14 fevereiro, 2009

A Mensagem nº 61 de 15 de Fevereiro de 2009


EVANGELHO Mc 1, 40-45

Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe:
«Se quiseres, podes curar-me».
Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse:
«Quero: fica limpo».
No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo.
Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem:
«Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura
o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho».
Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera,
e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade.
Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.

A Palavra


Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso.
Um leproso só poderia ser um “grande pecador”… carregando tão horrível fardo por castigo de Deus, segundo a mentalidade de então. O leproso é um impuro por excelência, excluído da convivência dos seus, deveria andar em lugares solitários, não poderia entrar na cidade e muito menos no templo; até o acesso a Deus lhe estava vedado. É um “morto” civil e religioso, que não se podia relacionar com ninguém. Ele deveria guardar distâncias e gritar “impuro, impuro”, como ensina Lv 13,45, alertando, deste modo, quem andava por perto.

Mas, naquele dia, este leproso, vencendo a barreira da lei e da exclusão, não respeitou a distância para as pessoas sãs, correu o risco de ser denunciado e… veio ter com Jesus. Impensável para um “impuro”. O desespero impeliu-o a tamanha loucura. Mas que tem ele a perder, se já nada lhe resta? E assim, naquele dia, o impuro está diante do puro por excelência… e sem mediadores! Que sucederá? Que fará Jesus? Nós já o sabemos; mas, porque tardo eu a ir ter com Jesus? Por mais horrenda que seja a nossa “lepra”, que nos rouba o convívio com os mais queridos e com o próprio Deus… nunca, nunca é tarde para ir ter com Jesus. E o milagre acontecerá!

Senhor Jesus, tu conheces a minha miséria, conheces a “lepra” que me consome, que me mantém afastado de ti e dos que mais amo. Mas hoje venho até ti, assim como sou, assim como estou, talvez irreconhecível, desfiguradas as minhas mãos, porque não constroem o teu reino, desfigurado o meu rosto, porque não reflecte o teu brilho, desfigurado o meu coração, porque se tornou mais frio, longe de ti e dos irmãos… Mas, hoje, Senhor, venho até ti para reencontrar a pureza do meu corpo e do meu coração. Perdoa a minha impureza e o meu atrevimento, mas hoje é um dia especial: hoje estou contigo. É a minha grande oportunidade.

Prostrou-se de joelhos e suplicou-lhe: «Se quiseres, podes curar-me».
Curar a lepra é uma acção exclusiva de Deus: “Serei eu Deus para dar a morte e a vida?” (2Re 5,7), disse Eliseu a quem pretendia que libertasse Naamã da lepra. O querer de Deus é dar a vida. O leproso quer ser purificado, mas como não pode, confia a sua cura à vontade de Jesus.

Este leproso não se limitou a ir ter com Jesus. Certamente ouvira falar dele e depositou nele toda a sua confiança, a sua vida, a sua razão de existir. Jesus era a sua última esperança. Aquela era a sua grande oportunidade. Prostrou-se de joelhos em terra, aceitando a decisão de Jesus, e depois, cheio de fé, suplicou-lhe que o purificasse, que o retirasse do reino dos “mortos” e o restituísse ao convívio dos vivos… “se quiseres, podes curar-me”. Este homem soube depositar a sua sorte nas mãos de Jesus… e não saiu defraudado! Não será isto que Jesus “quer”? Se ainda não conseguimos libertar-nos da nossa “lepra” é porque, talvez, só nos preocupemos com o que “eu quero” e não nos atrevemos a dizer: “Senhor, se quiseres…”. Depois, o resto já o sabemos!

Senhor, aqui me tens, de joelhos por terra, mãos estendidas para ti e olhos fixos nos teus: “Se quiseres, podes curar-me”. Purifica-me, Senhor, restitui-me à vida, restitui força aos meus braços, para me juntar aos teus, restitui amor ao meu coração, para que a minha vida seja uma explosão desse amor, restitui-me à vida dos irmãos, para que possa ser, entre eles, sinal de ti. Aqui me tens, Senhor: “Se quiseres, podes curar-me”. Em ti deposito a minha esperança, a minha vida. Senhor, “se quiseres…”.
Dificilmente poderemos ser grandes apóstolos, se não experimentarmos um verdadeiro encontro com Jesus. Hoje vou ter com Jesus, prostrar-me diante dele e suplicar-lhe humildemente que nos livre das nossas misérias: “Senhor, se quiseres podes curar-me”. Podemos repetir ao longo do dia esta magnífica oração do leproso.


Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar




Azar ou Sorte?!
Na China havia um garoto pobre que desejava muito um cavalo. Um dia o dono de uma cavalaria, sabendo do seu desejo, deu-lhe um potrinho.
Um vizinho, tomando conhecimento do ocorrido, disse ao pai do garoto: “Seu filho tem sorte” “Por que?”, perguntou o pai. “Ora”, disse ele, “seu filho queria um cavalo e lhe dão um potrinho. Não é sorte?” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, comentou o pai.
Um dia o cavalo foge. O vizinho, chegando ao pai do garoto disse: “Seu filho tem azar” “Por que?”, perguntou o pai. “Ora”, disse ele, “seu filho queria um cavalo e lhe deram um potrinho. Agora o animal que ele tanto gostava fugiu. Não é azar?” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, comentou o pai.
O tempo passa e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cercá-los e fica com todos eles. Observa o vizinho: “Seu filho tem sorte! Dão-lhe um potrinho, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens.” “Pode ser sorte ou pode ser azar”, respondeu novamente o pai.
Mais tarde, o rapaz estava treinado um dos cavalos, quando cai e parte umaperna. Vem o vizinho. “Seu filho tem azar! O cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e parte a perna.” “Pode ser sorte ou azar” insiste o pai.
Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho. Todos os jovens são convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. O vizinho. “Seu filho tem sorte...”
Assim é na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois. O que parece ser azar num momento, pode ser sorte no futuro.

08 fevereiro, 2009

A Mensagem nº60 de 08-02-2009


EVANGELHO Mc 1, 29-39


Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atonnentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe:
«Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes:
«Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

A Palavra

O Sofrimento
A Liturgia dominical procura sempre iluminar a nossa vida nas mais diversas situações.
Uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos é o SOFRIMENTO.
Por que há no mundo tantas pessoas a sofrer? Ninguém gosta de sofrer… mas o sofrimento existe:
injustiças, guerras, calamidades, pobreza, fome, discórdias, doenças…
Quem é o culpado? São os nossos pecados? É um castigo de Deus? Como explicar então os inocentes... o Cristo na cruz? Por que Deus permite essas coisas sem intervir? Por que é que o justo também sofre e o malvado parece estar em situação melhor? As leituras bíblicas levam-nos a refletir sobre o Mistério do sofrimento e a nossa atitude diante dele.

Na 1ª leitura, vemos a experiência do Sofrimento de Job

Job é um homem justo e fiel ao Senhor. Possuía muitos bens e uma família generosa.
De repente, viu-se privado de todos os seus bens, perdeu a família e foi atingido por uma doença grave.
Essa triste situação fazem surgir no coração de Job sentimentos de amargura e de revolta contra esse Deus incompreensível.
Até os amigos insinuam ser castigo de Deus…
Job lamenta sua condição de sofredor, mas confia em Deus, pois tem a certeza de que só em Deus pode encontrar esperança e o sentido para a sua existência.

* A experiência de Job no sofrimento é um modelo para todos os que têm fé.
Job permanece fiel a Deus, mesmo quando vive o drama do sofrimento inocente e luta incansavelmente para obter uma palavra de Deus para iluminar sua situação.
- Deus não pode ser explicado como um comerciante que paga conforme a qualidade da mercadoria que recebe...
- Diante do sofrimento, ou descobrimos o rosto verdadeiro de Deus, ou fazemos dele um monstro, que nos devora e inferniza a nossa vida…
- Não nos esqueçamos: o Sofrimento pode ser uma visita de Deus…
E quando entendermos isso, tudo se transforma…
"Não nascemos para sofrer, mas o sofrimento faz-nos crescer..."

Na 2ª Leitura, a expressão "ai de mim se não evangelizar"
traduz o princípio fundamental da vida de São Paulo.

No Evangelho, vemos Jesus diante do sofrimento (Mc 1,29-39)

São Marcos procura mostrar, no seu evangelho "Quem é Jesus…"
Inicialmente, mostra o Messias proclamando o Reino de Deus.
A seguir, mostra a realidade do Reino actuando no mundo como salvação e libertação, nas palavras e gestos de Jesus.
Com a autoridade que lhe vem do Pai e em comunhão total com o Pai, Jesus vence o mal e a dor que escravizam o homem e anuncia um mundo novo de liberdade e de vida plena.
Apresenta Jesus agindo diante de uma multidão de sofredores:
Ele aparece solidário à dor dos homens e atento às suas necessidades:
+ O sofrimento continuará a ser sempre um mistério…
Jesus não elimina o sofrimento, mas ensina-nos a carregá-lo com amor e esperança, para que dê frutos de vida eterna… Jesus garante-nos de que Deus nunca nos abandona…Resta-nos confiar em Deus e entregar-nos em seu amor.
* Qual é a nossa atitude diante do sofrimento dos outros?
- Estendemos a mão e ajudamos a se libertar?

* No dia 11/02, celebramos o dia mundial do doente.
- Como podemos ajudar concretamente os doentes de nossa comunidade?


Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar


Árvore dos problemas
Eu tinha contratado um carpinteiro para me ajudar a consertar um armário.
No fim o dia dele não tinha sido nada fácil:
Trabalhou duro, sua máquina de cortar madeira estragou-se, ele perdeu uma hora de trabalho a tentar arranja-la, e na hora de sair, seu velho camião negava-se a arrancar.
Peguei no meu carro e levei-o a casa.
Ele sentado ao meu lado não falou o tempo todo.
Quando chegamos, convidou-me para conhecer sua família.
Caminhando até a porta, ele parou um momento diante de uma pequena árvore e tocou-a, com suas mãos nas pontas dos galhos.
Quando se abriu a porta, aconteceu a transformação: a cara dele estava bem iluminada por um grande sorriso. Abraçou o filho e deu um beijo em sua esposa.
Mais tarde ele me acompanhou até o carro.
Quando passamos perto da árvore, fiquei curioso e perguntei-lhe sobre o que tinha observado antes, porque tinha passado a mão pelos ramos da árvore.
Oh, esta é a minha árvore de problemas, respondeu ele.
Sei que não tenho como evitar problemas no trabalho, mas de uma coisa eu sei: eles não pertence à minha casa nem à minha esposa, nem aos meus filhos Por isso, eu simplesmente os penduro na árvore quando chego em casa de noite. Na manhã seguinte, eu os recolho de novo.
Continuou ele falando:

O engraçado é, disse ele sorrindo, que, quando saio de manhã para recolhe-los, nunca há tantos problemas como me lembro de ter colocado na noite anterior....

Com Interesse

Dia Mundial do Doente assinalado em Fátima
No próximo dia 11 de Fevereiro, aniversário da aparição de Nossa Senhora em Lourdes, França, a Igreja Católica celebra do Dia Mundial do Doente. No Santuário de Fátima, por iniciativa do Centro Voluntários do Sofrimento e do Serviço Diocesano de Pastoral da Saúde, será celebrada, às 15h30, na Capelinha das Aparições, a Eucaristia pelos doentes.
Preside à celebração o Padre Adelino Guarda, Director do Serviço de Pastoral da Saúde da Diocese de Leiria-Fátima.
Secretário de Estado do Vaticano critica aborto e eutanásia na Espanha
O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, abordou em Madrid as questões do aborto, eutanásia, casamento homossexual e divórcio, dizendo que a "dignidade do ser humano exige o respeito à vida desde a sua concepção até o seu ocaso natural".
O número dois do Papa acrescentou que "a vida familiar está fundada sobre o casamento de um homem e uma mulher, unidos por um vínculo indissolúvel, livremente contraído".
D. Bertone falava durante a conferência "Os Direitos Humanos no Magistério de Bento XVI", por ele proferida na sede da Conferência Episcopal Espanhola.
A iniciativa encerrou uma visita de dois dias à Espanha na qual se reuniu com o rei Juan Carlos I, com o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, e outros membros do governo espanhol

Festa da Apresentação do Senhor celebrada no Santuário de Fátima
No dia da Festa da Apresentação de Jesus no Templo e da Purificação da Virgem Santa Maria, Dia dos Consagrados, 2 de Fevereiro, padres, religiosos e religiosas, e muitos leigos, juntaram-se no Santuário de Fátima, onde rezaram pelas vocações e em especial pelos consagrados que este ano celebram o jubileu.
A tarde começou com a bênção e aspersão das velas, na Capelinha das Aparições, e, após uma procissão, seguiu-se a concelebração Eucarística, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, e concelebrada por mais de uma dezena de sacerdotes, incluindo o Pároco de Fátima, Padre Rui Marto.

Adeus a D. António dos Reis Rodrigues
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, enalteceu hoje as qualidades de D. António Reis Rodrigues, falecido na passada Terça-feira, aos 90 anos de idade.
Na homilia da Missa exequial a que presidiu esta Quinta-feira, na Sé Patriarcal, D. José Policarpo falou da missão do falecido Bispo Auxiliar emérito, considerando que a morte é “o último acto neste mundo da missão apostólica do Senhor D. António”.

A Mensagem nº 59 de 01-02-2009




EVANGELHO Mc 1,21-28
Jesus chegou a Cafarnaum
e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas.
Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar:
«Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder?
Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo:
«Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele.
Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros:
«Que vem a ser isto?
Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe! » E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Reflectindo

É um sábado. A comunidade está reunida na sinagoga de Cafarnaum para a liturgia sinagogal. Jesus, recém-chegado à cidade, entra na sinagoga – como qualquer bom judeu – para participar na liturgia sabática. A celebração comunitária começava, normalmente, com a “profissão de fé” (cf. Dt 6,4-9), a que se seguiam orações, cânticos e duas leituras (uma da Torah e outra dos Profetas); depois, vinha o comentário às leituras e as bênçãos. É provável que Jesus tivesse sido convidado, nesse dia, para comentar as leituras feitas. Fê-lo de uma forma original, diferente dos comentários que as pessoas estavam habituadas a ouvir aos “escribas” (os estudiosos das Escrituras). As pessoas ficaram maravilhadas com as palavras de Jesus, “porque ensinava com autoridade e não como os escribas” (vers. 22). A referência à autoridade das palavras de Jesus pretende sugerir que Ele vem de Deus e traz uma proposta que tem a marca de Deus.A “autoridade” que se revela nas palavras de Jesus manifesta-se, também, em acções concretas (como se a “autoridade” das palavras tivesse de ser caucionada pela própria acção). Na sequência das palavras ditas por Jesus e que transmitem aos ouvintes um sinal inegável da presença de Deus, aparece em cena “um homem com um espírito impuro”. Os judeus estavam convencidos que todas as doenças eram provocadas por “espíritos maus” que se apropriavam dos homens e os tornavam prisioneiros. As pessoas afectadas por esses males deixavam de cumprir a Lei (as normas correctas de convivência social e religiosa) e ficavam numa situação de “impureza” – isto é, afastadas de Deus e da comunidade. Na perspectiva dos contemporâneos de Jesus, esses “espíritos maus” que afastavam os homens da órbita de Deus tinham um poder absoluto, que os homens não podiam, com as suas frágeis forças, ultrapassar. Acreditava-se que só Deus, com o seu poder e autoridade absolutos, era capaz de vencer os “espíritos maus” e devolver aos homens a vida e a liberdade perdidas.Numa encenação com um singular poder evocador, Marcos põe o “espírito mau” que domina “um homem” presente na sinagoga, a interpelar violentamente Jesus. Sugere-se, dessa forma, que diante da proposta libertadora que Jesus veio apresentar, em nome de Deus, os “espíritos maus” responsáveis pelas cadeias que oprimem os homens ficam inquietos, pois sentem que o seu poder sobre a humanidade chegou ao fim. A acção da cura do homem “com um espírito impuro” constitui “a prova provada” de que Jesus traz uma proposta de libertação que vem de Deus; pela acção de Jesus, Deus vem ao encontro do homem para o salvar de tudo aquilo que o impede de ter vida em plenitude.Para Marcos, este primeiro episódio é uma espécie de apresentação de um programa de acção: Jesus veio ao encontro dos homens para os libertar de tudo aquilo que os faz prisioneiros e lhes rouba a vida. A libertação que Deus quer oferecer à humanidade está a acontecer. O “Reino de Deus” instalou-se no mundo. Jesus, cumprindo o projecto libertador de Deus, pela sua Palavra e pela sua acção, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.

(ecclesia.pt/dehonianos)

Para Meditar


SABEDORIA...
"Um sábio atravessava de barco um rio e perguntou ao barqueiro:
- Diga-me uma coisa: você conhece botânica?
O barqueiro olhou para o sábio e respondeu:
- Não meu senhor; nem sei o que é isso.
- Você não sabe botânica, a ciência que estuda as plantas? Que pena !....Você perdeu parte de sua vida.
O barqueiro continuava remando.
Em seguida o sábio perguntou, ao pescador, se conhecia astronomia.
O coitado coçou a cabeça e disse:
- Não senhor; não sei o que é astronomia.
- A astronomia é a ciência que estuda os astros, o espaço, as estrelas, - explicou o sábio.......
Que pena ! .... Você perdeu parte de sua vida.
Assim foi perguntando o sábio a respeito de cada ciência: física, química, teologia. De nada o barqueiro sabia. E o sábio sempre terminava com sua lamentação:
- Que pena !.....Você perdeu parte de sua vida.
De repente o barco bateu contra uma pedra, partiu-se e começou a afundar.
O barqueiro perguntou ao sábio:
- O senhor sabe nadar?
- Não, não sei !......respondeu o sábio.

- Que pena! O senhor perdeu toda a sua vida.

Com Interesse

Exposição sobre João Paulo II no Santuário de Fátima
A exposição fotográfica "Karol Wojtyla, a fé, o caminho, a amizade. Excursões com os Amigos (1952-1954)" será inaugurada no Santuário de Fatima no dia 13 de Fevereiro, em hora a anunciar. Ficará patente ao público na sala do topo Sul da Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, junto à Capela do Lausperene, no complexo da Igreja da Santíssima Trindade
Imagem de Nossa Senhora de Fátima peregrina nas Filipinas
A Arquidiocese de Lipa, nas Filipinas, está a preparar-se para acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, para a sua primeira etapa no país, revela a Rádio Vaticano.
No dia 1 de Fevereiro, abertura do mês das vocações, a imagem portuguesa chegará à cidade de Batangas e será exposta à veneração dos fiéis na paróquia de São Tomé. No mesmo dia, o arcebispo de Lipa, D. Ramon Arguelles celebrará uma Missa e terá início a vigília mariana
Aumenta número de católicos na China
Estão a aumentar os católicos na China. A garantia é dada pelo jornal «China Daily», que cita o Pe. Mattews Zhen Xuebin, secretário-geral da diocese de Pequim. O sacerdote assegura que “Pequim precisa de mais locais de culto. A cidade tem entre 50.000 e 60.000 católicos, mas apenas 20 igrejas, oito no centro e 12 nos arredores
Custódia da Terra Santa e Patriarcado Latino pedem ajuda para Gaza
Custódia da Terra Santa, da Ordem dos Franciscanos, em colaboração com o Patriarcado Latino de Jerusalém, abriram uma campanha de donativos através do site da ONG da Custódia, a Associação da Terra Santa. O objectivo é apoiar economicamente os cristãos de Gaza, especialmente na manutenção das obras de caridade da Igreja nessa região.
Massacre em igreja congolesa no dia de Natal
Um grupo de desconhecidos atacou com machados, até à morte, várias pessoas que se refugiaram numa igreja católica numa zona remota da República Democrática do Congo (RDC), no dia de Natal.
O Exército do Uganda acusou o grupo rebelde Exército de Resistência do Senhor (LRA) de ter assassinado estas pessoas.
"Fomos informados de que os rebeldes mataram 45 pessoas. Usaram machados e pedaços de pau", declarou à AFP o capitão Chris Magezi, porta-voz da operação conjunta contra o LRA realizada pelos Exércitos de Uganda, da RDC e da região autónoma sudanesa do Sudão do Sul.