02 fevereiro, 2008

A MENSAGEM DE 03 DE FEVEREIRO DE 2008

BOAS VINDAS

A Partir de hoje contamos com a colaboração de , Paula Rocha, do Centro de Catequese de Medancelhe como colaboradora de ( A Mensagem) terá sob sua responsabilidade a página das Notícias.
Conhecendo a Paula e conhecendo toda a sua Dinâmica, achamos que foi uma boa aquisição .Obrigado por ter aceite o desafio, e temos a certeza de será uma mais valia para a nossa folhinha.

Redação de A Mensagem

EVANGELHO DO DIA


Evangelho segundo S. Mateus 5,1-12.
Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

A PALAVRA

As leituras deste domingo propõem-nos uma reflexão sobre o “Reino” e a sua lógica. Mostram que o projecto de Deus – o projecto do “Reino” – roda em sentido contrário à lógica do mundo… Nos esquemas de Deus – ao contrário dos esquemas do mundo – são os pobres, os humildes, os que aceitaram despir-se do egoísmo, do orgulho, dos próprios interesses que são verdadeiramente felizes. O “Reino” é para eles.
Na primeira leitura, o profeta Sofonias denuncia o orgulho e a auto-suficiência dos ricos e dos poderosos e convida o Povo de Deus a converter-se à pobreza. Os “pobres” são aqueles que se entregam nas mãos de Deus com humildade e confiança, que acolhem com amor as suas propostas e que são justos e solidários com os irmãos.
Na segunda leitura, Paulo denuncia a atitude daqueles que colocam a sua esperança e a sua segurança em pessoas ou em esquemas humanos e que assumem atitudes de orgulho e de auto-suficiência; e convida os crentes a encontrar em Cristo crucificado a verdadeira sabedoria que conduz à salvação e à vida plena.
O Evangelho apresenta a magna carta do “Reino”. Proclama “bem-aventurados” os pobres, os mansos, os que choram, os que procuram cumprir fielmente a vontade de Deus, porque já vivem na lógica do “Reino”; e recomenda aos crentes a misericórdia, a sinceridade de coração, a luta pela paz, a perseverança diante das perseguições: essas são as atitudes que correspondem ao compromisso pelo “Reino”.

Jesus diz: “felizes os pobres em espírito”; o mundo diz: “felizes vós os que tendes dinheiro – muito dinheiro – e sabeis usá-lo para comprar influências, comodidade, poder, segurança, bem-estar, pois é o dinheiro que faz andar o mundo e nos torna mais poderosos, mais livres e mais felizes”. Quem é, realmente, feliz?

Jesus diz: “felizes os mansos”; o mundo diz: “felizes vós os que respondeis na mesma moeda quando vos provocam, que respondeis à violência com uma violência ainda maior, pois só a linguagem da força é eficaz para lidar com a violência e a injustiça”. Quem tem razão?

Jesus diz: “felizes os que choram”; o mundo diz: “felizes vós os que não tendes motivos para chorar, porque a vossa vida é sempre uma festa, porque vos moveis nas altas esferas da sociedade e tendes tudo para serdes felizes: casa com piscina, carro com telefone e ar condicionado, amigos poderosos, uma conta bancária interessante e um bom emprego arranjado pelo vosso amigo ministro”.
Onde está a verdadeira felicidade?
Padre Amaro Jorge scj

HISTÓRIAS PARA MEDITAR

Socorro do Céu
Montado em seu cavalo, o fazendeiro dirigia-se à cidade como fazia freqüentemente, a fim de cuidar de seus negócios.Nunca prestara atenção àquela casa humilde, quase escondida num desvio, à margem da estrada. Naquele dia experimentou insistente curiosidade.Quem morava ali?Cedendo ao impulso, aproximou-se. Contornou a residência e sem desmontar, olhou por uma janela aberta e viu uma garotinha de aproximadamente dez anos, ajoelhada, mãos postas e lágrimas nos olhos."Que fazes tu aí, minha filha?""Estou rezando a Deus, pedindo socorro... meu pai morreu, minha mãe está doente, meus quatro irmãos têm fome...""Que bobagem!" Disse o fazendeiro. "O céu não ajuda ninguém! Está muito distante... temos que nos virar sozinhos!"Embora irreverente e um tanto rude, era um homem de bom coração.Compadeceu-se, tirou do bolso boa soma em dinheiro e o entregou à menina."Aí está. Vai comprar comida para os irmãos e remédio para a Mãe! E esquece a oração".Feito isto, retornou à estrada.Antes de completar duzentos metros, decidiu verificar se sua orientação estava sendo observada.Para sua surpresa, a pequena devota continuava de joelhos."Ora essa, menina! Por que não vais fazer o que recomendei? Não te expliquei que não adianta pedir?"E a menina, feliz, respondeu: "já não estou pedindo, estou apenas agradecendo.""Pedi a Deus e Ele enviou o senhor!"

NOTÍCIAS

No passado dia 15 do corrente mês realizou-se uma reunião com os representantes dos vários grupos da comunidade: Catequese, Coro, Luzeiros, Leitores e Zeladores.
Foi feita pelos presentes a análise e avaliação das actividades já realizadas , tendo ficado a ideia geral de que os “resultados” foram positivos, tanto pela adesão verificada como pelo trabalho em conjunto. Que o Senhor Deus nos ilumine e dê forças para continuar a avançar com estes projectos, e a fazer chegar a Sua Mensagem a cada vez mais “trabalhadores da messe”.Foram também já perspectivadas as próximas actividades a dinamizar na comunidade, destacando-se pela proximidade as seguintes:
- CAMPANHA QUARESMAL
«Como tempo de preparação para a Páscoa, a Quaresma convida-nos a dar graças a Deus pelas maravilhas realizadas em favor dos homens, no decurso da História e particularmente na Redenção que o mistério Pascal evoca e celebra.
O tempo da Quaresma é para nós tempo de solidariedade, de penitência e de purificação, de partilha e de conversão. E é tempo de apelo para estendermos a mão e darmos as mãos em favor dos irmãos, por amor da verdade que amamos e por atenção à realidade do mundo em que vivemos e ao qual emprestamos a marca da nossa responsabilidade.»
Este ano (e em continuação da nossa caminhada de Advento) os ofertórios das missas celebradas na Capela da Lapa e na Capela do ABC durante a Quaresma reverterão a favor da compra de um ESTANDARTE que será utilizado nas Procissões de Nossa Senhora na nossa comunidade de Medancelhe. O custo aproximado é de 1.000/1.100 euros (até ao momento foram angariados cerca de 360€). Apela-se à generosidade de todos para conseguirmos adquirir este tão belo elemento para as nossas procissões.
- VIA SACRA
Praticar o exercício da via-sacra é sempre um momento de meditar, de forma progressiva, os mistérios da paixão do Senhor. É uma forma de caminhar com Jesus na sua entrega e, ao mesmo tempo, de ajudar a nossa caminhada para a Páscoa.»
À imagem dos anos anteriores, estamos todos convidados a “percorrer” a Via-Sacra em cada sexta-feira da Quaresma, com início às 21,30h na Capela da Obra ABC. Cada semana será dinamizada por um grupo, assim:
- 08/02: Via Sacra dinamizada pelo Grupo da Catequese
- 15/02: Via Sacra dinamizada pelo Grupo dos Luzeiros
- 22/02: Via Sacra dinamizada pelo Grupo de Leitores
- 29/02: Via Sacra dinamizada pelo Grupo Coral
- 07/03: Via Sacra dinamizada pelo Grupo Luzeiros
- 14/03: Via Sacra dramatizada (com início no pavilhão do ABC e que seguirá o percurso pelas ruas de Medancelhe)

Nota: os ensaios para a Via Sacra dramatizada decorrem aos domingos, das 21,30h às 23h, no pavilhão da Obra ABC. Só não haverá ensaio este domingo (dia 03 Fevereiro), por se tratar do domingo de Carnaval. Ainda existem algumas personagens disponíveis… Apareçam!
No próximo dia 06 de Fevereiro iniciamos o tempo da Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas.
Na capela do ABC irá ser celebrada Missa às 19 horas com imposição das cinzas. Nesse dia não se realizará a missa das 8h da manhã.

(Colaboração de Paula Rocha)