11 julho, 2009

A Mensagem nº 82 de 12 de Julho de 2009







Evangelho ( SM 6,7-13)






Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demónios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

Reflectindo

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
- Jesus prepara os discípulos para missão
Os evangelistas mencionam, com frequência, o ensino de Jesus. No Evangelho de Marcos, este ensino não é tanto com palavras, mas sim com o próprio testemunho de vida de Jesus. Com seu "ensino", Jesus prepara os discípulos (Mc 6,6). Em seguida, envia-os. Testemunho e envio estão intimamente ligados. E, após o envio, os discípulos "saíram para proclamar". Contudo, a proclamação é acompanhada de gestos concretos de libertação. Marcos destaca o poder sobre os espíritos impuros. É o espírito da sinagoga que dominava um homem, tendo sido este libertado por Jesus (Mc 1,23). Jesus, progressivamente, inclui os discípulos no seu ministério. O despojamento deles não tem o carácter de um ascetismo heróico. Significa o testemunho da confiança na bondade humana. É um ousado testemunho que, certamente, toca os corações. A segurança vem da confiança no amor, e não no poder da riqueza. O testemunho de Jesus não é o de austeridade pela austeridade, mas sim o do desprendimento e da confiança em Deus e no próximo: os discípulos devem se entregar, com confiança, aos cuidados daqueles que encontrarem no caminho. Confiam na acolhida e na capacidade de partilha de cada um. Este ato de entrega e confiança liberta nas pessoas seu potencial de acolhida, solidariedade e amor. O missionário, de maneira profética, denuncia a opressão e a violência dos poderosos, como o profeta Amós (primeira leitura), e anuncia a projecto de Deus de nos adoptar como filhos, nos comunicando sua vida através da encarnação de seu Filho, Jesus (segunda leitura). A ação missionária, restaurando nas pessoas sua dignidade e capacidade de amar, as liberta da opressão, dando-lhes sentido à vida.

Oração
Pai, coloca-me no caminho da verdadeira piedade, a qual me leve a estar em perfeita sintonia contigo, realizando aquilo que, de fato, é do teu agrado.

Laços de Comunidade

A Nossa Comunidade em Festa

Confesso que fui tentado a colocar como título deste artigo (Comunidade Orgulhosa), mas lembrando de palavras ditas pela Angelita (O Orgulho é dos maiores pecados), optei por não o fazer.
Mas a verdade é que nossa comunidade deve estar agradecida a Deus e sua Mãe Maria Santíssima, por ter tido o privilégio de contar durante muito tempo com a presença da Angelita, onde deixou algumas de suas raízes, (Mãe, Irmãos e Tia), quem não se lembra dela ainda estudante durante a semana correr manhã cedo para a capela do ABC assistir á eucaristia celebrada pelo saudoso Padre Luís Sabini, acabada esta ir a correr para a faculdade, Angelita sempre com um sorriso e uma palavra amiga para todos.
A Angelita não tem parado, através da Aliança de Santa Maria por todo o País e outras partes do Mundo, anunciando a Mensagem de Fátima, Agora distinguida com a honra de vice postulante para a canonização dos pastorinhos, que ela tanto ama, partilhamos com ela esta alegria e de certeza que a iremos acompanhar com nossas orações.
(Existe na nossa comunidade um grupo de oração ligado á Aliança de Santa Maria (Luzeiro de Santa Maria)
Angelita, obrigado pelo que é e pelo que faz.

(A Redacção de A Mensagem)



Nova responsável pela canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto
A religiosa Ângela de Fátima Coelho, da congregação Aliança de Santa Maria, foi nomeada adjunta, com direito a sucessão, do vice-postulador da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, anunciou hoje a Diocese de Leiria-Fátima.
Segundo o decreto de nomeação, a responsável vai partilhar estas funções com o padre Luís Kondor, de 81 anos, que desde 1960 é responsável por este trabalho e se encontra doente há vários meses.
À Agência Lusa, a religiosa, de 38 anos, disse que “a primeira meta” do seu trabalho é a canonização dos videntes de Fátima.
“A prioridade é chegar à canonização de Francisco e Jacinta Marto”, sublinhou Ângela de Fátima Coelho, acrescentando que, para tal, “é necessário promover, cada vez mais, o culto da vida e da piedade cristã dos pastorinhos”.
Afirmando-se “surpresa” pelo convite endereçado pelo postulador da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta Marto, padre Paolo Molinari, e pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a religiosa adiantou que vai continuar o trabalho de “divulgação” da vida dos videntes e de “dinamização” da causa.
A freira, superiora da comunidade de Fátima da Aliança de Santa Maria, congregação que tem como “carisma evangelizar através do Imaculado Coração de Maria, difundindo a mensagem de Fátima”, considerou a este propósito que a nomeação “é a cereja em cima do bolo”.
A responsável explicou que já “colaborava pontualmente” com o sacerdote Luís Kondor, sobretudo na “orientação de graças” que chegavam à Vice-postulação, sediada em Fátima.
As novas funções da religiosa incluem também a responsabilidade directa pelo “Secretariado dos Pastorinhos”, no qual passa por orientar uma equipa de colaboradores cuja missão é promover no mundo o conhecimento e a devoção aos videntes de Fátima, informou ainda a Diocese de Leiria-Fátima.
De acordo com a diocese, a Vice-Postulação tem como missão promover o processo de canonização, recolhendo testemunhos e divulgando a devoção aos beatos.
Já o trabalho do vice-postulador passa por estudar a vida dos candidatos à canonização, a sua fama de santidade e a sua intercessão por meio das graças alcançadas, sendo nas causas de canonização ou beatificação, o mais importante colaborador do bispo e do Vaticano.
Natural de Baião, Ângela de Fátima Coelho licenciou-se em Medicina, no Porto, e depois tirou o curso de Ciências Religiosas em Madrid, tendo entrado para a congregação da Aliança de Santa Maria em 1995.
A religiosa é médica no Hospital de Santo André, em Leiria, e professora na diocese e em Aveiro.
Os videntes Francisco e Jacinta Marto foram beatificados em Maio do ano 2000, em Fátima, pelo Papa João Paulo II.
Esta cerimónia acabou por desencadear o processo de canonização, na sequência da suposta cura milagrosa de uma criança que padecia de diabetes.
Na ocasião, a mãe, emigrante portuguesa na Suíça, segurou o filho enquanto assistia, pela televisão, às cerimónias de beatificação.
Contudo, com base no “parecer dos médicos da Congregação para a Causa dos Santos, [a cura] não pode ser considerada um milagre”, declarou, em Maio do ano passado o responsável da congregação, D. José Saraiva Martins, em Fátima.

Breve entrevista à Irmã Ãngela"

É uma alegria poder trabalhar naquilo que é o coração do carisma da minha congregação
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, a Irmã Ângela Coelho fala sobre as novas responsabilidades que esta nomeação lhe trará. Sobre Francisco e Jacinta Marto, sublinha ser fundamental continuar-se a recolha de testemunhos e a promoção da devoção aos Beatos de Fátima, salientando a sua importância para a piedade dos cristãos
1. Como acolheu esta nomeação?
Acolhi com surpresa, com alegria e com sentido de responsabilidade.
Com surpresa porque, na verdade, não estava absolutamente à espera desta nomeação.
Com alegria porque amo os Bem-aventurados Francisco e a Jacinta, uma vez que o carisma da minha congregação, Aliança de Santa Maria, é cooperar na nova evangelização através do Coração Imaculado de Maria, difundindo a Mensagem de Fátima. E os Pastorinhos são parte integrante da Mensagem de Fátima. Logo, é uma alegria poder trabalhar naquilo que é o coração do carisma da minha congregação.
Com sentido de responsabilidade porque sei que muito me é confiado, quer por parte do Sr. Bispo D. António Marto, quer pelo Postulador em Roma.
2. Já colaborava no Secretariado dos Pastorinhos. Como é trabalhar com o Sr. P. Kondor?
De facto, colaboro com o Sr. P. Kondor desde há 9 anos. Ao longo deste tempo pude testemunhar a sua entrega incansável à Causa do Francisco e da Jacinta e pude aprender da sua muita experiência acumulada ao longo de mais de 40 anos. Talvez a nomeação seja fruto desta colaboração, onde tomei conhecimento dos processos e da forma de se trabalhar numa causa de canonização.
3. Em que fase está o processo? Quais os próximos passos?
Após a beatificação, que, como sabemos, ocorreu em 2000, o objectivo seguinte é a canonização. Para isso, é necessário um milagre. Este é o passo mais concreto a dar. Contudo, paralelamente, e para alcançar essa finalidade, é necessário dinamizar a divulgação da vida dos Pastorinhos, das suas virtudes, daquilo que foram e que os torna modelos de vida cristã, para os adultos e para as crianças. É fundamental recolher testemunhos e promover a devoção aos Beatos Francisco e Jacinta Marto, salientando a sua importância para a piedade dos cristãos.
4. O secretariado pretende dar continuação ao trabalho da divulgação da Mensagem de Fátima?
Claro que sim. A vida da Francisco e da Jacinta e a Mensagem de Fátima são como que duas faces de uma só moeda. Uma não se entende sem a outra!
Divulgar a Mensagem de Fátima é a melhor forma de dar a conhecer a vida do Francisco e da Jacinta. É, pois, de todo o interesse, a difusão das Memórias da Ir. Lúcia, do Boletim dos Pastorinhos e de todas as publicações que formos considerando importantes neste âmbito.
5. Como encara esta novidade na sua vida religiosa, médica, conferencista, formadora e agora vice-postuladora?Bem, o facto de ser religiosa de uma congregação cujo carisma é precisamente a Mensagem de Fátima é providencial. Por outro lado, as conferências que tenho feito ao longo dos anos, na sua maioria são acerca da Mensagem de Fátima e dos Videntes, o que me permite já ter algum conhecimento e experiência, que serão importantes para o trabalho nesta Causa. Por outro lado, a medicina é sempre uma mais valia num trabalho deste género. Enfim, o saber que fui acumulando ao longo dos 10 anos de formadora também me ajudou a ser um pouco do que sou como religiosa. E confio à intercessão do Francisco e da Jacinta todo o trabalho na Causa… penso que eles ainda estão mais interessados do que eu no seu bom andamento!

(Página Oficial do Santuário )

06 julho, 2009

A Mensagem nº 81 de 05 de Julho de 2009







EVANGELHO Mc 6, 1-6



Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acom¬panharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.

Reflectindo

O texto do Evangelho repete uma ideia que aparece também nas outras duas
leituras deste domingo: Deus manifesta-Se aos homens na fraqueza e na
fragilidade. Normalmente, Ele não se manifesta na força, no poder, nas qualidades
que o mundo acha brilhantes e que os homens admiram e endeusam; mas, muitas
vezes, Ele vem ao nosso encontro na fraqueza, na simplicidade, na debilidade, na
pobreza, nas situações mais simples e banais, nas pessoas mais humildes e
despretensiosas… É preciso que interiorizemos a lógica de Deus, para que não
percamos a oportunidade de O encontrar, de perceber os seus desafios, de
acolher a proposta de vida que Ele nos faz…
¨ Um dos elementos questionantes no episódio que o Evangelho deste domingo nos
propõe é a atitude de fechamento a Deus e aos seus desafios, assumida pelos
habitantes de Nazaré. Comodamente instalados nas suas certezas e preconceitos,
eles decidiram que sabiam tudo sobre Deus e que Deus não podia estar no
humilde carpinteiro que eles conheciam bem… Esperavam um Deus forte e
majestoso, que se havia de impor de forma estrondosa, e assombrar os inimigos
com a sua força; e Jesus não se encaixava nesse perfil. Preferiram renunciar a
Deus, do que à imagem que d’Ele tinham construído. Há aqui um convite a não
nos fecharmos nos nossos preconceitos e esquemas mentais bem definidos e
arrumados, e a purificarmos continuamente, em diálogo com os irmãos que
partilham a mesma fé, na escuta da Palavra revelada e na oração, a nossa
perspectiva acerca de Deus.
¨ Para os habitantes de Nazaré Jesus era apenas “o carpinteiro” da terra, que nunca
tinha estudado com grandes mestres e que tinha uma família conhecida de todos,
que não se distinguia em nada das outras famílias que habitavam na vila; por isso,
não estavam dispostos a conceder que esse Jesus – perfeitamente conhecido,
julgado e catalogado – lhes trouxesse qualquer coisa de novo e de diferente… Isto
deve fazer-nos pensar nos preconceitos com que, por vezes, abordamos os
nossos irmãos, os julgamos, os catalogamos e etiquetamos… Seremos sempre
justos na forma como julgamos os outros? Por vezes, os nossos preconceitos não
nos impedirão de acolher o irmão e a riqueza que Ele nos traz?
¨ Jesus assume-Se como um profeta, isto é, alguém a quem Deus confiou uma
missão e que testemunha no meio dos seus irmãos as propostas de Deus. A
nossa identificação com Jesus faz de nós continuadores da missão que o Pai Lhe
confiou. Sentimo-nos, como Jesus, profetas a quem Deus chamou e a quem
enviou ao mundo para testemunharem a proposta libertadora que Deus quer
oferecer a todos os homens? Nas nossas palavras e gestos ecoa, em cada
momento, a proposta de salvação que Deus quer fazer a todos os homens?
¨ Apesar da incompreensão dos seus concidadãos, Jesus continuou, em absoluta
fidelidade aos planos do Pai, a dar testemunho no meio dos homens do Reino de
Deus. Rejeitado em Nazaré, Ele foi, como diz o nosso texto, percorrer as aldeias
dos arredores, ensinando a dinâmica do Reino. O testemunho que Deus nos
chama a dar cumpre-se, muitas vezes, no meio das incompreensões e
oposições… Frequentemente, os discípulos de Jesus sentem-se desanimados e
frustrados porque o seu testemunho não é entendido nem acolhido (nunca
aconteceu pensarmos, depois de um trabalho esgotante e exigente, que estivemos
a perder tempo?)… A atitude de Jesus convida-nos a nunca desanimar nem
desistir: Deus tem os seus projectos e sabe como transformar um fracasso num
êxito.
( In Pagina dos Dehonianos)

Para Meditar


A caixinha dourada
(Autor: desconhecido)


Há algum tempo atrás, um homem castigou a sua filha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de presente dourado. O dinheiro era pouco naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina a embrulhar uma caixinha com aquele papel dourado e a colocá-la debaixo da árvore de Natal. Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menina levou o presente ao seu pai e disse: "Isto é para ti, Papá!"
Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reacção, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia.
Gritou e disse: "Tu não sabes que quando se dá um presente a alguém, coloca-se alguma coisa dentro da caixa?"
A menina olhou para cima, com lágrimas nos olhos, e disse: "Oh Papá, não está vazia. Eu soprei beijinhos para dentro da caixa. Todos para ti, Papá".
O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou-lhe que lhe perdoasse.
Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado da sua cama por anos e, sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, pegava na caixa e tirava um beijo imaginário, recordando o amor que a sua filha ali tinha colocado.
De uma forma simples, mas sensível, cada um de nós tem recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos dos nossos pais, filhos, irmãos e amigos...
Ninguém tem uma propriedade ou posse mais bonita que esta.

Com Interesse

AS CORES DOS PARAMENTOS LITÚRGICOS E SEU SIGNIFICADO

A liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva, através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição.
BRANCA - Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.
VERDE - Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento.
VERMELHA - Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio (lembrando o sangue dos Márties). É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires, bem como no Domigo da Paixão e Sexta-Feira Santa. (Antigamente, na Sexta-Feira Santa usava-se o preto, que hoje está em desuso
ROXA - Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Trinta e oito Legionários de Cristo ordenados diáconos em Roma,
Provenientes de 9 países
na Capela do Centro de Estudos Superiores de Roma, realizou-se a celebração para a ordenação diaconal de 38 Legionários de Cristo. O rito foi presidido por Dom Mauro Piacenza, Secretário da Congregação para o Clero. Como concelebrantes, entre outros, o Padre Álvaro Corcuera, L.C., Diretor Geral dos Legionários de Cristo e do movimento Regnum Christi, e o seu Vigário Geral Padre Luis Garza, L.C.Os novos diáconos são provenientes de 9 Países: Brasil (2), Canadá (2), República Tcheca (1), Espanha (6), Itália (1), México (19), Estados Unidos (5), Venezuela (1) e Vietnã (1). Entre eles há dois médicos, três engenheiros, um jornalista, um doutor em Bioética e um especialista nas obras de Tolkien. Jiři Brabec será o primeiro diácono da Congregação dos Legionários de Cristo originário da República Tcheca. Outros Legionários de Cristo foram ordenados diáconos nas últimas semanas em várias cidades do México, dos Estados Unidos, da Espanha e da Alemanha. Em breve haverá outras ordenações diaconais também na França e na América do Sul. Atualmente, a Congregação dos Legionários di Cristo è presente in 22 Países, com 800 sacerdotes e 2600 seminaristas. Conta com 127 casas religiosas e dirige mais de 240 centros educativos. (S.L.) (Agência Fides 30/6/2009)

MAIS UM PASSO RUMO À BEATIFICAÇÃO DE JPII
Cidade do Vaticano, 03 jul (RV) - Uma comissão de teólogos aprovou na última terça-feira, a chamada ‘Positio super virtutibus' (posição sobre as virtudes do fiel) do Papa João Paulo II, o que representa mais um passo no processo de beatificação de Karol Wojtyla.

OBAMA: PAPA É MUITO MAIS QUE UM CHEFE DE ESTADO
Washington, 03 jul (RV) - "Bento XVI é muito mais que um chefe de Estado." Palavras do presidente norte-americano, Barak Obama, em entrevista concedida na Casa Branca a um restrito grupo de jornalistas, entre os quais uma correspondente da Rádio Vaticano.