01 junho, 2008

Caminhar em Comunidade


No Sábado dia 31 de Maio decorreu nas ruas de nossa comunidade uma das mais lindas formas de demonstração de fé.


Terminava o Mês de MARIA, uma caminhada de todos preparada por alguns, este alguns não é no sentido prejurativo de qualquer privilégio, mas sim de (alguns) sempre os mesmos que com afinco e amor se dedicam a organizar/preparar estas manifestações de fé, pelo que fizeram e pelo que ainda mais farão toda a comunidade lhe deverá manifestar sua gratidão, não que estejam á espera desse agradecimento pois sua compensação vem do alto, vem de Deus, mas faz bem ao nosso Ego saber que os outros compreendem nosso trabalho, pela nossa parte ( Redacção de a Mensagem ) o nosso muito obrigado.


Caminhando no anonimato no meio da multidão que acompanhou Nª Senhora pelas ruas de nossa comunidade, ouvi alguém que dizia com gratidão, “tudo isto é possível com o trabalho de alguns sempre os mesmos “ ao que outra respondia “são sempre os mesmos porque também não convidam ninguém para os ajudar”.
Convidar para ajudar ?
Mas é preciso ?
No Evangelho que deveria-mos ouvir nas eucaristias não está sempre explicito o convite a trabalhar na vinha do Senhor ?
Não é Jesus que está sempre a convidar-nos para trabalhar na sua casa ?
Então ?
Porque esperamos ?

Um convite dos operários quando já temos o convite do Patrão ?
Será que esses operários não irão ficar satisfeitos com o nosso oferecimento para ajudar ?,
“ A vinha do Senhor é grande e os operários são poucos “
Há trabalho para todos, e só juntos poderemos caminhar em comunidade.
Sem me querer alongar só queria deixar aqui mais uma observação.
Neste Sábado de encerramento, alegrou-me ver tantos Jovens e tantos homens caminhando lado a lado em comunidade, aí interroguei-me em silêncio e para já é essa interrogação que quero deixar aqui.


Durante o resto do Ano , onde estão essas pessoas que não as vejo ?
Comunidade não é só um ou dois dias por ano
Comunidade é todos os dias.
Comunidade é ser solidário.
Comunidade é caminhar lado a lado, sempre e principalmente quando o próximo precisa de nós.

Voltaremos a este tema mais, até lá por favor reconsiderem vosso conceito de comunidade.
Um abraço fraterno( Redacção de a Mensagem )

A Mensagem nº27 de 01 de Junho de 2008


Evangelho: Mateus 7, 21-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos : 21Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demónios e fizemos muitos milagres? 23E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus! 24Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. 26Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína

A Palavra

A Liturgia de hoje é um convite a construir nossa vida sobre o alicerce sólido da PALAVRA DE DEUS. Quando Ela está no centro de nossa vida, caminhamos com segurança ao encontro da realização plena.

Na 1ª Leitura, Moisés mostra DOIS CAMINHOS:
- Se o Povo aceitar seguir pela estrada de Deus será uma fonte de bênção e de vida...
- Se decidir trilhar a estrada do mal, será motivo de morte e maldição...

Na 2ª Leitura, São Paulo afirma que a observância da Lei não é suficiente. Deus salva pela fé em Cristo Salvador, não pela observância da lei, pelo mero cumprimento das regras.
* Portanto, a Salvação é um dom gratuito de Deus e não o resultado de nossos méritos pessoais.
Mas supõe as obras da "fé, que atua pela caridade". As nossas boas obras comprovam a autenticidade de nossa fé.

No Evangelho, Cristo mostra DOIS CAMINHOS:
- Apenas ouvir (ou anunciar) a Palavra de Deus;
- Ouvir (anunciar) e pôr em prática a Palavra de Deus (Dizer e Fazer).
Para ingressar no Reino, é necessário "cumprir a vontade do Pai".
O texto tem duas partes:
Na primeira parte, Mateus oferece critérios para identificar os falsos profetas, os falsos discípulos, os falsos cristãos:
São aqueles que dizem "Senhor, Senhor", mas não fazem a vontade de Deus; profetizam, expulsam demônios, fazem milagres em nome de Deus, mas não mantêm com Deus uma relação de comunhão e de intimidade; têm Deus nos lábios, mas o seu coração está cheio de maldade… Falam muito e bem, mas as suas obras denunciam a sua falsidade.
O verdadeiro profeta, o verdadeiro discípulo, o verdadeiro cristão é aquele que, além das palavras que diz, faz a vontade do Pai.Na segunda parte, temos a parábola das duas casas: uma construída sobre a areia e outra sobre a rocha."Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática", constrói sobre a rocha. Ela resistirá aos temporais da vida...
+ O Evangelho de hoje afirma que:
- Não basta INVOCAR "Senhor, Senhor", ou ter gestos externos de piedade.
Os ritos externos têm valor enquanto expressão de uma atitude interior de adesão a Deus e de cumprimento da sua vontade… Os ritos, as orações, os sacramentos, as práticas religiosas, são excelentes, se mudam nossas vidas, se nos levam aos atos, se criam em nós disposições tais que, saindo daqui, vamos pedir perdão do mal que fizemos, se prestamos serviços que tínhamos recusado, restituímos o que não nos pertence, se nos reconciliamos com aqueles que não vemos mais...
- É Preciso FAZER a vontade do Pai
A palavra de Jesus vivida com fidelidade todos os dias, deve ser a rocha firme sobre a qual construímos a nossa vida cristã. Deve ser a base dos nossos pensamentos, das nossas palavras e das nossas ações.Muitas pessoas do nosso tempo estão convencidas de que ser cristão é apenas ter o nome inscrito no livro de batizados de uma paróquia, ou fazer parte de um movimento, ou estar ligado à comissão de festas, ou aparecer na Igreja nos casamentos e funerais, ou momentos especiais…
O Evangelho é bem claro:
"Ser cristão" não é possuir um bilhete de identidade que atesta o nosso baptismo; mas é procurar viver sempre de acordo com as propostas de Deus.
E nós que tipo de cristãos somos?
Somos cristãos apenas porque um dia na infância os nossos pais nos batizaram, ou porque nós assumimos todos os dias o compromisso de "fazer a vontade do Pai que está nos céus?"Que sentido tem cumprir escrupulosamente os ritos externos da religião e no resto da vida ignorar os valores de Deus?


* Em que tipo de alicerce queremos construir a casa de nossa vida?

- Sobre a rocha firme da Palavra de Deus ouvida e praticada,

- ou sobre valores efémeros do dinheiro, do poder, da fama, da glória, da mentira, da injustiça ou da violência?

O nosso futuro dependerá de nossa escolha atual.

Padre Amaro Jorge scj

Histórias para meditar

Um casal, recém-casados, mudou-se para um bairro muito tranquilo.
Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou numa vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
Que lençóis sujos ela está a pendurar no varal!
Está a precisar de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntava-lhe se queria que a ensina-se a lavar as roupas!
O marido observou calado.
Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e novamente a mulher comentou com o marido:
Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntava-lhe se queria que eu a ensina-se a lavar as roupas!
E assim, a cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um mês a mulher surpreendeu-se ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:
Vê , lá aprendeu a lavar as roupas, ou será que outra vizinha lhe deu sabão?.
O marido calmamente a respondeu:
Não, o que aconteceu foi que hoje eu levantei-me mais cedo e lavei os vidros da nossa janela !

E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os factos.

Notícias

- REZAR EM FAMÍLIA E PELAS FAMÍLIAS
. Terminamos este sábado (dia 31) o mês que dedicamos a Maria, rezando todos os dias o Rosário.


«Oração pela paz, o Rosário foi desde sempre também oração da família e pela família. Outrora, esta oração era particularmente amada pelas famílias cristãs e favorecia certamente a sua união.

É preciso não deixar perder esta preciosa herança.
Importa voltar a rezar em família e pelas famílias, não só em Maio, mas todos os dias da nossa vida.
A família que reza unida, permanece unida. O Santo Rosário, por antiga tradição, presta-se de modo particular a ser uma oração onde a família se encontra. Os seus diversos membros, precisamente ao fixarem o olhar em Jesus, recuperam também a capacidade de se olharem sempre de novo, olhos nos olhos, para comunicarem, solidarizarem-se, perdoarem-se mutuamente, recomeçarem com um pacto de amor renovado pelo Espírito de Deus.»

- 08 de Junho – FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ (6º ano)
. No próximo domingo – dia 08 de Junho – as crianças do 6º ano de catequese irão celebrar a Festa da Profissão de Fé, na Eucaristia das 10 horas na Igreja de Santa Maria (cripta). As crianças devem reunir-se no Adro lateral da Igreja Matriz às 09,30h, levando somente uma flor para oferecer a Nossa Senhora e uma vela (de preferência a do Baptismo).

. Durante a semana irão decorrer as preparações para a Festa:
- 3ª, 4ª e 5ª feira: das 18,45h às 20h na Igreja de Santa Maria (cripta)
- 6ª feira: Sacramento da Reconciliação às 21,15h na Igreja Matriz
- sábado: ensaio geral da Celebração das 15,00h às 16,30h na Igreja de Santa Maria (cripta)

- MATRÍCULAS PARA A CATEQUESE
. Para as crianças que vão entrar pela 1ª vez para a catequese (crianças que fazem 6 anos até 31 de Dezembro de 2008):
Os pais devem dirigir-se ao Secretariado de Catequese (na Igreja Matriz, pela entrada lateral sobem ao 1º andar) ou ao Cartório Paroquial, nos seguintes horários:
a)de 2ª a sábado no Cartório Paroquial durante o horário de funcionamento do mesmo (desde 02 de Janeiro até 31 de Julho de 2008)
b)aos sábados no Secretariado de Catequese das 18h às 19h (até 07 de Junho)
c)dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Junho: horário alargado para matrículas no Secretariado de Catequese –aos sábados das 17h às 19h, e aos domingos das 10h às 12h.

Nota: devem levar a cédula da criança (com a indicação da data de baptismo); o custo do catecismo do 1º ano é de 5,50€

. Para as crianças que já frequentam a catequese:
os pais devem preencher e assinar o impresso de RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA e devolver aos catequistas (com a indicação de se pretendem o não catecismo para o próximo ano) até ao próximo dia 15 de Junho.

Colaboração de Paula Rocha ( Centro de Catequese )