20 julho, 2009

A Mensagem nº 83 de 19 de Julho de 2009


Mc 6,30-34


Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse: - Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco. Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.

Reflectindo


O sumário da missão de Jesus


Marcos apresenta, neste texto, mais um sumário da missão de Jesus, agora também registando o retorno dos apóstolos que haviam sido enviados. Estes sumários de missão, que indicam o bom andamento do ministério de Jesus, mostram Jesus cuidando de seus discípulos e em contacto com as multidões carentes, atento às suas necessidades e procurando libertá-las de suas carências e opressões, dirigindo-lhes a palavra. Os Doze, que tinham sido enviados, retornam e contam a Jesus tudo o que fizeram e ensinaram. "Fazer e ensinar" é o próprio estilo de Jesus e sua proposta para a prática missionária. Marcos retoma, então, a observação de que o assédio da multidão não deixava tempo nem para comer (cf. 3,20). Jesus preocupa-se com a recuperação dos discípulos, em lugar que ofereça repouso, depois da fadiga da missão, na oração e na comunicação da palavra. O tema do "comer" prepara também o tema do "pão", que virá a seguir. O "barco" associado à missão é também utilizado para a busca do devido repouso. Marcos, com um texto expressivo, acentua a insistência da multidão: partindo de todas as cidades correram a pé e chegaram antes deles! E diante desta multidão excluída pela classe dirigente do sistema teocrático da Judéia, Jesus enche-se de terna compaixão. Marcos usa a palavra ochlós, que designa o grande número de excluídos e marginalizados, uma confusa maioria de anónimos que se diferenciam da classe dirigente. Eram pessoas prejudicadas pelo sistema político-religioso, tanto do templo de Jerusalém como do Império Romano, que agiam como "pastores que destroem e dispersam o rebanho da minha pastagem" (primeira leitura). Estas pessoas empobrecidas, excluídas das sinagogas e das elites sociais, buscam acolhida em Jesus, que, com sua palavra amorosa, dá-lhes esperança e ânimo. Ele é o bom pastor, que traz a paz e acolhe as multidões sem discriminar ninguém

Para Meditar


O Orgulho de Satanãs


Conta-se que um dia satanás, cheio de orgulho das suas conquistas, prometeu a um católico
de uma destas teologias da libertação que falaria a verdade se ele o acompanhasse num passeio
para conhecer suas obras e suas conquistas.
Então ele iria provar que a Igreja já estava destruída e que o mundo inteiro já era dele.
O dito católico aceitou. Foi assim:
Iam os dois passeando pela rua, quando o católico viu dez demónios, que vinham conversando
pela rua fora. Pareciam muito contentes e entusiasmados! Que tem eles, que parecem tão felizes, perguntou o católico? Há, disse o maligno, estes dez são meus seguidores mais ladinos.São os meus doutores em “teologia”.
Eles estão regressando da reunião onde foi feito o novo catecismo da Igreja Católica.
Deu tudo certo! Acabamos com aquele maldito e antigo “Meu Pequeno Catecismo”e introduzimos um “novo”.
Ficou agora com muito mais aulas de sexo, Educação Cívica e Estatística do que de religião.
Fala mais de amizade, que de Jesus e... daquela Senhora. Fala menos de Jesus Eucarístico e mais delibertação e cidadania. As crianças vão continuar a comungar só aos 12 anos e não aos 7 como devia ser.
Uma grande vitória! Tem até três aulas de ecologia. Há! Há! Há! Riu o maligno! Seguiram adiante! Logo encontraram outros três demónios e estes não pareciam assim tão satisfeitos! Que se passou com estes, perguntou o católico? Ah! Estes estão regressando da reunião onde aprovaram o texto da Via Sacra deste ano.
Eles estão furiosos, porque não conseguiram tirar aquela velha e surrada jaculatória do início de cada estação.
“Nós vos adoramos...Senhor” ! E que tem isso a ver? É que eu não aceito que se diga isso. Eu não quero que adorema Deus mas a mim.
Já o resto inteiro ficou bom. Fala em desempregados, em milhares de mortos, em “sem terra”, em “sem casa”
e tudo o mais. Lá eles tratam apenas dos problemas do bairro que se deveria até discutir nas associações de moradores.
Isso quer dizer que eles vão lá na frente de Cristo contar os seus pecados como se Deus fosse o culpado deles
E não o inverso. Eles deviam é ir lá chorar amargamente todos os seus próprios pecados, pelos quais Cristo morreu.
E isso faz Jesus sofrer ainda mais! Tá Ótimo! Seguindo foram visitar algumas igrejas. Na primeira delas, uma multidão de pessoas, ouvia-se discursos inflamados,
aplausos... mas estranhamente havia apenas um velho demónio fumando cachimbo lá no alto da torre da Igreja. Porque, só um demónio e tão tranquilo, se há tanta gente rezando? Que rezando que nada! Esse é o pessoal de uma tal teologia revolucionária discutindo se vão ou não fazer greve,
e manifestação. Eles só discutem “neoliberalismo” e “política excludente”. Eles só sabem falar mal
e axincalhar os outros, mas salvar almas, nada. Esse pessoal é político partidário, e Jesus nunca foi político.
Ele sempre expulsou nos meus farisesus, saduceus e zelotes... que tanto me ajudaram! E afinal, elespróprios não passam de fariseus, porque falam, falam, mas não fazem nada! Vivem todos gordos e bem alimentados...
instigando os outros procurar conflitos no trabalho exiginda o que ás vezes nem são seus direitos.. Não pode ser eu estou ouvindo eles falarem em Jesus!
Que Jesus, coisa nenhuma! Esse Jesus que eles falam é um revolucionário anti-cristão. Um sujeito
que é capaz de pegar numa foice e sair matando gente numa invasão de terra. Se Jesus tivesse aprovadotal aberração doutrinária, eu já teria degolado todos os homens da terra e levado o mundo inteiro para a minha casa! Então para que é aquele velho diabo lá na torre? Simples precaução! Apenas para evitar que alguém tenha amaldita idéia de rezar um Pai Nosso no começo ou no fim de uma reunião destas! Se alguém dali quiser rezar,
ele tira-lhe logo essa ideia da cabeça! Mas tem gente boa no meio deles! Sim, mas tem muito mais gente manipulada e iludida pelos meus. Veja que um dos seus expoentes é um
padre falido, que largou a batina para viver amantizado. Como é que eles podem achar que este homem
é uma árvore de bons frutos? Veja o anel preto que eles usam nos dedos. Este é o anel da opção pelo mundo.
Da opção deles pelo meu Reino, porque aqui mando eu! Eles, de certa forma, trabalham é para mim.Há, Há, Há! Então foram a outra Igreja. Quando lá chegaram havia um milhão de demónios voando ao redor, todos espavoridos
e gritando desesperados... Que é isso, perguntou o católico, e porque gritam tanto? Arre, disse o maligno, isso é por causa de uma velhinha que está lá rezando o Terço diante do Sacrário.
E a cada vez que essa velha pronuncia o nome de Jesus e... da tal Senhora, , então meus galfarros tem que
gritar assim apavorados, pois essa oração é a que mais nos mete medo. Assim não dá, disse o maligno! Temos que fazer esta velha parar de rezar,
Porque senão ela acaba com o meu reino neste mundo!

Com Interesse


Igreja da Santíssima Trindade vence prémio internacionalSantuário felicita Eng. Mota Freitas e equipa projectista


A Igreja da Santíssima Trindade, do Santuário de Fátima, recebeu o prémio «Outstanding Structure 2009» (Excelente Estrutura 2009), atribuído pela Associação Internacional para a Engenharia de Pontes e Estruturas (IABSE), que junta 4 mil membros de 100 países e é considerado como o Nobel da Engenharia Civil, por representar o reconhecimento das mais notáveis, inovativas, criativas ou estimulantes estruturas nos últimos anos.
A cerimónia de entrega do galardão ao responsável pelo projecto de estrutura, engenheiro José Mota Freitas (na foto), e à sua equipa, terá lugar a 9 de Setembro, na cerimónia de abertura do 33º Congresso da IABSE, em Banguecoque, Tailândia.


25 e 26 de JulhoDia de S. Joaquim e de Santa Ana, avós de Jesus, celebrado em Fátima


- Dia dos Avós celebrado em Fátima - Para celebrar a festa litúrgica de S. Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, avós de Jesus, no dia 26 de Julho, o Santuário de Fátima, com a colaboração do Movimento da Mensagem de Fátima, prepara a realização de um encontro-peregrinação no santuário, no fim-de-semana de 25 e 26.
O programa é aberto à participação de todos os avós e netos, e gratuito. Está a ser preparado e incluiu vários momentos de reflexão e celebrações litúrgicas, a saber:
Dia 25 - Sábado15:00 – Filme na Casa de Nossa Senhora das Dores (Santuário) e reflexão.17:00 – Sacramento da Reconciliação21:30 – Rosário na Capelinha e procissão de velas.
Dia 26 - Domingo08:30 – Adoração ao Santíssimo.10:00 – Rosário e missa no Recinto do Santuário, presidida por D. Augusto César
Em caso de necessidade, e consoante a disponibilidade, aceitam-se inscrições para alojamento e/ou refeição no Santuário, que serão pagos. Nestes casos, a inscrição deve ser efectuada através do contacto com o Secretariado do Movimento da Mensagem de Fátima (mmf@fatima.pt Tel. /fax 249 539 679).
Sugestão, para a Tarde - Avós e Netos juntos no Museu
Para o resto da tarde de domingo o Santuário sugere a participação dos avós e dos netos em uma iniciativa de âmbito mais cultural e lúdico, organizada pelo Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima: “Dia dos Avós – Avós e Netos juntos no Museu”.
Com sessões gratuitas, num dos seguintes horários: 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, segundo anuncia este museu propriedade do Instituto da Consolata, “os avós e netos que visitarem juntos o museu na tarde de domingo 26 de Julho, terão à sua espera um Teatro de Fantoches, um filme animado sobre a vida dos avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim”, entre outras iniciativas.
(Página oficial do Santuário)

Lembramos que na capela do ABC temos como Padroeiro (S. Joaquim)