23 novembro, 2008

A Mensagem nº 50 de 23-11-2008


Evangelho ( 25, 31-46 )
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 41Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demónio e aos seus anjos. 42Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. 44Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos? 45E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.

A Palavra
Cristo Rei
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo, encerramos mais um Ano Litúrgico, no qual celebramos os principais mistérios de nossa fé.
As LEITURAS falam-nos desse REI e do seu Reino. O Reino de Deus é uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a testemunhar na história e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há de vir.
Apresentam TRÊS ASPECTOS da Realeza de Cristo:

A 1ª Leitura mostra um Rei PASTOR,totalmente dedicado ao bem de suas ovelhas. O profeta Ezequiel, depois de denunciar os "maus pastores" que exploraram e abusaram do Povo e o conduziram por caminhos de morte e de desgraça, até à catástrofe final de Jerusalém e ao Exílio,
consola o povo com uma mensagem de esperança: Deus será o Bom Pastor, que libertará e reconduzirá as ovelhas dispersas para a terra prometida.

A 2ª Leitura apresenta um Rei, SOBERANO sobre o pecado e a morte. O final da nossa caminhada é a participação nesse "Reino de Deus", para o qual Cristo nos conduz.O Evangelho mostra um Rei JUIZ.

A Parábola do Juízo Final apresenta o "Filho do Homem" sentado no seu trono, separando as pessoas, como o Pastor separa as ovelhas dos cabritos.
O seu juízo levará em conta as Obras de Misericórdia...
Essa cena não é uma descrição fotográfica do juízo final. É uma Catequese que nos revela que o amor aos irmãos é uma condição essencial para fazer parte do Reino.O egoísmo e a indiferença para com o irmão não tem lugar no Reino de Deus.
Jesus aceitou o título de Rei:

Diante de Pilatos: "Sim sou REI… e para isso vim ao mundo,mas o meu Reino não é daqui".
Na Cruz: num trono bem diferente… diante de um povo hostil que o desafia:
"Se és Rei, salva-te a ti mesmo… e desce da cruz…". Ao Bom Ladrão, que reconhece a sua realeza e suplica pela salvação: "Lembra-te de mim quando estiveres no teu REINO", Jesus garante: "Ainda hoje estarás comigo…"
Resumindo:

O Reino de Deus é uma semente que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história através do amor e que terá o seu tempo definitivo, no mundo que há de vir.
No entanto, esse Reino já está no meio de nós.
E Jesus convida-nos a fazer parte dele e a trabalhar para que esse Reino chegue ao coração de todos os homens…

É o que nos convida a rezar, no Pai Nosso: "Venha a nós o vosso Reino."

Padre Amaro Jorge scj
Para Meditar
O jovem monge

Um monge voltou ao convento depois de anos de peregrinação. Assim que atravessou os portões, percebeu que os bárbaros haviam ateado fogo ao templo e destruindo os jardins.
Em desespero, o pobre homem atirou-se ao chão rasgando as vestes e bradando aos céus:-"Parto em busca de sabedoria e resignação e quando volto, é isto que encontro. Qual o sentido desta provação?"Neste momento um outro monge, velho e cego, chegou-se a ele e disse:-"Então de nada serviu tua jornada?
Não aprendeste que por mais terrível que seja o infortúnio algo pior sempre poderia ter acontecido?"O jovem monge retrucou com impaciência:-"Não sejas estúpidos velho cego. Que haveria de entristecer-me mais que isto?"E o velho respondeu:-"Tu é que és estúpido.
Pois estás aí a chorar pelas plantas do jardim e pelas pedras do templo sem saber que teu pai e tua mãe morreram de tifo..."

Notícias da Comunidade
O QUE SE FEZ…
- MAGUSTO ABC & COMUNIDADE

No passado domingo, vivemos uma tarde diferente, uma tarde em que se “fez comunidade”. Quem resolveu aceitar o “desafio” de participar no Magusto, teve o enorme prazer de se ver envolvido num convívio enriquecedor, com crianças, jovens e adultos. Mais do que “comer castanhas”, todos nos sentimos acolhidos num ambiente de alegria, companheirismo, partilha e festa.

- DIA VICARIAL DO CATEQUISTA
No passado sábado, cerca de 180 catequistas da vigararia de Gondomar (entre os quais 26 da nossa paróquia de Rio Tinto), reuniram-se em Jovim, para um dia de formação, subordinado ao tema: “S. Paulo – modelo dos catequistas”.

O QUE SE VAI FAZER POR CÁ

- NOVENA À IMACULADA CONCEIÇÃO
Vamos rezar uma novena à Imaculada Conceição, de 29 de Novembro a 07 de Dezembro, com início às 21horas na capela do ABC, com excepção dos sábados (dia 29 nov e dia 6 dez) que será na Capela da Lapa logo a seguir ao final da Eucaristia das 20,30h.
A responsabilidade de preparação /animação da novena está assim distribuída:
- dias 29 (sáb) e 30 (dom) de Novembro: Grupo Catequese; dias 01 (2ª) e 02 (3ª) de Dezembro: Grupo Coral; dias 03 (4ª) e 04 (5ª) de Dezembro: Grupo Luzeiros; dias 05 (6ª) e 06 (sáb) de Dezembro: Grupo Leitores; no dia 07 de Dezembro faremos uma Vigília, das 21h às 24h.

- CAMINHADA DE ADVENTO 2008:
No próximo domingo, 30 de Novembro, damos início ao tempo do Advento (preparação da vinda de Jesus). A nossa renúncia / partilha de Advento reverterá a favor das missões em Angola, para a construção de uma capela.
Estando a viver o ANO PAULINO (de Junho de 2008 até Junho de 2009), vamos tentar neste tempo litúrgico “Reconhecer / Receber e Ser LUZ como S. Paulo”.
Evangelho ( 25, 31-46 )
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 41Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demónio e aos seus anjos. 42Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. 44Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos? 45E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna. A luz é um dos grandes símbolos natalícios. “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. A luz indica o caminho na noite, a luz revela o desconhecido, a luz é o sinal da presença sábia e actuante de Deus, a luz é a sabedoria de quem vê a vida com olhos profundos e sensatos, a luz aquece o gelo interior, a luz reúne a família /comunidade, a luz dá a capacidade para escolher entre o bem e o mal, a luz dá segurança, indica a esperança, a luz do olhar indica a sintonia e opção pelo bem…
Os objectivos da nossa caminhada de Advento são:
§ Tomar consciência da importância de acolher Jesus como Luz;
§ Acompanhar a vida de Paulo a partir das viagens como aprendizagem junto dum grande evangelizador.
§ Contemplar a conversão de São Paulo para, a partir dela, descobrir a necessidade de se encontrar com Jesus e de se converter;
Somos convidados, em cada domingo, a “viajar” com S. Paulo, acompanhando o mapa das suas viagens, e lembrando alguns dos seus dados biográficos.
Vamos também ser desafiados a meditar em cada semana numa frase de S. Paulo retirada do evangelho desse domingo, e a partilhar as nossas reflexões.
30 de Novembro – I DOMINGO DO ADVENTO (ano B) - 1 Cor 1, 3-9
Dados biográficos de S. Paulo: Os pais de Paulo são originários da Giscala – Galileia (hoje Jish). Quando morreu o rei Herodes, o Grande, o povo revoltou-se contra os filhos que lhe sucederam. Terminadas as lutas, Roma fez prisioneiros entre o povo e levou-os para serem vendidos como escravos. Segundo algumas fontes, é possível que a família de Paulo tenha feito parte deste grupo. Assim, Paulo nasce em Tarço e não em Israel.
Frase para meditar: “Já não vos falta qualquer dom de graça, a vós, que guardais a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Por impossibilidade do Sr. Padre Amaro Jorge durante a próxima semana não haverá a missa diária no ABC e não haverá no sábado na Lapa.

(Colaboração de Paula Rocha )