29 março, 2008

A Mensagem nº 19 de 30-03-2008


Evangelho (João 20,19-31)
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco". 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos". 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei". 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

A Palavra

Na primeira leitura temos, na “fotografia” da comunidade cristã de Jerusalém, os traços da comunidade ideal: é uma comunidade fraterna, preocupada em conhecer Jesus e a sua proposta de salvação, que se reúne para louvar o seu Senhor na oração e na Eucaristia, que vive na partilha, na doação e no serviço e que testemunha – com gestos concretos – a salvação que Jesus veio propor aos homens e ao mundo.

A comunidade cristã é uma comunidade de partilha. No centro dessa comunidade está o Cristo do amor, do serviço, do dom da vida… O cristão não pode, portanto, viver fechado no seu egoísmo, indiferente à sorte dos outros irmãos. Em concreto, o nosso texto fala na partilha dos bens… Uma comunidade onde alguns esbanjam os bens e onde outros não têm o suficiente para viver dignamente será uma comunidade que testemunha, diante dos homens, esse mundo novo de amor que Jesus veio propor?

A segunda leitura recorda aos membros da comunidade cristã que a identificação de cada crente com Cristo – nomeadamente com a sua entrega por amor ao Pai e aos homens – conduzirá à ressurreição. Por isso, os crentes são convidados a percorrer a vida com esperança (apesar das dificuldades, dos sofrimentos e da hostilidade do “mundo”), de olhos postos nesse horizonte onde se desenha a salvação definitiva.

A questão do sentido do sofrimento (sobretudo do sofrimento que atinge o justo) é tão antiga como o homem; as respostas que o homem foi encontrando para essa questão foram sempre parciais e insatisfatórias… A Palavra de Deus que hoje nos é proposta não esclarece definitivamente a questão, mas acrescenta mais uma achega: o sofrimento ajuda-nos, muitas vezes, a crescer, a amadurecer, a despirmo-nos de orgulhos e auto-suficiências, a confiar mais em Deus… Somos convidados a tomar consciência de que o sofrimento pode ser, também, um caminho para ressuscitarmos como homens novos, para chegarmos à vida plena e definitiva.

No Evangelho sobressai a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da
comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as
perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.

A comunidade tem de ser o lugar onde fazemos verdadeiramente a experiência do encontro com Jesus ressuscitado. É nos gestos de amor, de partilha, de serviço, de encontro, de fraternidade, que encontramos Jesus vivo, a transformar e a renovar o mundo. É isso que a nossa comunidade testemunha? Quem procura Cristo, encontra-O em nós?
Padre Amaro Jorge, scj

Uma cama só para você ?

Quando acordamos pela manhã, levantamo-nos da cama quentinha, fazemos todo aquele ritual higiénico, tomamos um café delicioso, vamos para um trabalho digno, almoçamos e continuamos naquela rotina, nem imaginamos que do outro lado, existem pessoas que fariam de tudo para ter essa rotina, para ganhar um pouco de dignidade e respeito.
Quase ninguém valoriza a vida que tem e que leva até conhecer a outra face desta mesma vida.E como é bom saber que somos privilegiados, que somos seres perfeitos, dotados de uma enorme riqueza que é a da saúde, da boa família, do carinho, do trabalho digno e da auto-estima elevada. Estou escrevendo esta mensagem porque a experiência que tive e estou tendo é tão grande e gratificante que vale a pena contar e dividir.Passei dois anos convivendo com crianças carentes de carinho e de teto que me ensinaram a maior das sabedorias que é transformar o pouco em muito, valorizar tudo o que se tem e amar o próximo sem distinção.
A primeira vez que ouvi frases do tipo:- Tia você tem uma cama só para você?- Porque Deus te deu essa vida boa e eu passo fome e sou espancado?- Sou pobre mas sou feliz, comi sopa ontem à noite... (era água com farinha).
Percebi que as minhas reclamações eram fúteis, sem cabimento. Quem era eu para exigir as melhores calças jeans, diversidade no almoço de todos os dias, viagem longa nas férias?
Meu Deus !!.., pensei, obrigada por eu ter uma cama (alguém já pensou nisso? É tão normal ter uma cama, não é ?).
Que direito eu tinha de falar que a minha vida ia mal em algum aspecto, que bom ter uma rotina, uma mãe para reclamar que a roupa não está arrumada, que todas as manhãs só tem pão com manteiga, doce, café, leite, bolo... Que vergonha..!! Mulheres reclamam por falta da máquina-lava-louça, do microondas último modelo, que a televisão da vizinha é mais moderna, mas esquecem que têm um teto, uma família, carinho e não passam fome nem frio.
Enfim os sentimentos de ganância, ambição, egoísmo, inveja, materialismo, sobrepõem aos de valorização, humildade, fraternidade, honestidade...
Haverá maneira para o mundo melhorar?
Para o país ir para frente?
Na mais recente visita a uma instituição ( Solidariedade), como membro do Projecto Criança, meu desejo foi cair prostrada de joelhos em agradecimento e, a minha vontade, transformar o pouco que eu faço, em muito.
Vi uma criança de cinco anos espancada, em casa, cheia de hematomas pelo corpo, totalmente aterrorizada e frustrada, sem aquele brilho no olhar característico das crianças activas e saudáveis.
Percebi a carência em seus olhos, a vontade de ser amada, de ver um sorriso de obter um "olá". Ela não queria uma casa grande, brinquedos sofisticados, andar no carro do ano e, sim, AMOR, carinho, compreensão, tanta coisa abstracta mas de infinito valor. Ela olhou-me nos olhos estendeu a mão e disse:-
Posso te dar um "abaço" ?-
Você me dá um "bezo" ?
Meu Deus.., pensei, o que eu preciso dar é tão pouco, não me custa nada.
Porque nós não cultivamos, não damos e não dividimos afecto?
Não precisa ter dinheiro para ajudar, nem tempo de sobra...Basta possuir a capacidade de amar sem distinção e exteriorizar isso, nem que seja com um sorriso, um aperto de mão, um muito obrigado.
O tempo todo que esta criança brincou ao meu lado, não demonstrou revolta, rebeldia nem mesmo agressividade, apenas gritava com o coração:
Dá-me uma oportunidade de ser feliz, de provar que sou um ser humano, que eu posso crescer, progredir...
Quando eu estava indo embora (já dentro do carro) em grandes reflexões, vi aquela pequenininha vindo em minha direcção e dizendo :-
Espele, espele,
ó... é pa vochê...!!!

...........................Era uma flor.

Notícias da Comunidade

- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008:
«A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
2º DOMINGO DE PÁSCOA: propósito = ACREDITAR

A dúvida insinua-se no coração do discípulo que também tinha ouvido Jesus e tinha visto os sinais do seu poder divino durante os dias terrenos. Agora, no entanto, o Ressuscitado está ali, diante dos olhos de Tomé, na realidade viva da sua presença. E o discípulo retorna à luz da certeza e pronuncia a sua límpida profissão de fé: «Meu Senhor e meu Deus!». E aqui entramos nós: «felizes os que acreditam sem terem visto». Apoiados no ver dos discípulos acolhemos a mensagem pascal de encontrar o Ressuscitado na fé. Entramos no mistério de amor, porque o Amor não se vê, mas quem ama sempre o Amor, vê-se!
Jesus Cristo mostra-nos, pelo apóstolo Tomé, que a fé é um risco: não se trata de tocar e de ver, mas sim de acolher o anúncio que nos é transmitido, de acreditar e sentir o compromisso que a fé na ressurreição gera nos crentes.
- Actividades (desafio em família):
● Dialogar em família sobre o tema “a fé sem obras é vã”. O que fazemos para pôr em prática, no dia a dia, a nossa Fé em Cristo ressuscitado?.
- FÉRIAS DA CATEQUESE
. Este fim de semana continuam as férias da catequese, e também não será celebrada a Eucaristia Dominical das 10,30h.
- A catequese recomeça no próximo sábado dia 05 de Abril.
- A Eucaristia Dominical das 10,30h voltará a ser celebrada no dia 06 de Abril.
- REUNIÃO DE CATEQUISTAS
. Aproveitando as férias de catequese, irá ser realizada uma REUNIÃO DE CATEQUISTAS do centro de Medancelhe este sábado, dia 29 de Março, com início às 18 horas. Apela-se à participação de todos os catequistas e auxiliares de catequese do Centro de Medancelhe.
- FESTA DA LUZ – 1º ANO DE CATEQUESE
. As crianças que frequentam o 1º ano de catequese celebram este sábado (29.03) a sua FESTA DA LUZ. É a primeira “meta” da sua caminhada de Fé, pelo que todos rezamos por estas crianças, assim como pelos seus pais e catequistas, para que se deixem iluminar pela Luz de Cristo Ressuscitado.
Às catequistas Carla e Catarina, e às auxiliares de catequese Rosa e Marta, os nossos votos de que continuem com ânimo e perseverança a difícil tarefa de “educadoras de fé”, tanto a nível doutrinal como pedagógico.

- REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DOS GRUPOS DA COMUNIDADE
. Neste domingo dia 30.03 irá realizar-se uma REUNIÃO com os representantes dos GRUPOS DA COMUNIDADE DE MEDANCELHE e o Padre Amaro, no final da Eucaristia das 9 horas.
Colaboração de Paula Rocha ( Centro de Catequese )