01 dezembro, 2007

A Mensagem 02 de Dezembro de 2007

EVANGELHO
Lc 21, 25-28.34-36
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:«Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelase, na terra, angústia entre as nações,aterradas com o rugido e a agitação do mar.Os homens morrerão de pavor,na expectativa do que vai suceder ao universo,pois as forças celestes serão abaladas.Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem,com grande poder e glória.Quando estas coisas começarem a acontecer,erguei-vos e levantai a cabeça,porque a vossa libertação está próxima.Tende cuidado convosco,não suceda que os vossos corações se tornem pesadospela devassidão, a embriaguês e as preocupações da vida,e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha,pois ele sobrevirá sobre todos os que habitam a terra inteira.Portanto, vigiai e orai em todo o tempo,para terdes a força de vos livrar de tudo o que vai acontecere poderdes estar firmes na presença do Filho do homem».

A Palavra

QUE SIGNIFICA ADVENTO?

A palavra foi usada em muitos sentidos. Para os pagãos, indicava a “vinda” do seu deus: em determinado dia do ano, expunham ao culto a sua estátua, com a convicção de que se faria presente entre os seus fiéis, disposto a distribuir bênçãos e a conceder benefícios.
A palavra “Advento” pode também significar a “visita” de um rei a uma cidade ou o dia da coroação dum soberano.
Os cristãos retomaram todos esses significados e aplicaram-nos à “vinda” do seu Deus, que se manifestou ao mundo em Cristo. Reservaram, porém, a palavra “Advento” ao período de preparação para esta “visita”.
Nesta altura, alguém poderá, com razão, perguntar: Mas Jesus não veio já? Porquê então preparar-se como se Ele tivesse que vir outra vez? O Natal será apenas uma festa de fim de ano e o Advento somente o tempo para comprar prendas, comidas, bebidas e decorações?
Não. O Advento não é isso por muito que os homens o queiram impor dessa forma.
Jesus não veio somente uma vez. Ele continua a vir.
Vem e está presente nos acontecimentos felizes ou tristes da nossa vida; vem e está presente em tudo o que acontece no mundo e na Igreja; vem e está presente naqueles que difundem ideias novas, palavras de amor, de paz, de reconciliação, naqueles que se esforçam por construir um mundo novo.
Jesus vem e continua a vir. Mas estou eu preparado para O reconhecer? De certeza? Consigo identificar a sua presença em todos os acontecimentos da vida?
Não tenho frequentemente medo que a sua mensagem me incomode, que exija uma transformação profunda e radical dos meus hábitos? Não prefiro muitas vezes fechar os olhos e os ouvidos?
E é tão necessário que Jesus venha!
Chega de incoerências, de desculpas, de subterfúgios, de falsidades! A mensagem deste Advento faz cair por terra os castelos de areia das desculpas esfarrapadas que eu vou inventando para desculpar as minhas fraquezas, as minhas misérias e as minhas escolhas egoístas, incoerentes e mesquinhas.
Padre Amaro Jorge SCJ

Notícias do mundo<

Grupo de anglicanos solicita ingressar "em massa"
Na Igreja Católica
DUBLIN, 28 Out. 07 Três paróquias completas da chamada "igreja da Irlanda", ramo irlandesa da igreja anglicana, solicitaram ser recebidas no seio da Igreja Católica, junto com outros anglicanos do mundo, informou esta semana o semanário católico "The Irish Catholic".As paróquias anglicanas, localizadas nos condados irlandeses de Down, Tyrone e Laois pertencem ao chamado "rito tradicional" dentro da "igreja da Irlanda". Mas segundo a nota "anglicanos de outros 12 países assinaram uma carta dirigida ao Vaticano solicitando 'união plena, corporativa e sacramental'" com a Igreja católica sob a autoridade do Papa.Também segundo o jornal, embora a decisão afete "algumas centenas de anglicanos na Irlanda, se o pedido for aceito pelo Vaticano, 400.000 anglicanos no mundo poderiam ser admitidos na Igreja católica".

Histórias para Meditar


A Lógica de Einstein
Duas crianças estavam patinando num lago congelado da
Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo, por fim, quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? - É impossível que tenha conseguido quebrar gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse instante, Albert Einstein, que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Pode nos dizer como? Respondeu Einstein. - É simples... não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.
Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança. (Albert Einstein)

O que um filho pensa do Pai

Aos 7 anos: O Pai é grande. Sabe tudo!Aos 14 anos: Parece que o pai se engana em certas coisas que diz... Aos 20 anos: O Pai está um pouco atrasado em suas teorias; não são desta época... Aos 25 anos: O "Velho" não sabe nada... Está caducando, decididamente. Aos 35 anos: Com minha experiência, meu pai seria hoje, milionário... Aos 45 anos: Não sei se consulto o "Velho", talvez me pudesse aconselhar... Aos 55 anos: Que pena meu pai ter morrido; a verdade é que ele tinha idéias notáveis!

Notícias da Comunidade

· Está a decorrer desde 6ª feira uma novena em honra de Nª Srª da Conceição, o horário será todos os dias às 21h na capela ABC, e terminará na mesma capela no dia 07 com uma Vigília que começará às 21 e terminará às 24h

No próximo dia 8 dia de Nª Drª da Conceição é também o dia da obra ABC, será um dia de festa/convívio com os rapazes e alguns familiares, a comunidade de medancelhe, manifesta o desejo de que tudo corra bem , aproveitamos a oportunidade para agradecer aos Padres Dehonianos na pessoa de Sr. Padre Amaro Jorge, tudo quanto tenhem feito por esta comunidade, e desejar-lhes com a continuidade dos êxitos obetidos.