25 outubro, 2008

A Mensagem nº 46 de 26 de Outubro 2008


Evangelho segundo S. Mateus 22,34-40.


Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se em grupo. E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» Jesus disse lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.»

A Palavra


A Liturgia de hoje fala sobre algo que é fundamental: Qual é o maior Mandamento?


A 1a Leitura

apresenta um bloco de leis referentes aos deveres para com o próximo mais necessitado e desprotegido: estrangeiros, viúvas, órfãos e devedores. Já no Antigo Testamento, o Amor ao próximo era como respeito pela sua lei e como reflexo do seu amor para com os homens... Mas é, sobretudo, no Novo Testamento que é iluminado e aperfeiçoado pela doutrina de Jesus, como se pode ver no Evangelho de hoje.


Na 2ª leitura,

São Paulo apresenta-nos o exemplo de amor vivido pela comunidade de Tessalônica. Tornou-se semente de fé e amor, que deu frutos em outras comunidades.


No Evangelho,

Jesus resume toda a LEI no Amor: Amor a Deus e aos irmãos.
Os fariseus perguntam: "Qual é o maior dos mandamentos?"
Era uma questão muito polêmica entre os líderes religiosos daquele tempo. Alguns afirmavam que o maior de todos os mandamentos era guardar o sábado. Outros diziam que todos os mandamentos tinham o mesmo valor.
Além do mais os judeus tinham 613 mandamentos e muitos outros preceitos... Era tão espesso o emaranhado de preceitos que ele se perdiam dentro do mesmo. Muita gente hoje tem dificuldade em recordar de cor os 10 mandamentos. Imaginem a dificuldade para lembrar e cumprir todas essas normas.
Jesus responde, fundamentando-se em duas passagens da Bíblia:
- Deuteronômio: "Amarás o Senhor teu Deus com todas..." (Dt 6,5)
- Levítico: "Amarás teu próximo como a ti mesmo..." (Lv 19,18)
O importante, não é definir qual o mandamento mais importante, mas encontrar a raiz de todos os mandamentos: o amor a Deus e ao próximo. A Lei e os Profetas são apenas comentáriosa estes dois mandamentos. O amor a Deus é fonte de serviço ao próximo e o amor ao próximo deve ser expressão concreta do nosso grande amor a Deus...
O que é que o Evangelho tem a dizer-nos, hoje?
Ao longo dos dois mil anos de cristianismo fomos criando muitos mandamentos, preceitos, proibições, exigências, opiniões, pecados e virtudes, que arrastamos pesadamente pela história.
E acabamos perdendo a noção do que é verdadeiramente importante. Hoje, ficamos discutindo certas questões secundárias, sem discernir muitas vezes o essencial da proposta de Jesus.
O Evangelho deste domingo é claro: o essencial é o amor a Deus e o amor aos irmãos.
Nisto se resume toda a revelação de Deus e a sua proposta de vida plena e definitiva para os homens. Talvez tenhamos de remover muito lixo acumulado com o tempo, que nos impede de compreender, de viver, de anunciar e de testemunhar o cerne da proposta de Jesus.O AMOR A DEUS nós manifestamos quando nos mantemos na Escuta de sua Palavra e na disposição de cumprir a sua vontade.
Esforço-me, de facto, em escutar as propostas de Deus, mantendo um diálogo pessoal com Ele,
procurando refletir e interiorizar a sua Palavra, tentando interpretar os sinais com que Ele me interpela na vida de cada dia?
Tenho o coração aberto ou fechado às suas propostas?
Procuro ser uma testemunha profética de Deus e do seu Reino?O AMOR AOS IRMÃOS nós manifestamo-lo ao dar atenção a cada pessoa com quem me cruzo pelos caminhos da vida, ao sentir-me solidário com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa,
ao partilhar as desilusões e esperanças do meu próximo, ao fazer da minha vida um dom total a todos. O mundo, em que vivemos, precisa redescobrir o amor, a solidariedade,
o serviço, a partilha, o dom da vida…

Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar


A fábula do Rato


Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo todos: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!A galinha disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.O rato foi até o porco e disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: - O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não !Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia apanhado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro levou-a imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. “Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.
O problema de um é problema de todos.”

Notícias da Comunidade







- CURSO DE INICIAÇÃO PARA CATEQUISTAS - FORMAÇÃO




Na passada 3ª feira (dia 21 Outubro) começou em Baguim do Monte um Curso de Iniciação para catequistas, que terá a duração de 12 encontros, e no qual estão a participar 3 catequistas da nossa comunidade de Medancelhe.
A Igreja necessita, hoje, de catequistas concretos, em função do quadro cultural que vivemos, onde se torna evidente a necessidade de uma nova evangelização.
Para responder a este desafio são necessários catequistas com uma fé profunda, com uma clara identidade cristã e eclesial, com preocupação missionária e com profunda sensibilidade social e cultural. Simultaneamente exige-se uma linguagem nova que os catequistas devem ser capazes de estruturar e usar. Para isso, a formação tem o intuito de capacitá-los nos âmbitos da fé, na sua comunhão com Jesus Cristo, para saber, depois, serem companheiros de caminho daqueles que a Igreja lhe confia, num itinerário evangelizador.


- Eucaristia com crianças – domingos às 10,30h




A missa das 10,30h volta a celebrar-se a partir deste domingo (26 de Outubro).
O objectivo da Missa com crianças é o de conduzi-las a uma participação activa, consciente, comunitária, piedosa, interna e externa na celebração.
Neste sentido, convidam-se todas as crianças, adolescentes, jovens, pais, familiares e catequistas a tomarem parte na PREPARAÇÃO DA EUCARISTIA que será feita todos os sábados às 16,30h – para que todos possamos ter uma participação activa e vivificante na celebração de domingo!




- SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS – 1 NOVEMBRO (sábado)




No próximo sábado, dia 1 de Novembro, a Igreja universal celebra a festa daqueles que se comprometeram com Deus Pai, com o seu Reino de bondade, de justiça e de amor e, em nome de Jesus Cristo, se comprometeram de maneira radical, também, com os seus semelhantes. O nosso coração e pensamento voltam-se para os milhões de homens e mulheres que, ao longo da história, foram agraciados por Deus e aceitaram o Seu dom. Vamos celebrar a Vida de seres humanos curados e salvos pela misericórdia de Deus. Não é um dia reservado para os heróis ou para uma elite que não tem nada a ver com as nossas preocupações e alegrias. É a festa dos nossos irmãos e irmãs que chegaram à casa do Pai!
Por isso, nesta Festa, todo o povo cristão é convidado a viver a Eucaristia e a entrar em comunhão com Deus e com todo o homem de boa vontade.
Na capela do ABC será celebrada Missa às 9h no dia 1 de Novembro.
(a missa da capela da Lapa será às 20h.30 como habitualmente e contará como missa vespertina do domingo)


- CATEQUESE NO DIA 1 DE NOVEMBRO




Embora seja um dia “feriado”, no próximo sábado HAVERÁ CATEQUESE para todos os grupos do centro de Medancelhe, nos locais e horários habituais.

Colaboração especial de Paula Rocha (centro de catequese )

19 outubro, 2008

A Mensagem nº 45 de 19 de Outubro 2008


Evangelho segundo S. Mateus 22,15-21.


Então, os fariseus reuniram-se para combinar como o haviam de surpreender nas suas próprias palavras. Enviaram-lhe os seus discípulos, acompanhados dos partidários de Herodes, a dizer-lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não olhas à condição das pessoas. Diz-nos, portanto, o teu parecer: É lícito ou não pagar o imposto a César?» Mas Jesus, conhecendo-lhes a malícia, retorquiu: «Porque me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do imposto.» Eles apresentaram-lhe um denário. Perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?» «De César» responderam. Disse-lhes então: «Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.»

A Palavra


Deus e César

O Cristão é um cidadão como todos os outros. Como é que ele deve agir, que atitudes tomar em relação às coisas do mundo? A Liturgia deste domingo aponta-nos o lugar que devemos dar a Deus e às coisas do Mundo.

Na 1aLeitura
, o Profeta lembra-nos que Deus se serviu de um rei pagãopara libertar da Babilônia o seu povo. Ciro, Rei da Pérsia, foi um excelente comandante e político. Conquistou todos os impérios do oriente, inclusive a Babilônia. No ano 538, depois de conquistar a Babilônia, permitiu os judeus voltarem à própria terra e começarem a reconstruir o templo e a cidade de Jerusalém.
O profeta chama ao rei pagão: "ungido do Senhor". Ciro torna-se instrumento de Deus, mesmo sem o conhecer, sem mesmo ser membro do povo da Aliança.
O profeta vê no acontecimento a mão de Deus agindo na história do seu povo. Deus pode servir-se de qualquer pessoa para realizar seus projetos. Pode até inspirar dirigentes até sem religião, desde que sejam competentes, honestos e saibam promover o bem-estar e a paz.
O contrário também pode acontecer: Nem toda pessoa "religiosa" e bem intencionada tem a necessária competência para uma função pública.


Na 2ª Leitura, São Paulo louva o Senhor, porque a Comunidade de Tessalônica abraçou com entusiasmo o Evangelho, e pela ação do Espírito Santo, deu frutos de fé, de amor e de esperança.


No Evangelho, herodianos, um grupo de judeus, favoráveis ao poder romano,fazem uma pergunta maldosa:
"É permitido ou não pagar o TRIBUTO a César?"
- Se dissesse SIM: apareceria como colaborador da dominação romana.
Se dissesse NÃO: seria denunciado às autoridades romanas como subversivo.
- Jesus percebe a armadilha e denuncia a maquinação:
Pede uma moeda e pergunta: "De quem é essa imagem? à"Dai pois a César o que é de César..."
e acrescenta: "...e a Deus o que é de Deus"
"Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus":
Dar significa aqui "devolver" a cada um o que lhe pertence. Não deve dar a César o que não lhe pertence: a ADORAÇÃO, devida unicamente a Deus (não aos imperadores...).
Um Perigo: Tirar o lugar de Deus.
O dinheiro, o poder, o êxito, a realização profissional, a ascensão social, o clube de futebol… podem tomar o lugar de Deus e passar a dirigir e a condicionar a vida de muitas pessoas.
No entanto, essa troca quase sempre traz apenas escravidão, alienação, frustração e sentimentos de solidão e de orfandade…
Nosso Deus é de fato o "Senhor" a quem servimos em nossa Vida?
Jesus lembra-nos:
"Dar a César..." (a imagem de César)
O Cristão tem obrigações com a Sociedade em que vive. Nenhum país funciona se a população não der a César o que é de César... O cristão autêntico deverá ser um membro ativo do seu país.
Deverá não só pagar os impostos, respeitar as leis justas e evitar os esquemas de corrupção,
mas também procurar participar da vida de seu país em todos os seus aspectos e lutar por uma sociedade mais justa e mais fraterna.
"Dar a Deus" (o homem é "imagem" de Deus)
Por isso, os seus direitos e sua dignidade devem ser respeitados por todos. É um grande crime contra Deus destruir ou menosprezar a imagem de Deus que existe em qualquer pessoa.


Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar


Situação Actual


Dois homens, muito doentes, ocupavam o mesmo quarto num hospital.Um deles ficava sentado na sua cama por uma hora todas as tardes paraconseguir drenar o líquido de seus pulmões. Sua cama ficava próxima da única janela existente no quarto.O outro homem era obrigado a ficar deitado de bruços na sua cama todo o tempo.Eles conversavam muito. Falavam sobre suas mulheres e suas famílias, suas casas, seus empregos, seu envolvimento com o serviço militar, onde costumavam ir nas férias. E todas as tardes quando o homem perto da janela podia sentar-se passava todo o tempo descrevendo ao seu companheiro todas as coisas que ele podia ver através da janela.O homem na outra cama começou a esperar por esse período onde seu mundo era ampliado e animado pelas descrições do companheiro.Ele dizia que da janela dava para ver um parque com um lago bem lindo.Patos e cisnes brincavam na água enquanto as crianças navegavam seus pequenos barcos. Jovens namorados andavam de braços dados no meio das flores e estas possuíam todas as cores do arco-íris. Grandes e velhas árvores cheias de elegância na paisagem, e uma fina linha podia ser vista no céu da cidade.Quando o homem perto da janela fazia suas descrições, fazia-o de modo primoroso e delicado, com detalhes e o outro homem fechava seus olhos e imaginava a cena pitoresca.Uma tarde quente, o homem perto da janela descreveu que havia um desfile na rua e embora ele não pudesse escutar a música, ele podia ver e descrever tudo.Dias e semanas se passaram. Numa manhã a enfermeira do dia chegou trazendo água para o banho dos dois homens mas encontrou um deles morto. O homem que ficava perto da janela morreu pacificamente durante o seu sono naquela noite.
Ela ficou triste e chamou os ajudantes do hospital para levarem o corpo embora.Assim que julgou conveniente, o outro homem pediu à enfermeira que mudasse sua cama para perto da janela. A enfermeira ficou feliz em poder fazer esse favor para o homem e depois de verificar que ele estava confortável deixou-o sozinho no quarto.Vagarosamente, pacientemente, ele apoiou-se no seu cotovelo para conseguir olhar pela primeira vez pela janela. Finalmente, ele poderia ver tudo por si mesmo. Ele se esticou-se ao máximo, lutando contra a dor para poder olhar através da janela e quando conseguiu fazê-lo deparou-se com um muro todo branco.Ele então perguntou à enfermeira o que teria levado seu companheiro a descrever-lhe coisas tão belas, todos os dias se pela janela só dava pra ver um muro branco?A enfermeira respondeu que aquele homem era cego e não poderia ver nada mesmo que quisesse. Talvez ele só estivesse pensando em distraí-lo e alegrá-lo um pouco mais com suas histórias.


Moral da história: há uma tremenda alegria em fazer outras pessoas felizes, independente de nossa situação actual.
Dividir problemas e pesares é ter metade de uma aflição.
Felicidade quando compartilhada é ter o dobro dessa felicidade.

Com interesse

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE

- Eucaristia com criançasdomingos às 10,30h
No passado domingo demos início à celebração Eucarística com Crianças, das 10,30h.
Este fim de semana não haverá esta Missa, pois há sacramento do Crisma na paróquia, e muitos
dos catequistas e auxiliares do centro de Medancelhe vão receber este sacramento, para o
qual se têm vindo a preparar desde Abril.
A missa das 10,30h voltará a celebrar-se a partir de 26 de Outubro (inclusivé).


- Novo ano (catequético) vida nova!

Este ano muita coisa estará diferente na catequese em Medancelhe:- o grupo do 1º ano e o grupo da adolescência vão fazer catequese nas instalações da Igreja Matriz
de Rio Tinto (embora os grupos continuem a “pertencer" ao centro de Medancelhe)
nas instalações da Obra ABC este ano estão somente 4 grupos a fazer catequese: 2º, 3º, 4º e 5º
anos, e como temos 4 salas, todos fazem catequese às 15horas aproveitando esta "mais valia" dos horários iguais, vamos fazer as preparações das eucaristias aos sábados após as catequeses (às 16,30h): a preparação dos vários momentos da missa e também
dos cânticos, para a qual estão convidadas todas as pessoas da comunidade que queiram fazer
parte activa na celebração. A primeira preparação da Eucaristia será realizada no próximo sábado
dia 25 de Outubro a partir das 16,30h.
este sábado será realizada uma reunião de catequistas do centro de Medancelhe.


Reunião com representantes dos grupos da Comunidade

Na passada quarta-feira realizou-se uma reunião com os representantes dos grupos da nossa
comunidade para preparar este ano pastoral, no sentido de termos uma comunidade viva, com
“unidade na diversidade” dos seus membros. Estiveram presentes representantes de todos
os grupos da comunidade: Grupo Coral, Grupo de Luzeiros, Grupo de Leitores e Grupo de Catequese, juntamente com o Padre Amaro.
Foram agendadas as actividades da comunidade para o ano 2008 – 2009, e feita a distribuição de tarefas. A seu tempo serão anunciadas neste mesmo espaço, para que toda a comunidade possa estar empenhada e actuante nesta caminhada de construção da Igreja que juntos sonharmos




Peregrinação Internacional de Outubro 2008
Informação do Serviço de Peregrinos (SEPE):


108 grupos organizados de peregrinos procederam à su
a inscrição, no SEPE, anunciando-se como participantes na Eucaristia internacional de 13 de Outubro de 2008, celebrada às 11h00 no Recinto de Oração.
Os grupos são oriundos de 28 países.
A Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Vilnius, Lituânia, e concelebrada por dez bispos e 340 sacerdotes. Comungaram vinte e seis mil pessoas.
Receberam a bênção dos doentes, 339 pessoas.
Eucaristia de 12 de Outubro: inscreveram-se no SEPE 91 grupos. Preside às celebrações da noite o Cardeal Arcebispo de Vilnius. Concelebram quatro bispos e 186 sacerdotes. Até às 10h00 do dia 13, 352 pessoas foram atendidas no Posto de Socorros do Santuário de Fátima e 536 no Lava-Pés.
Durante os dias 12 e 13 de Outubro, de acordo com a secção Confissões,do Santuário, confessaram-se 3917 fiéis, dos quais 3564 são portugueses e 353 são estrangeiros.
Estiveram ao serviço 57 sacerdotes, de várias nacionalidades.