18 novembro, 2008

A MENSAGEM Nº 49 DE 16-11-2008



Evangelho ( Mateus 25,14-30 )

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. 15A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 16Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. 18Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. 19Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. 20O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. 22O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. 23Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. 24Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. 25Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. 26Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. 27Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. 28Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. 29Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. 30E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.



A Palavra



Prestar Contas

Ao aproximar-se o final do Ano Litúrgico, devemos estar prontos a prestar conta a Deus
da administração dos bens que ele nos concedeu. É um apelo à VIGILÂNCIA para a vinda do Senhor,que pode vir a qualquer momento da nossa vida.
A 1a Leitura apresenta a figura da "mulher virtuosa", que sabe administrar a sua casa. Esse poema retrata a Mãe de família, que valoriza o trabalho, o compromisso, a generosidade e o "temor de Deus". São valores que lhe garantem a realização e a felicidade de acordo com os critérios de Deus, não, com certeza, de acordo com os critérios da Sabedoria humana.
São valores, não só para as mulheres, como é evidente, mas para todo o discípulo, que faz render os talentos recebidos de Deus e vive com fidelidade a Missão confiada por Deus...
Na 2ª leitura, São Paulo fala da 2ª vinda do Senhor e como esperar e preparar esse momento de prestação de conta: vivendo com vigilância e sobriedade na presença do Senhor.
O Evangelho apresenta a Parábola dos TALENTOS, em que aparecem dois exemplos de administrar os "Bens", que Deus nos confia.
A Parábola refere-se à Vinda do Senhor Jesus, no final dos tempos...
- O "Senhor" representa Jesus, que antes de deixar este mundo, para viajar de volta ao Pai, deixou todos os seus "Bens" aos discípulos.
- Os Talentos são os "bens" que Jesus deixou para a sua Igreja: o Evangelho, a sua mensagem de salvação; o Batismo, a Eucaristia e todos os sacramentos, seu amor pelos pobres, sua atenção para os doentes...
- Os Servos, depositários desses bens, são os discípulos de Jesus, somos todos nós, que devemos produzir na medida de nossas possibilidades...Depositários dos Bens de Cristo...Nós, cristãos, temos a grande responsabilidade de o testemunhar e de deixar que, através de nós, Ele continue a amar as pessoas, que caminham ao nosso lado pelos caminhos do mundo.
- Os dois "servos" da parábola, que fizeram frutificar os "bens", mostram-nos como devemos proceder: Ter a coragem de arriscar. não se deixar dominar pelo comodismo e pela apatia.
- O servo, que enterrou os "bens", mostra como não devemos proceder: contentar-se com o que se tem e não querer mais, por medo ou cobardia...
Como usamos os talentos que o Senhor nos confiou?
Estão a produzir frutos? Ou estão enterrados? Ao serviço de quem é que os os utlizamos?
Apenas ao serviço de interesses pessoais, ou também daqueles que me rodeiam?
Em muitas comunidades encontramos pessoas ricas de talentos... de estudos, tempo e recursos... mas não se doam aos outros... Dizem que não têm tempo... não têm jeito... e não fazem nada pela comunidade...
No entanto, encontramos pessoas pobres, humildes, muito ocupadas... e com pouco ou nenhum estudo, que se entregam com generosidade a serviço da Comunidade: nos movimentos e no serviço de caridade...
No fim da nossa vida, o que é que desejamos ouvir?
"Servo bom e fiel... vem participar da minha alegria..." ou
"Servo mau e preguiçoso... Servo inútil...


A Escolha é minha!...



Padre Amaro Jorge scj






Para Meditar






A RAPOSA E O LENHADOR
Existia um Lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava á noite.
Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como animal de estimação e de sua total confiança.
Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa a cuidar de seu filho.Todas as noites ao regressar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada.
Os vizinhos do Lenhador alertavam que a Raposa era um bicho, um animal selvagem; e portando, não era de confiança.Quando ela sentisse fome comeria a criança.
O Lenhador sempre respondia aos vizinhos que isso era uma grande asneirada. A raposa era sua amiga e jamais faria isso.Os vizinhos insistiam: - "Lenhador abre os olhos! A Raposa vai comer teu filho." - "Quando sentir fome, comerá teu filho! "Um dia o Lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários - ao chegar a casa viu a Raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada ...
O Lenhador sentiu um suor frio e sem pensar duas vezes acertou com o machado na cabeça da raposa ...
Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta.

... O Lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos.Se confias em alguém, não te importes com que os outros pensam, segue sempre o teu caminho e não te deixes influenciar. mas principalmente nunca tomes decisões precipitadas

Notícias da Comunidade
- 9 a 16 Novembro - SEMANA DOS SEMINÁRIOS
“Quem semeia com generosidade assim colherá”
- 16 de Novembro - Domingo: Ofertório das Igrejas destinado aos Seminários.
Ao longo desta semana (de 9 a 16 de Novembro) todos fomos chamados a rezar pelos nossos Seminários como lugar e tempo de formação ao sacerdócio. Seminário é escola viva de apóstolos e espaço para viver aquela experiência de chamamento e envio de Jesus e os Apóstolos. Tenha esta semana sido um forte desafio a ter o Seminário nos nossos corações, nas nossas preces e um convite a muitos jovens a seguir o Senhor com todo o seu coração e juventude.
E porque o Seminário é formado por aqueles que por lá vivem e respondem ao chamamento vamos olhar pelos nossos seminaristas e ajudá-los com a nossa oração e generosidade.

- 16 de Novembro de 2008 às 15,30h: MAGUSTO ABC & COMUNIDADE DE MEDANCELHE
Vamos animar esta tarde de Magusto com castanhas e Jogos tradicionais na Obra ABC, a partir das 15,30h.
Todos são convidados a trazer: CASTANHAS GOLPEADAS (o ideal é serem entregues no domingo de manhã, no fim da missa); SUMO; BOLOS (para quem não goste de castanhas!) ...E MUITA VONTADE DE PARTILHAR E DIVERTIR !

- REUNIÃO DE CATEQUISTAS DE CADA VOLUME:
Evangelho ( Mateus 25,14-30 )

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. 15A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 16Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. 18Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. 19Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. 20O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. 22O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. 23Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. 24Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. 25Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. 26Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. 27Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. 28Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. 29Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. 30E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. No próximo dia 21 de Novembro (6ª feira) às 21,30h nos Salões da Igreja Paroquial haverá reunião para os catequistas dos seguintes volumes: 5º ano e 6º ano.
Os catequistas devem levar para a reunião as respectivas pastas e guias.

- FESTA DO ACOLHIMENTO – 1º ANO DE CATEQUESE
No passado sábado (dia 8 Novembro) celebrou-se a FESTA DO ACOLHIMENTO às cerca de 300 crianças e respectivas famílias da Paróquia de Rio Tinto que entraram este ano para a catequese.
Enquanto os pais se reuniram na Cripta a preparar a celebração, as crianças foram acolhidas na Igreja Matriz pelo Pároco Padre Vidinha, que se apresentou e lhes apresentou os lugares de destaque da Igreja: sacrário, altar, ambão, baptistério, santos... Depois, as crianças dirigiram-se à cripta, já repleta de pais, familiares, e crianças de outros anos, que as ACOLHERAM com muita alegria com o cântico bem ritmado “Amigo Jesus Tu me chamaste”. Foi uma celebração cheia de simbolismo e entusiasmo, que teve o ponto alto no momento dos compromissos: o compromisso dos pais, e depois o das crianças. À pergunta do Padre Vidinha: “E vós, meninos e meninas, quereis vir sempre à catequese?” , a resposta foi um vivo e “gritado” “siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!” que se prolongou por quase meio minuto. Que assim seja! “Deixai vir a mim as criancinhas”… No final da celebração, as crianças mais velhas presentes (do 5º e 6º anos de catequese) entregaram às crianças do 1º ano o seu catecismo “Jesus Gosta de Mim”.
Agora… é papel de toda a COMUNIDADE continuar esta acção de acolhimento que seja encarnação e expressão viva do amor a Deus e aos Homens.


Colaboração de Paula Rocha