06 julho, 2009

Com Interesse

AS CORES DOS PARAMENTOS LITÚRGICOS E SEU SIGNIFICADO

A liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva, através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição.
BRANCA - Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.
VERDE - Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento.
VERMELHA - Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio (lembrando o sangue dos Márties). É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires, bem como no Domigo da Paixão e Sexta-Feira Santa. (Antigamente, na Sexta-Feira Santa usava-se o preto, que hoje está em desuso
ROXA - Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Trinta e oito Legionários de Cristo ordenados diáconos em Roma,
Provenientes de 9 países
na Capela do Centro de Estudos Superiores de Roma, realizou-se a celebração para a ordenação diaconal de 38 Legionários de Cristo. O rito foi presidido por Dom Mauro Piacenza, Secretário da Congregação para o Clero. Como concelebrantes, entre outros, o Padre Álvaro Corcuera, L.C., Diretor Geral dos Legionários de Cristo e do movimento Regnum Christi, e o seu Vigário Geral Padre Luis Garza, L.C.Os novos diáconos são provenientes de 9 Países: Brasil (2), Canadá (2), República Tcheca (1), Espanha (6), Itália (1), México (19), Estados Unidos (5), Venezuela (1) e Vietnã (1). Entre eles há dois médicos, três engenheiros, um jornalista, um doutor em Bioética e um especialista nas obras de Tolkien. Jiři Brabec será o primeiro diácono da Congregação dos Legionários de Cristo originário da República Tcheca. Outros Legionários de Cristo foram ordenados diáconos nas últimas semanas em várias cidades do México, dos Estados Unidos, da Espanha e da Alemanha. Em breve haverá outras ordenações diaconais também na França e na América do Sul. Atualmente, a Congregação dos Legionários di Cristo è presente in 22 Países, com 800 sacerdotes e 2600 seminaristas. Conta com 127 casas religiosas e dirige mais de 240 centros educativos. (S.L.) (Agência Fides 30/6/2009)

MAIS UM PASSO RUMO À BEATIFICAÇÃO DE JPII
Cidade do Vaticano, 03 jul (RV) - Uma comissão de teólogos aprovou na última terça-feira, a chamada ‘Positio super virtutibus' (posição sobre as virtudes do fiel) do Papa João Paulo II, o que representa mais um passo no processo de beatificação de Karol Wojtyla.

OBAMA: PAPA É MUITO MAIS QUE UM CHEFE DE ESTADO
Washington, 03 jul (RV) - "Bento XVI é muito mais que um chefe de Estado." Palavras do presidente norte-americano, Barak Obama, em entrevista concedida na Casa Branca a um restrito grupo de jornalistas, entre os quais uma correspondente da Rádio Vaticano.