19 abril, 2008

A Mensagem nº 22 de 20-04-2008


Evangelho ( João 14,1-12 )


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1"Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho".5Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" 6Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".8Disse Felipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" 9Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai?' 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai".

A Palavra

A 1ª Leitura mostra o 1º Conflito na Comunidade de Jerusalém e como resolveram o problema:
- Os cristãos de origem grega queixam-se que as suas viúvas não estão a receber a mesma atenção do que as viúvas judaicas...
- Os Apóstolos propõem a escolha de sete homens honrados, ficando eles mais livres para a Oração e para o serviço da Palavra.
Nascia assim o 1º Ministério na Igreja: o Diaconado.
* O episódio mostra-nos que a IGREJA é:

- Uma Comunidade que sempre teve, tem e terá conflitos... mas deve enfrentar as situações novas e difíceis procurando sempre a unidade na pluralidade.

- Uma Comunidade organizada: Ela recorre aos apóstolos, reza invocando o Espírito Santo e busca uma solução para o problema. Partilham as responsabilidades... A Comunidade escolhe... Os Apóstolos confirmam impondo as mãos...

- Uma Comunidade de Servidores. Escolhe sete homens "cheios do Espírito Santo", para o serviço das mesas. Assim a Igreja Apostólica, guiada pelo Espírito de Cristo Ressuscitado, vai desenvolvendo os ministérios para realizar a sua tríplice missão: o Serviço da Palavra, do Culto e da Caridade.

No Evangelho, a Igreja aparece como um Povo Peregrino que caminha para Deus, guiado por Cristo, que é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.

- Aos Apóstolos, perplexos pelo anúncio da volta de Jesus ao Pai, Jesus afirma:
"Não vos preocupeis... vou preparar um lugar para vós... depois voltarei e vos levarei comigo."
- A Tomé, confuso, declara: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..."
Por isso: "Ninguém pode chegar ao Pai senão por mim".

* Resumindo, a Igreja é:

- É um POVO ORGANIZADO, em que os membros têm diferentes tarefas, tais como o serviço da Caridade, da Palavra e do Culto.
- É um EDIFÍCIO ESPIRITUAL, em que Cristo é a Pedra fundamental e nós Pedras vivas...
- É um POVO PEREGRINO que caminha para Deus, sob a guia de Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

+ Que casa é esta, onde Jesus preparou muitas moradas?

- O Paraíso, onde teremos antecipadamente uma cadeira numerada?
- Não, a Casa do Pai é a Comunidade dos seguidores de Jesus (Igreja), onde Cristo é a "Pedra angular" e nós devemos ser "Pedras Vivas".
É a Comunidade cristã, onde há "muitos lugares", muitos serviços, muitas funções a serem desempenhadas... - Ainda Hoje há muitas moradas nessa casa do Pai... E nos lugares de trabalho preparados por Jesus, muitos continuam desocupados... E há "desempregados nessa casa..."
Por que será? Desinteresse? Falta de oportunidade?


Cristo garante: "Estou convosco... Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..."
Caminho que devemos percorrer com os irmãos;
Verdade que devemos proclamar ao mundo carente da Luz divina;
Vida que devemos defender e cuidar...

- Que tipo de Igreja estou a ajudar a construir na minha Comunidade?
- Ou fico apenas olhando de longe, criticando... e não assumindo o meu lugar?


Padre Amaro Jorge scj

Histórias para Meditar

Sinais dos Tempos
( Experiência de uma Professora )


Há uns anitos atrás, talvez uns 20 ou 30 anos (pelo menos), o que era mais normal era ser católico, acreditar em Deus e seguir todos os preceitos da Igreja Católica. Quem fugisse deste cenário era, normalmente, apelidado, na melhor das hipóteses de "diferente" e na pior das hipóteses de "comunista", ou herege. E afirmo isto com conhecimento de causa própria, não porque alguém me contou. Hoje parece que é exactamente o contrário.
Esta semana havia uma tarefa importante para os alunos, cada um teria de enfrentar um auditório e fazer uma apresentação do seu trabalho. Coisa assustadora... "Oh professora, tem mesmo de ser?, "Eu vou morrer de vergonha!", "Eu vou engasgar-me!", "Que vergonha, oh professora!",... Enfim, todos se queixavam. Chegou a vez dele, um dos alunos mais "despassarados", mas sempre acreditei que fosse um bom rapaz, apesar dos desvarios próprios da idade.
Quando subiu o estrado benzeu-se, e ao tirar a mão do bolso deixou mostrar um terço que trazia escondido e que não largou durante a apresentação.
Risota geral na plateia, onde estavam os colegas... Alguns comentários menos agradáveis à sua fé e pouco compreensíveis vindo de jovens já perto dos vinte anos.
Ele não ligou. Continuou com a mão no bolso onde tinha o terço.
No fim, depois das palmas dos colegas que há pouco se tinham rido dele, veio ter comigo aflito: "Correu bem, professora?!", respondi-lhe que sim, que realmente se tinha portado bem. "Graças a Deus!", respondeu e olhou para cima, como que a agradecer.
Foi das melhores apresentações da turma. Teve ajuda divina? Não sei, mas de certeza que ao sentir a presença de Deus com ele, ajudou-o a pôr de lado os medos e os receios que os colegas tiveram e que foram notórios ao longo de todas as outras apresentações.Talvez seja próprio da idade, se calhar estes jovens ainda não tiveram a oportunidade de encontrar Deus, ou se calhar não O querem encontrar. Mas muitos deles já levam 8 anos de aulas de Religião e Moral, de catequese e até já foram crismados, por isso fiquei triste por estarem a gozar com um colega que trouxe um terço para o ajudar. Felizmente o meu aluno não se deixou intimidar. Fiquei muito contente com ele. Afinal, nos dias que correm, é mais problemático um jovem de 17 anos trazer um terço no bolso do que um cigarro na boca ou apanhar uma valente bebedeira...
Sinais dos tempos

Notícias da Comunidade

- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008: «A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
5º DOMINGO DE PÁSCOA: propósito = CONHECER
(COR: ROSA CLARO)
O pedaço de evangelho que escutamos este Domingo pertence ao que se chama o “discurso da despedida” de Jesus no evangelho de João, uma espécie de “testamento espiritual” que Jesus deixa aos discípulos.
Por causa de Jesus, o Amor de Deus não pode mais ser entendido como uma coisa abstracta! “Quem me vê, vê o Pai!” Não podemos inventar… Porque nele se revela inteiramente “o jeito” de Deus, nas suas preferências, naqueles com quem se dava, nas parábolas que contava, nas regras que quebrava e nas palavras que anunciava, no modo como tocava as pessoas, na maneira como entendia o poder, a liberdade, a verdade e a fé… Não podemos falar de um Deus em nome de Jesus que esteja distante desta sua maneira concreta de viver e actuar, porque é aí que Ele se revela e se propõe a todos, não como uma divindade se propõe a uma parcela humana, mas como um Pai se dá a uma multidão de filhos a quem se propõe sentar à Mesa “lá de Casa”…
- Actividades (desafio em família):
● Procurar, em família, saber mais sobre a Pessoa de Cristo – verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
● Assumir compromisso (PPPA*) concreto para melhor conhecer Jesus Cristo.
*Pouco, Pequeno, Possível e Avaliável
- RETIRO DE CATEQUISTAS DA PARÓQUIA DE RIO TINTO
. Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Abril irá realizar-se um retiro (organizado pelo Secretariado Diocesano de Educação Cristã do Porto), para os catequistas da Diocese do Porto, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde. Um grupo de cerca de 15 catequistas da Paróquia de Rio Tinto irá estar presente neste retiro.
Que o Espírito Santo os guie e ilumine nesta caminhada de Fé, para que os frutos desse retiro espiritual floresçam depois nas comunidades catequéticas.
- NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA (DIAS 26 E 27 DE ABRIL) NÃO HAVERÁ CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA NA CAPELA DA LAPA NEM NA CAPELA DA OBRA ABC (nem a de sábado às 20,30h na Lapa, nem no domingo a das 9,00h nem a das 10,30h)
Para que nenhum cristão da nossa comunidade fique sem participar na Eucaristia, recorda-se os horários das Eucaristias dominicais na Paróquia de Rio Tinto: ao sábado às 17h (eucaristia com crianças) e às 19h; ao domingo às 9h, às 11h e às 19h.
- ESTANDARTE A NOSSA SENHORA
. Neste momento, já temos o valor necessário para a compra do Estandarte que utilizaremos nas procissões a Nossa Senhora na nossa comunidade, e para o qual todos nós contribuímos. Falta-nos somente o valor para a compra dos respectivos candeeiros.
- Procissão de S. Bento - dia 03 de Julho de 2008
. Os pais que pretendam que os filhos participem nesta procissão, devem pedir junto dos catequistas dos seus filhos a respectiva ficha de inscrição, e preenchê-la de forma a indicar os seus dados de contacto para a comissão de Festas poder organizar atempada e devidamente este evento.
Colaboração de Paula Rocha (Centro de Catequese )