22 fevereiro, 2009

A Mensagem nº 62 de 22 -Fevereiro-2009


EVANGELHO (Mc 2, 1-12)
Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar-lhes a palavra.
Trouxeram-Lhe um paralitico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico:
«Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações:
«Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes:
«Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil?
Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estãô perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu to ordeno — disse Ele ao paralítico — levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo:
«Nunca vimos coisa assim».

Para Meditar


O MONGE E A PROSTITUTA
Vivia um monge nas proximidades do templo de Shiva.
Na casa em frente, morava uma prostituta.
Observando a quantidade de homens que a visitavam, o monge resolveu chamá-la.
Você é uma grande pecadora - repreendeu-a. Desrespeita a Deus todos os dias e todas as noites. Será que você não consegue parar e refletir sobre a sua vida depois da morte?
A pobre mulher ficou muito abalada com as palavras do monge; com sincero arrependimento orou a Deus, implorando perdão. Pediu também que o Todo-Poderoso a fizesse encontrar uma nova maneira de ganhar o seu sustento.
Mas não encontrou nenhum trabalho diferente. E, após uma semana passando fome, voltou a prostituir-se. Mas, cada vez que entregava seu corpo a um estranho, rezava e pedia perdão.
O monge, irritado porque seu conselho não produzira nenhum efeito, pensou consigo mesmo: "A partir de agora vou contar quantos homens entram naquela casa - até o dia da morte desta pecadora."
E desde esse dia, ele não fazia outra coisa a não ser vigiar a rotina da prostituta: a cada homem que entrava, colocava uma pedra num monte.
Passado algum tempo, o monge tornou a chamar a prostituta e disse-lhe:
Vê esse monte? Cada pedra dessas representa um dos pecados morais que você cometeu, mesmo depois de minhas advertências. Agora torno a dizer: cuidado com as más ações!
A mulher começou a tremer, percebendo como se avolumavam seus pecados. Voltando para casa, derramou lágrimas de sincero arrependimento, orando:
Ó Senhor, quando Vossa misericórdia me irá livrar desta miserável vida que levo?
Sua prece foi ouvida. Naquele mesmo dia, o anjo da morte passou por sua casa e a levou. Por vontade de Deus, o anjo atravessou a rua e também carregou o monge consigo.
A alma da prostituta subiu imediatamente ao céu, enquanto os demônios levaram o monge ao inferno. Ao cruzarem no meio do caminho, o monge viu o que estava acontecendo, e clamou:
Ó Senhor, essa é a Tua justiça? Eu, que passei a minha vida em devoção e pobreza, agora sou levado ao inferno, enquanto essa prostituta, que viveu em constante pecado, está subindo ao céu!
Ouvindo isso, um dos anjos respondeu:
São sempre justos os desígnios de Deus.
Você achava que o amor de Deus se resumia a julgar o comportamento do próximo. Enquanto você enchia seu coração com a impureza do pecado alheio, esta mulher orava fervorosamente dia e noite.
A alma dela ficou tão leve depois de chorar que podemos levá-la até o paraíso.
A sua alma ficou tão carregada de pedras que não conseguimos fazê-la subir até o alto.

Com Interesse

Quaresma: Diocese de Angra ajuda famílias carenciadas
A Diocese de Angra vai destinar a renúncia quaresmal a um Fundo de Solidariedade de ajuda às famílias em maiores dificuldades. Também o peditório e ofertório das eucaristias dos dias 14 e 15 de Março, em coincidência com o Dia Nacional da Caritas, terão igual destino, explica D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra, na sua mensagem para a Quaresma de 2009, sob o tema «Jejuar para Ajudar».
Afirma o Bispo diocesano que jejuar não é apenas abster-se de alimentos. “O jejum constitui um apelo à sobriedade de vida, à contenção no consumo”, tendo em vista uma “maior partilha e entreajuda”, valores “tão necessários no mundo em que vivemos, onde cresce o fosso entre ricos e pobres, onde há famílias, que precisam de solidariedade efectiva”.

Acolher a morte com dignidade
Maior Centro de Acolhimento de Cuidados Continuados no Minho «não é resposta à eutanásia», mas de sentido de vida
O Centro de Acolhimento de Cuidados Continuados da Fundação «Domus Fraternitas», cuja primeira pedra foi lançada esta Quarta-feira, em Braga, “não é uma resposta à eutanásia”, mas uma “resposta de acolhimento, de dar um sentido da vida, acolhendo a morte com dignidade”, explica à Agência ECCLESIA, o Frei José Pereira das Neves, Presidente da Fundação

Crise preocupa Igreja no Porto
Diocese diz que a miséria está a crescer e aposta no reforço do seu fundo de solidariedade
A Diocese do Porto está preocupada com o impacto crescente da crise económica na região, temendo que a mesma assuma maior gravidade do que no resto do país.
O tema esteve em debate num encontro de padres com o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, particularmente centrado nas incidências da actual crise económico-social na população de mais de dois milhões de pessoas que o território da diocese abarca.

Comunicado final do Conselho Presbiteral do Porto
A Diocese do Porto vai ser mais atingida pela crise que o resto do país, prevê o economista Alberto de Castro.
As incidências da crise económico-social, que o país atravessa, na população de mais de dois milhões de pessoas que o território da diocese do Porto abarca, foram ontem, 18 de Fevereiro, objecto de análise e reflexão dos padres desta diocese com o seu Bispo, D. Manuel Clemente.
A reunião decorreu na Casa Diocesana de Vilar, entre as 10 e as 17h. Cerca de cinquenta padres, representando os 350 que servem as 477 paróquias da diocese escutaram a intervenção introdutória do Prof. Alberto de Castro, reputado economista, Presidente da Comissão Diocesana Justiça e Paz
( In Eclésia )

25º Curso para Acolhedores no Santuário de Fátima
O próximo “Curso de Acolhedores”, destinado a todos os que colaboram no acolhimento aos peregrinos neste local, está agendado para os dias 13 a 15 de Março, no Santuário de Fátima.
Terá como tema "Os puros de coração verão a Deus".
O programa é o seguinte:
Sexta-feira - 13/03/09
20:00 – Jantar (só com marcação previa)
Sábado14/03/09«08:00P. Almoço«
09:00Avisos (Acolhimento/Informações)
09:15Acolhimento (Pe Virgílio Antunes)
09:30 – Oração (Irmãs Oblatas de Maria Virgem de Fatima)
10:00 – Tema do ano (Pe. Francisco Pereira)
11:00 – Pausa
11:15 – “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (MT6, 21) (frei Carlos Furtado)
12:15 – Diálogo
13:00 – Almoço
14:30 – A pureza de coração e a Mensagem de Fátima (ir. Ângela de Fátima Coelho)
15:30 – Diálogo
15:45 – Pausa
16:00 – Os Pastorinhos, testemunhos de pureza (ir. Ângela de Fátima Coelho)
18:00 – Preparação e Eucaristia
20:00 – Jantar
21:00 – Terço – Capelinha
Domingo - 15/03/09
08:00 – P. Almoço
09:00 – Inscrições (Acolhimento/Informações)
10:00 – Terço
11:00 – Missa na Igreja da Santíssima Trindade
13:00 – Almoço
As inscrições - para maiores de 18 anos - estão abertas e devem ser efectuadas através do contacto com a Secção de Acolhimento/Informações do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Morada: Apartado 31 - 2495-908 Fátima
A inscrição deve incluir: Carta do Pároco, para certificar que uma pessoa é idónea, e CV. ( in Página do Santuário )