24 novembro, 2007

A Mensagem de 25 de Novembro de 2007




«Lembra-Te de mim, Senhor,

quando estiveres no teu reino»


A Palavra


A primeira leitura deste domingo fala-nos do grande rei David, que foi para os israelitas o mesmo que foi o nosso D. Afonso Henriques.
Foi com o rei David que os israelitas viveram o período mais glorioso da sua história: maior território, maior riqueza, maior exército, maior poder.
Mas foi sol de pouca dura porque Salomão, filho de David, e os seus descendentes estragaram tudo …

Poder reconstruir o grande reino de David, tornar-se dominadores do mundo: eis o sonho dos israelitas no tempo de Jesus. Por isso, todos os dias pedem ao Senhor que lhes envie o Messias, o seu Messias …

Porque é que nos é proposto este relato no dia da Solenidade de Cristo Rei?
Porque Ele é a resposta de Deus às orações e às expectativas do seu povo. Ele é o Messias.

Então, porque é que os israelitas não o acolheram?
Porque é que os chefes do povo o mandaram matar em vez de o ungirem como Rei, como os seus antepassados tinham feito com David?
A resposta está no Evangelho.

Os israelitas esperavam um grande rei e sonhavam que seria rico, vestir-se-ia de roupas preciosas, seria forte e sentar-se-ia num trono de ouro. Queriam vê-lo dominar sobre todos os povos e humilhar os inimigos, obrigando-os a prostrar-se aos seus pés e a morder o pó da terra

Estamos no calvário. Jesus está pregado na cruz. Ao seu lado estão dois bandidos. Por cima da cabeça está colocada uma tabuleta que diz: “Este é o Rei dos judeus”. Mas como? Então era este o tão esperado Rei?

Não é possível. Este é apenas um pobre desgraçado. Onde estão os sinais da realeza?
Está pregado numa cruz de madeira; Onde estão os criados para o servir? Onde estão os soldados prontos a obedecer às suas ordens? Diante dele há pessoas que o insultam e fazem troça dele. Não se veste de hábitos luxuosos e está praticamente nu.

Porque é que Jesus não desce da cruz? Porque é que ele não lhes dá a prova que eles exigem? Porque é que não faz o milagre?
Não há dúvida: se Jesus descesse da Cruz, todos acreditariam. Mas acreditariam em quê?
Acreditariam no Deus forte e poderoso, no Deus que derrota e humilha os inimigos, que responde com prodígios às provocações dos ímpios, que incute temor, que não brinca em serviço …
Mas Este não é o Deus de Jesus. Este não é o Pai que Ele testemunhou.
O Deus revelado por Jesus ama a todos, mesmo quem O combate; O Deus revelado por Jesus deixa-se trespassar por Amor.

Pe. Amaro Jorge SCJ


EVANGELHO Lc 23, 35-43
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo:«Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo,se é o Messias de Deus, o Eleito».Também os soldados troçavam d’Ele;aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam:«Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo».Por cima d’Ele havia um letreiro:«Este é o Rei dos judeus».Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificadosinsultava-O, dizendo:«Não és Tu o Messias?Salva-Te a Ti mesmo e a nós também».Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o:«Não temes a Deus,tu que sofres o mesmo suplício?Quanto a nós, fez-se justiça,pois recebemos o castigo das nossas más acções.Mas Ele nada praticou de condenável».E acrescentou:«Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza».Jesus respondeu-lhe:«Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso».

Palavra do Senhor.


Histórias para Meditar


PAI NÃO DESISTE
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados.Tinha ele um único filho, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai sempre o advertia que os seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai entravam nos ouvidos a 100 e saíam a 200 e logo se ia embora sem dar o mínimo de atenção. Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a dela, uma placa com os dizeres: " Para nunca mais desprezares as palavras de teu pai ". Mais tarde chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse: - Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, tomarás conta de tudo o que é meu, e sei qual será teu futuro. Vais deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irás gastar todo dinheiro com teus amigos, irás vender os animais e os bens para te sustentar, e quando não tiveres mais dinheiro, teus amigos vão se afastar. E quando não tiveres mais nada, vais te arrepender amargamente de não me teres dado ouvidos. É por isso que eu construí esta forca; sim, ela é para ti, e quero que me prometas que se acontecer o que eu disse, virás enforcar-te nela. O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse acontecer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito, começou a reflectir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer: Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais. Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu ate lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse: Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada. Então subiu os degraus e colocou a corda no pescoço e disse: Ah! Se eu tivesse uma nova chance... E saltou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia: Essa é a tua nova chance. Eu te Amo muito. Teu Pai.



Notícias

Porque é que a Igreja da Santíssima Trindade não tem Sacrário ?
Estamos habituados a ver nas Igrejas um Sacrário, normalmente atrás do altar
Com uma luz acesa ao lado como sinal de que ali está Jesus Sacramentado.
Mas na celebração da Missa, o ponto central da acção é o altar, ali se realiza o sacrifício eucarístico.
A Igreja da SSª Trindade foi concebida exclusivamente para celebrações litúrgicas, por isso não há a necessidade de um Sacrário na zona do presbitério, há sim por trás deste uma capela de reserva com 3 sacrários.
Quem quiser fazer adoração eucarística tem á sua disposição 3 capelas de reconciliação na parte inferior da igreja cada uma com sacrário

( Pe. Francisco Pereira)(Director do serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário de Fátima)





Amigos (A Mensagem) quer crescer.
Hoje se repararem na última página traz dois endereços de Internet, um é para que visitem, é um Blog, para quem não sabe é como que um jornal que corre mundo está ao alcance de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo desde que tenha acesso à Internet, o outro é nossa caixa de correio para que mandem suas opiniões, noticias, comentários tudo o que quiserem comentar para que assim possamos melhorar nossa folha semanal, agradando ao maior número de pessoas.
Bem sabemos que muitos de vós não tem computador, ou não sabem mexer nessas coisas, pois bem a esses pedimos que se quiserem fazer chegar até nós as suas opiniões poderão faze-lo entregando nas mãos do Sr. Padre Amaro.
Vamos tentar estar todos en sintonía?
Um abraço fraterno no Pai(A Redacção de a Mensagem)