28 junho, 2008

A Mensagem nº 31 de 29 de Junho de 2008


Evangelho (Mateus 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

A Palavra

A Liturgia de hoje celebra a festa solene de dois apóstolos, que tiveram uma presença marcante na Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo.
PEDRO, DISCÍPULO de Jesus, escolhido por ele como o primeiro Papa e PAULO, o primeiro MISSIONÁRIO, que construiu tantas comunidades cristãs no mundo conhecido de então.
Os dois personificaram a identidade da Igreja, como discípulo e missionário.
A celebração de hoje é muito antiga, anterior até a própria festa do Natal.
Na 1a Leitura, aparece PEDRO: preso pelas autoridades... para agradar os judeus... com data marcada para morrer.
- Vemos o Testemunho, que gera oposição e perseguição.
- Vemos a atitude da Igreja, que unida e solidária reza por Pedro.
- Vemos a presença de Deus na comunidade da Igreja, que liberta...
Na 2a Leitura, PAULO: (também preso, prestes a morrer, ano 67), escreve um Testamento espiritual de sua vida a serviço do Evangelho... "Estou pronto... chegou a minha hora... combati o bom combate... terminei a corrida... conservei a fé... E agora aguardo o prêmio dos justos.
O Senhor esteve comigo... a ele GLÓRIA..."
No Evangelho, Cristo confere a PEDRO o Primado sobre a Igreja.
O texto tem duas partes:
1ª. Define a identidade de Jesus: "Quem sou eu"?
- Na perspectiva dos homens, Jesus é apenas um HOMEM bom, justo, generoso como tantos outros. Na opinião dos discípulos: "Jesus é o CRISTO (Messias),o Filho de DEUS".
2ª. A IGREJA é reunida à volta de Pedro:
"Pedro, és a Rocha (pedra) sobre a qual edificarei a minha Igreja". Essa "Rocha" é a fé que Pedro e a comunidade dos discípulos professaram: A fé em Jesus como Messias, Filho de Deus vivo. "O Poder da morte nunca poderá vencê-la". Nada poderá impedir a Igreja, que acredita firmemente em Cristo, de realizar sua missão de salvação.
+ A Bíblia fala-nos da vocação e da atividade destes dois apóstolos:
São Pedro: Simão era um pescador de Betsaida, estabelecido em Cafarnaum. Cristo lhe muda o nome e o chama "Pedra", porque teria a missão de ser a "pedra fundamental" da futura comunidade que chamaria de Igreja. Simão Pedro é uma das primeiras testemunhas que vê o sepulcro vazio e merece uma aparição especial de Jesus ressuscitado.
Depois da ascensão, ele coordenou a comunidade cristã e é o primeiro a tomar consciência da necessidade de abrir a Igreja aos pagãos. Essa missão espiritual não o livra das deficiências do seu temperamento.
Paulo não hesita em contradizê-lo na famosa discussão de Antioquia, para convidá-lo a libertar-se das práticas judaicas. Quando Pedro vai a Roma torna-se o apóstolo de todos. Cumpre, então, plenamente, sua missão de "pedra angular", reunindo num só "edifício" os judeus e os pagãos e derrama o seu sangue como testemunho eloquente do seu amor por Cristo, seu mestre.
São Paulo chega a Jesus por um caminho diferente. Conhece-o como um adversário, que deve ser combatido, como aquele que anuncia um deus diferente dos mestres de Israel......
Um dia no caminho de Damasco é iluminado por uma luz do alto e compreende que Jesus crucificado é o Messias de Deus. A partir daquele momento torna-se um Discípulo fiel e um ardoroso Missionário que percorre, em quatro ou cinco viagens, o mundo conhecido de então, pregando o Evangelho e fundando novas comunidades cristãs.
O Papa Bento XVI anunciou um ano "jubilar” dedicado ao Apóstolo Paulo, para recordar os 2000 anos do seu nascimento.
O Ano Paulino irá prolongar-se de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009.


Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar

Qual o valor?
Um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota
De 20 Euros na mão.
Numa sala com 200 pessoas, ele perguntou: "quem quer essa nota de
20 Euros?
Muitas mãos começaram a levantar-se.
Então ele disse "Eu darei esta nota a um de vocês,
mas primeiro deixai-me fazer isto!"
Ele continuou e amarrotou a nota toda.
Então perguntou "Quem ainda quer esta nota?"
As mãos continuaram levantadas.
"Bom," disse ele "e se eu fizer isto?"
Ele deixou cair a nota no chão e começou a pisa-la com o sapato, e
a esfregá-la no chão.
Ele voltou a pegar a nota, agora imunda e amassada e perguntou.
"E agora? Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram levantadas.
"Meus amigos, vamos tentar aprender uma valiosa lição.
Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuarão a
querer a nota,
porque ela não perde o valor, ela continuará a valer 20 Euros.
Muitas vezes nas nossas vidas, somos amassados, pisados, e
ficamos imundos, por decisões que tomamos, por comportamentos
menos dignos, por atitudes que não deveria-mos ter tido etc.etc.
Então sentimo-nos sem valor, sem importância, inúteis.
Mas não importa o que aconteceu ou o que acontecerá,
nunca perderás o valor para os olhos de Deus.
Para Ele.
Sujo ou limpo, amassado ou finamente ajeitado, Serás sempre muito
valioso para Ele.
O preço de nossas vidas não é pelo que nós fazemos ou sabemos.

Mas pelo que SOMOS!

Com Interesse para a Comunidade

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

Na terceira aparição, em Fátima, a 13/7/1917, a SSma. Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa
Olha, minha filha – disse-lhe a Virgem Maria – o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado,
se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar
Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas

A Confissão
No dia 15 de fevereiro de 1926, apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado a devoção à sua Santíssima Mãe. A Irmã Lúcia apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessar ao sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias
Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça, e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria
Por que cinco sábados
Esta pergunta, levantada por muitos, também a fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu:
Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.

1ª. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2ª. Contra a sua virgindade;
3ª. Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;

4ª. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5ª. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens”.
(Cfr. Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973).