13 setembro, 2008


"Exaltação da Santa Cruz"


Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado nem teria atraído todos a si
A festa da Exaltação da Santa Cruz é a festa da Exaltação do Cristo vencedor da morte e do pecado por seu corpo dado e sangue derramado no alto da cruz. Para o cristianismo a cruz é o símbolo maior de fé, com cujos traços todos nós nos persignamos desde o momento do levantar até o deitar a cada dia. Na cerimónia baptismal o primeiro sinal de acolhida à criança recém-nascida é o sinal-da-cruz traçado em sua fronte pelo Padre, Pais e Padrinhos, sinalando-a para sempre com a marca de Cristo.

A cruz recorda o Cristo crucificado, o sacrifício de sua Paixão, o seu martírio que nos deu a salvação. Por isso é que, desde tempos antiquíssimos, a Igreja passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive, como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, e símbolo mais perfeito da serpente de bronze que Moisés levantou no deserto para curar os israelitas picados pelas cobras porque O Filho do Homem nela levantado cura o homem todo e todos os homens, o corpo e a alma dos que nEle crêem e lhes dá a vida eterna.

A serpente do paraíso trouxe a infelicidade a este mundo com o engodo da igualdade divina com que incitou os pais da humanidade a comerem o fruto da árvore proibida (Gn 3,17-19), e as do deserto provocaram a morte dos filhos de Israel que reclamavam contra Deus e contra Moisés (Nm 21, 4-6). Arrependendo-se do seu pecado, o povo pediu a Moisés que rogasse ao Senhor para livrá-los das serpentes. O Senhor, que é bom e misericordioso, sempre pronto a perdoar, ordenou a Moisés que erguesse no centro do acampamento um poste de madeira com uma serpente de bronze pendurada no alto, dizendo que todo aquele que dirigisse seu olhar para a serpente de bronze se curaria (Nm 21,8-9).

Jesus retoma esses símbolos do passado bem conhecidos pelo povo (serpente, árvore, pecado, morte) para dizer no Evangelho da Liturgia da festa (Jo 3,13-17) que no lugar da serpente de bronze pendurada no alto de um poste de madeira Ele mesmo é quem seria levantado no lenho da cruz. Se o pecado e a morte advieram da insídia e veneno do demónio, nos símbolos da árvore proibida e da serpente do paraíso e do deserto, a bênção, a salvação e a vida eterna advêm do Cristo levantado no alto da cruz de onde Ele atrai a si os olhares de toda a humanidade. Eis porque a Igreja canta na Liturgia Eucarística da festa: “Santa Cruz adorável, de onde a vida brotou, nós, por ti redimidos, te cantamos louvor!” e na Liturgia das Horas: “Mais altaneira do que os cedros, ergue-se a Cruz triunfal: não traz um fruto de morte, traz a vida a todo mortal”







A Mensagem nº 40 de 14-09-08


Evangelho Jo 3,13-17


Deus enviou seu Filho ao mundo



Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. - Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

A Palavra

A Liturgia convida-nos hoje a contemplar a Cruz de Jesus.Alguém poderia estranhar o nome dessa festa: EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Como pode a Igreja propor aos cristãos a exaltação daquilo que foi o instrumento de tortura e morte de Jesus ? O que se exalta na cruz não é a dor, mas a salvação, que ela trouxe. Assim a cruz não é símbolo de morte, mas símbolo de nossa redenção, símbolo de nossa fé cristã.
É a expressão suprema do amor de Deus por nós.
As Leituras são um convite a contemplar esse Deus crucificado
e a deixar-se envolver numa resposta de amor.…
A 1ª Leitura introduz o tema com o episódio da SERPENTE DE BRONZE levantada por Moisés no deserto.
O Povo, em marcha pelo deserto, cansado da longa marcha e enfastiado com um alimento sempre igual (o maná), expressa o seu desagrado contra Deus e contra Moisés. Deus castiga os revoltosos com serpentes venenosas.
Arrependidos, os israelitas pedem perdão. Deus manda Moisés construir uma serpente de bronze e colocá-la num poste. Os que dirigiam o olhar para ela ficavam salvos.
Deus usa o mesmo instrumento que causa morte para salvar a vida do Povo.
Essa serpente é figura da CRUZ, em que CRISTO foi levantado para dar vida a todos.
A 2ª leitura, é um Hino cristológico, que narra a história de Jesus. Jesus, Filho de Deus, despojou-se da grandeza divina e assumiu a condição humana: "Esvaziou-se, humilhou-se, se fez obediente até a morte de CRUZ. Mas Deus o exaltou... tornando-o 'Senhor' do universo
O Evangelho apresenta Jesus, exaltado na Cruz, como fonte de vida e salvação para a humanidade.
Cristo interpreta o episódio da serpente de bronze. Como a serpente erguida por Moisés no deserto, foi sinal de salvação, assim Cristo levantado na cruz será Sinal de salvação
a todos os que nele crerem.
A Cruz não é um amuleto que se carrega ao pescoço para proteção nas doenças ou desventuras;
não é um símbolo colocado no cimo das montanhas para mostrar a conquista do território,
ou nas casas para indicar a sacralidade do ambiente.
É um Sinal: o ponto de referência dos que têm fé e vêem nela a proposta de vida, feita por Cristo ressuscitado.
O olhar a Cristo crucificado revela-nos o verdadeiro rosto de Deus e convida-nos a nos deixar envolver por seu amor. Descobriremos que Deus não é forte e poderoso, mas frágil;
não é vencedor, mas derrotado; não é rico, mas despojado de tudo; não é servido, mas servidor dos homens; não faz o que quer, deixa que os homens façam dele o que querem.
É fraco, vencido, pobre, servo, humilhado... por amor...
E para mim, o que significa a Cruz ?
- Um amuleto para dar sorte ou afastar desgraças?
- Uma jóia que carregamos ao pescoço?
- Um enfeite que penduramos na parede fria de nossas casas?
- Um monumento em lugar turístico?
FIXAR OS OLHOS NO CRUCIFICADO e orientar as nossas escolhas:
Nesta semana, encontra um momento e um local adequado para permanecer sozinho, olhando para o crucificado...


Padre Amaro Jorge scj

Para Meditar

Eu posso fazer mais do que isso
Uma mãe, com apenas 26 anos, parou ao lado do leito de seu filho de 6 anos, que estava a morrer de leucemia. Embora o coração dela estivesse pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação. Como qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse seus sonhos.
Isso não seria possível, por causa da leucemia terminal. Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se transformasse realidade. Ela pegou a mão de seu filho e perguntou-lhe:
"Billy, Já alguma vez já pensas-te o que gostarias de ser quando cresceres? já sonhas-te o que gostarias de fazer com tua vida?"
"Mãe, eu sempre quis ser um bombeiro quando crescer."
A mãe sorriu e disse: Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade."
Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao corpo de bombeiros local, na cidade de Phoenix, Arizona, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração, chamado Bob. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar ao seu filhinho de seis anos uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão.
O bombeiro Bob disse: "Sim, NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!
Se você estiver com seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por um dia . Ele poderá vir para o quartel, comer connosco,e até sair para atender as chamadas de incêndio!"
"E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapéu, com o emblema de nosso batalhão, um casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também. Eles são todos confeccionados aqui mesmo na cidade e conseguiremos isso rapidamente."
Três dias depois, o bombeiro Bob pegou o garoto, vestiu-o com o uniforme de bombeiro e escoltou-o do leito do hospital até o camião dos bombeiros. Billy ficou sentado na parte de trás do camião, e foi levado até o quartel central. Ocorreram três chamados naquele dia na cidade de Phoenix e Billy acompanhou todos os três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes: no camião tanque, na carrinha dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado pelo programa de televisão local. Tendo seu sonho realizado, todo o amor e atenção que lhe foram dispensadas acabaram por tocar Billy, tão profundamente que ele viveu três meses mais que todos os médicos haviam previsto
Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família. Então, ela lembrou-se do dia que Billy tinha passado como um bombeiro, e ligou para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem, para ficar com Billy. O chefe dos bombeiros respondeu:
"NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. E faça-me um favor? Quando ouvir as sirenes e vir as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o corpo de bombeiros vindo visitar, mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E você poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!"
Cinco minutos depois, uma carrinha e um camião com escada Magirus chegaram ao hospital, estenderam a escada até o andar onde estava o garoto e 16 bombeiros subiram pela escada até o quarto de Billy. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram e seguraram e falaram para ele o quanto eles o amavam. Com um sopro final, Billy olhou para o chefe e perguntou:
"Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?"
"Billy, Tu és um dos melhores"- disse o chefe.
Com estas palavras, Billy sorriu e fechou seus olhos pela última vez.

E você, diante do pedido de seus amigos, filhos e parentes, tem respondido "EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO!" ? Reflicta se sua vida tem sido em serviço ao próximo, e tome uma decisão hoje mesmo.
(Esta história é verídica)