24 abril, 2010

A Mensagem nº 124 de 25 de Abril de 2010







EVANGELHO – Jo 10,27-30








Naquele tempo, disse Jesus:
«As minhas ovelhas escutam a minha voz.
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um só»









ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS
PARA O 4º DOMINGO DO TEMPO PASCAL
(adaptadas de “Signes d’aujourd’hui”)



A PALAVRA MEDITADA AO LONGO DA SEMANA.
Ao longo dos dias da semana anterior ao 4º Domingo do Tempo Pascal, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo… Escolher um dia da semana para a meditação comunitária da Palavra: num grupo da paróquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa… Aproveitar, sobretudo, a semana para viver em pleno a Palavra de Deus.
PALAVRA DE ABERTURA.
Nas palavras de boas vindas, o presidente da assembleia procure não fazer deste domingo unicamente um “domingo das vocações”; é Cristo morto e ressuscitado que é festejado e cantado ao longo de todos os domingos da Páscoa. Hoje, é-nos apresentado com traços de Pastor, que nos precede e nos guia para as fontes de vida. O Ressuscitado é o Caminho, a Verdade e a Vida.
ORAÇÃO NA LECTIO DIVINA.
Na meditação da Palavra de Deus (lectio divina), pode-se prolongar o acolhimento das leituras com a oração.
No final da primeira leitura:
Pai, nós Te damos graças pelo teu Filho Jesus, que se revelou como Luz das nações, e pelos teus Apóstolos, que comunicaram esta Luz, para que a tua salvação chegue até aos confins da terra.
Nós Te pedimos por todos os novos baptizados e pelos jovens que redizem pessoalmente a fé do seu Baptismo.
No final da segunda leitura:
Nosso Pai dos céus, nós Te bendizemos pela multidão imensa de todas as nações, raças, povos e línguas, que está diante do teu trono e diante do Cordeiro: juntamo-nos ao grande louvor que eles Te dirigem. Jesus, que és o Cordeiro e o Pastor, nós Te pedimos pelas Igrejas, ainda em peregrinação: conduz-nos a todos, juntos para a fonte da vida.
No final do Evangelho:
Jesus nosso Bom Pastor, nós Te damos graças pela tua voz que nos chama, porque Tu conheces-nos e dás-nos a vida eterna. Nós Te pedimos: que o teu Espírito nos torne atentos à tua voz, para que a possamos conhecer e possamos seguir-Te. Que nada nos afaste da tua mão, que é a do Pai,
porque vós sois um.
BILHETE DE EVANGELHO.
Como está feliz, a criança a quem damos a mão! Sente-se em segurança, já não tem medo, é considerada como uma pessoa. Jesus, na parábola do Bom Pastor, evoca a ligação que existe entre o verdadeiro pastor e as suas ovelhas. Elas parecem estar na sua mão porque, diz Ele, “ninguém as arrancará da minha mão”. Jesus veio tomar a humanidade pela mão para dela cuidar, curar, conduzir, erguer, numa palavra, “salvar”. Ora, se Ele veio tomar a humanidade pela mão, é porque o Pai O enviou, como os dois fazem UM, é na mão do Pai que se encontra a humanidade, e, afirma Jesus, ninguém pode arrancar nada da mão do Pai. Que segurança para nós! Saber que estamos em segurança na mão de Deus: criando-nos e recriando-nos, tal como o oleiro, modela-nos e renova-nos. Perdoando-nos, tal como o pai do filho pródigo, reconcilia-nos com Ele, connosco mesmos e com os outros. Guiando-nos, tal como o Bom Pastor, faz-nos caminhar no caminho da felicidade. Oferecendo-nos a sua vida, tal como o Filho na cruz, faz de nós vivos.

(Página dos Dehonianos)



O Plantador de Carvalhos

Um jovem viajante explorava terras francesas quando encontrou uma vasta área de terra estéril. Era desoladora. Sombria. Era feia. Era o tipo de lugar de onde tu te apressarias em fugir. Então, repentinamente, o jovem viajante percebeu um velho senhor, curvado no meio daquele vasto deserto. Nas costas o homem levava um saco cheio de sementes. Na mão ele tinha um comprido cano de ferro. O homem usava o cano de ferro para furar buracos no chão. Então ele retirava uma semente do saco e colocava-a no buraco. Curioso, o jovem perguntou, - O que o senhor está fazendo em terra tão desoladora? - Meu jovem, planto sementes de carvalho. Já plantei mais de 100.000 sementes. Talvez apenas um décimo delas crescerá. O velho homem ainda explicou que sua esposa e único filho tinham morrido e esta era a forma que escolhera para passar seus anos finais. - Quero fazer algo útil. Ele disse. O jovem, duvidando da "utilidade" daquele trabalho todo, despediu-se e partiu. Vinte e cinco anos mais tarde, o agora já não tão jovem esse viajante retornou à mesma área desolada. O que viu surpreendeu-o. Ele não podia acreditar nos próprios olhos. A terra estava coberta por uma bela floresta. Pássaros cantavam, animais pulavam e flores selvagens perfumavam o ar. O viajante ficou bastante tempo por ali, sentado a lembrar a desolação que uma vez existiu onde agora havia uma bela floresta de carvalhos –



Só porque alguém se importou em fazer algo de ÚTIL .




(Brian Cavanaugh)

Com Interesse




http://mensagemmedancelhe.blogspot.com/
Mensagem = Caminhar em Comunidade
..............A Mensagem é uma folha de informação da Comunidade ABC/Medancelhe/Lapa (Paróquia de Rio Tinto) (Diocese do Porto/Portugal) A sua finalidade é comunicar e unir todos pelo mesmo objectivo :Caminhar o melhor possível em direcção a JESUS = CAMINHAR EM

Sabia que o nosso blogue na internet já atingiu as
12.500 visitas ?
O que dá uma média de 12 visitas por dia
E VOCÊ já visitou ?
Já deu sua opinião ?
Sabe que a Mensagem é feita para o servir, se não nos ajudar com a sua opinião não sabemos se e o que mudar.
Ficamos á espera.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Sabia que estamos também na rede social :
E que já contamos com mais de 400 amigos, desde pessoas da nossa comunidade, de todo o país e de lugares longincuos desde Argentina , Bolívia ,Brasil, México ,Itália e nossos visinhos de Espanha entre outros.
Se tem facebook colabore e adira se quiser saber mais, por favor fale com o Sr. Padre Amaro ele esclarecerá.
Vamos divulgar mais nossa comunidade.

Se gostava de ver sua Mensagem com outros artigos, coisas que gostava de ver tratadas na mensagem, diga-nos precisamos de vossa ajuda.
A Mensagem é vossa e exista para vós….BEM HAJAM