalém; usa “uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins” (é dessa forma que se vestia, também, Elias – cf. 2 Re 1,8), não as roupas finas, com pregas cuidadosamente estudadas, dos sacerdotes da capital; a sua alimentação frugal (de “gafanhotos e mel silvestre”) está em profundo contraste com as iguarias finas que enchem as mesas da classe dirigente… João é, portanto, um homem que – não só com palavras, mas também com a sua própria pessoa – questiona uma certa maneira de viver, voltada para as coisas, para os bens materiais, para o “ter”. Convida a uma conversão, a uma mudança de valores, a esquecer o supérfluo, para dar atenção ao essencial. O que é que João prega? Mateus resume o anúncio de João numa frase: “convertei-vos, porque está perto o Reino dos céus”.


A figura de João Baptista obriga-nos a questionar as nossas prioridades e valores fundamentais. Ele não se apresenta de “smoking”, pois a sua prioridade não é brilhar em alguma festa do jet-set; nem usa gravata e camisa de seda, pois a sua prioridade não é impressionar os chefes ou mostrar que é um homem de sucesso em termos de ganhos anuais; nem petisca pratos delicados com molhos esquisitos e nomes franceses, pois a sua prioridade não é a satisfação de apetites físicos; nem promete bem-estar e riqueza aos seus interlocutores, pois a sua prioridade não é receber aplausos das massas; nem busca o apoio da hierarquia civil ou religiosa, pois a sua prioridade não é o triunfo, as honras, o poder… Ele é alguém para quem a prioridade é o anúncio do “Reino dos céus”; ora, o “Reino” é despojamento, simplicidade, amor total, partilha, dom da vida… São esses valores que ele procura anunciar, com palavras e com atitudes. E quanto a mim, quais são os valores que me fazem “correr”? Quais são as minhas prioridades? Os meus valores são os valores do “Reino” ou são esses valores efémeros e fúteis a que a civilização ocidental dá tanta importância, mas que não trazem nada de duradouro e de verdadeiro à vida dos homens?

Padre Amaro Jorge SCJ



HISTÓRIAS PARA MEDITAR


As Duas JóiasNarra uma antiga lenda, que um homem religioso e dedicado, vivia muito feliz com sua família.Esposa admirável e dois filhos queridos.Certa vez, por imperativos da religião, o homem empreendeu longa viagem ausentando-se do lar por vários dias.No período em que estava ausente, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados.A mãezinha sentiu o coração dilacerado de dor. No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura.Todavia, uma preocupação lhe vinha a mente: como dar ao esposo a triste notícia? Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha comoção.Lembrou-se de fazer uma oração. Rogou a Deus auxílio para resolver a difícil questão. Alguns dias depois, num final de tarde, o homem retornou ao lar. Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos...Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse o seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços. Alguns minutos depois estavam ambos sentados a mesa.Ela lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente pelos filhos.A esposa, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido:- Deixe os filhos. Primeiro quero que me ajude a resolver um problema que considero grave.O marido, já um pouco preocupado perguntou:- O que aconteceu? Notei você abatida ! Fale ! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus.- Enquanto você esteve ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. São jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo! O problema é esse ! Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você me diz?- Ora mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidades!... Por que isso agora? - É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!- Podem até ser, mas não lhe pertencem! Terá que devolvê-las. - Mas eu não consigo aceitar a idéia de perdê-las! E o homem respondeu com firmeza: - Ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo!- Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Faremos isso juntos, hoje mesmo.- Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito. As jóias preciosas eram nossos filhos. Deus os confiou a nossa guarda, e durante a sua viagem veio buscá-los. Eles se foram... O homem compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos derramaram muitas lágrimas.Quantas vezes tomamos posse de algo que não nos pertence???Talvez nossas vidas fossem muito mais calmas se entendessemos que tudo que temos foi concedido por Deus...

NOTÍCIAS
· O Nosso Blog, já foi visitado pelo menos por duas pessoas , que deixaram seus comentários o que muito agradecemos, a mensagem é de todos, todos devemos participar.
Ficamos á espera de mais opiniões.

· MA, 11 Jul. 07 / 12:00 am (ACI).- No fim de semana passado mais de 600 jovens de 20 colégios da capital peruana realizaram 4.780 visitas ao Santíssimo no marco do congresso para estudantes católicos Vivência 2007.
O evento, organizado pelo Movimento de Vida Cristã
(MVC), efetuou-se nos dias 6, 7 e 8 de julho.
Com o lema "Sejamos Luz do Mundo",

A Mensagem Especial(Nª Srª da Conceição 08/12/07

Imaculada Conceição
No Catolicismo, Nossa Senhora da Conceição é uma das manifestações de Maria, mãe de Jesus. Em Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado a 8 de Dezembro, feriado nacional. A 25 de Março do ano de 1646, João IV de Portugal fez uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou padroeira e rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a virgem tinha esse direito. Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está pousada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim.

PADROEIRA DE PORTUGALNas Cortes de Lisboa de 1645-1646, em 25 de Março de 1646 declarou El-Rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
D. João IV não foi o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção da Virgem Maria, apenas tornou permanente uma devoção a que os reis portugueses recorriam em momentos críticos para o reino: D. João I já tinha deixado nas portas da capital uma inscrição louvando a Virgem, e mandado construir o Convento da Batalha, na Batalha, e seu companheiro, D. Nuno Álvares Pereira, mandado construir o Convento do Carmo, em Lisboa.


Oração a Nossa Senhora da Conceição
Ao olharmos para Ti,
Virgem escolhida e repleta de Graça,
nós, peregrinos sobre a terra,
vemos realizar-se a promessa da imortalidade
na plena comunhão com Deus.
Em Ti, Mãe dos viventes,
realizou-se, como primícias de glória,
a palavra do Apóstolo:
o Senhor Jesus "destruiu a morte
e fez brilhar a vida e a imortalidade".

Eis por que, neste dia,
estamos de novo aos teus pés,
Imaculada cheia de Graça,
para Te suplicarmos,
fazendo-nos voz do inteiro povo cristão,
que acolhas a nossa homenagem,
expressão da nossa fé e da nossa devoção,
enquanto, com íntima gratidão,
transmitimos ao próximo milénio
a bonita tradição
deste devoto encontro Contigo.
E Tu, Imaculada Virgem Maria,
roga por nós


Consagração a Nossa Senhora

Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus,
ó Virgem Dulcíssima:
eu vos ofereço
meu coração
para que o conserveis intacto,
como Vosso Coração Imaculado.
Eu vos ofereço a minha inteligência,
para que ela conceba
apenas pensamentos de paz e bondade,
de pureza e verdade.
Eu vos ofereço minha vontade,
para que ela se mantenha viva
e generosa ao serviço de Deus.
Eu vos ofereço meu trabalho,
minhas dores, meus sofrimentos,
minhas angústias, minhas tribulações
e minhas lágrimas,
no meu presente e no meu futuro
para serem apresentadas por Vós
a Vosso Divino Filho,
para purificação da minha vida.
Mãe compassiva,
eu me refugio em vosso Coração Imaculado,
para acalmar as dolorosas palpitações
das minhas tentações,
da minha aridez,
da minha indiferença
e das minhas negligências.
Escutai-me, ó Mãe,
guiai-me, sustentai-me
e defendei-me
contra todo perigo
da alma e do corpo,
agora e para toda a eternidade.
Amen

Oração a Nossa Senhora para protecção dos filhos

Virgem Maria, nossa Mãe!
Fazei que os meus e Vossos filhos
não se afastem do Caminho da Igreja,
mas se isso acontecer providenciai o seu regresso.

Pela Vossa Divina Graça dai-lhes protecção e apoio
em todos os momentos das suas vidas,
principalmente quando sentirem dificuldades,
para que não desesperem e caiam em tentação.

Ajudai-os, Mãe Santíssima

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Como és imensamente cheia de graça,
Maria, Mãe do Senhor!
Bem-aventurada és tu,
porque creste que em ti
as promessas do Senhor seriam cumpridas.
Tua maternidade salvífica
- longe de diminuir tua Imaculada Conceição -
ainda mais a confirmou...
Ó Mãe santíssima,
por quem tanto se esperou,
por quem tanto se almejou!
Prostrados por terra te damos graças,
Mãe de nossa Família Carmelitana.
Nós que habitamos o Monte Santo
recebemos por tua vida refrigério
tão fervorosamente desejado de nossas almas.
Não desejamos nada de mais grandioso e salvífico
que a tua protecção.
Fica connosco, ó Maria,
fica connosco, Senhora nossa

onsagração da família a Nossa Senhora

Ó Virgem Imaculada,
nós vos consagramos hoje
o nosso lar e todos os que nele habitam.
Que a nossa casa seja, como a de Nazaré,
uma morada de paz e de felicidade
na prática da caridade
no pleno abandono à Divina Providência.
Sede o nosso modelo,
ó Maria, regrai nossos pensamentos,
nossos actos e toda a nossa vida.
É bem medíocre o tributo do nosso amor,
mas vós aceitareis, pelo menos,
a homenagem de nossa boa vontade.

Tive um sonho, José. Não compreendi muito bem, realmente não creio que se tratava do nascimento do nosso Filho.
As pessoas estavam a fazer os preparativos com seis semanas de antecipação. Decoravam as casas e compravam roupas novas.
Saiam às compras e compravam sofisticados presentes. Mas que estranho, pois os presentes não eram para nosso Filho. Embrulhavam-nos com lindos papeis enfeitavam-nos com preciosos laços. e Colocavam tudo embaixo de uma árvore.
Sim José, uma árvore dentro de suas casas! Decoravam também essa árvore. Nos galhos penduravam bolas e lâmpadas coloridas, e enfeites que brilhavam. Havia uma figura no alto da árvore. Parecia-me um anjo, era muito bonito.
As pessoas sentiam-se felizes e sorriam, estavam todos emocionados e cumprimentavam- se dando presentes. Sabes José, não ficou nenhum para nosso Filho.
Sabes, acredito que nem o conheciam, pois nunca mencionavam seu nome. Não parece estranho que as pessoas se metam em tantos problemas para celebrar o aniversário de alguém que nem sequer conhecem?
Tive a estranha sensação de que, se nosso Filho estivesse nessa celebração, seria um intruso.
Era maravilhoso, José, toda a gente tão feliz...! Porém, senti uma enorme vontade de chorar.
Que tristeza por Jesus não ser lembrado e talvez nem desejado em sua própria festa de aniversário!

Estou contente por ter sido apenas um sonho. Que terrível seria, José, se isso fosse realidade.

04 dezembro, 2007

O NOSSO OBRIGADO

Amigos
Ficamos muito contentes por terem acedido ao nosso blog e terem feito comentários, pois é essa a finalidade deste sitio, podermos partilhar ideias para o desenvolvimento de nossa comunidade e não só.
Primeiro agradeço a Fernando Duarte que tanto quanto sei não é de nossa comunidade mas que acompanha o que cá se passa em nome do Sr. Padre Amarao o nosso obrigado por suas palavras.
De seguida ficamos sensibilizados com as palavras de ( PR )pelo que vimos é frequentador da Eucaristia das 10,30h , gostaria-mos de lhe responder por mail, mas como não deixou endereço tem mesmo que ser por aqui.
1º vamos providenciar para que na Eucaristia das 10,30h haja mais exemplares para que assim possa ler nossa Mensagem.
2º nosso endereço para que possa mandar sugestões está na Mensagem é mensagemmedancelhe@gmail.com mesmo assim obrigado pelo reparo e vamos coloca-lo também no blog.
ficamos á espera de suas sugestões.
aos dois um abraço fraterno e sincero
A redação de a Mensagem