11 julho, 2009

Laços de Comunidade

A Nossa Comunidade em Festa

Confesso que fui tentado a colocar como título deste artigo (Comunidade Orgulhosa), mas lembrando de palavras ditas pela Angelita (O Orgulho é dos maiores pecados), optei por não o fazer.
Mas a verdade é que nossa comunidade deve estar agradecida a Deus e sua Mãe Maria Santíssima, por ter tido o privilégio de contar durante muito tempo com a presença da Angelita, onde deixou algumas de suas raízes, (Mãe, Irmãos e Tia), quem não se lembra dela ainda estudante durante a semana correr manhã cedo para a capela do ABC assistir á eucaristia celebrada pelo saudoso Padre Luís Sabini, acabada esta ir a correr para a faculdade, Angelita sempre com um sorriso e uma palavra amiga para todos.
A Angelita não tem parado, através da Aliança de Santa Maria por todo o País e outras partes do Mundo, anunciando a Mensagem de Fátima, Agora distinguida com a honra de vice postulante para a canonização dos pastorinhos, que ela tanto ama, partilhamos com ela esta alegria e de certeza que a iremos acompanhar com nossas orações.
(Existe na nossa comunidade um grupo de oração ligado á Aliança de Santa Maria (Luzeiro de Santa Maria)
Angelita, obrigado pelo que é e pelo que faz.

(A Redacção de A Mensagem)



Nova responsável pela canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto
A religiosa Ângela de Fátima Coelho, da congregação Aliança de Santa Maria, foi nomeada adjunta, com direito a sucessão, do vice-postulador da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, anunciou hoje a Diocese de Leiria-Fátima.
Segundo o decreto de nomeação, a responsável vai partilhar estas funções com o padre Luís Kondor, de 81 anos, que desde 1960 é responsável por este trabalho e se encontra doente há vários meses.
À Agência Lusa, a religiosa, de 38 anos, disse que “a primeira meta” do seu trabalho é a canonização dos videntes de Fátima.
“A prioridade é chegar à canonização de Francisco e Jacinta Marto”, sublinhou Ângela de Fátima Coelho, acrescentando que, para tal, “é necessário promover, cada vez mais, o culto da vida e da piedade cristã dos pastorinhos”.
Afirmando-se “surpresa” pelo convite endereçado pelo postulador da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta Marto, padre Paolo Molinari, e pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a religiosa adiantou que vai continuar o trabalho de “divulgação” da vida dos videntes e de “dinamização” da causa.
A freira, superiora da comunidade de Fátima da Aliança de Santa Maria, congregação que tem como “carisma evangelizar através do Imaculado Coração de Maria, difundindo a mensagem de Fátima”, considerou a este propósito que a nomeação “é a cereja em cima do bolo”.
A responsável explicou que já “colaborava pontualmente” com o sacerdote Luís Kondor, sobretudo na “orientação de graças” que chegavam à Vice-postulação, sediada em Fátima.
As novas funções da religiosa incluem também a responsabilidade directa pelo “Secretariado dos Pastorinhos”, no qual passa por orientar uma equipa de colaboradores cuja missão é promover no mundo o conhecimento e a devoção aos videntes de Fátima, informou ainda a Diocese de Leiria-Fátima.
De acordo com a diocese, a Vice-Postulação tem como missão promover o processo de canonização, recolhendo testemunhos e divulgando a devoção aos beatos.
Já o trabalho do vice-postulador passa por estudar a vida dos candidatos à canonização, a sua fama de santidade e a sua intercessão por meio das graças alcançadas, sendo nas causas de canonização ou beatificação, o mais importante colaborador do bispo e do Vaticano.
Natural de Baião, Ângela de Fátima Coelho licenciou-se em Medicina, no Porto, e depois tirou o curso de Ciências Religiosas em Madrid, tendo entrado para a congregação da Aliança de Santa Maria em 1995.
A religiosa é médica no Hospital de Santo André, em Leiria, e professora na diocese e em Aveiro.
Os videntes Francisco e Jacinta Marto foram beatificados em Maio do ano 2000, em Fátima, pelo Papa João Paulo II.
Esta cerimónia acabou por desencadear o processo de canonização, na sequência da suposta cura milagrosa de uma criança que padecia de diabetes.
Na ocasião, a mãe, emigrante portuguesa na Suíça, segurou o filho enquanto assistia, pela televisão, às cerimónias de beatificação.
Contudo, com base no “parecer dos médicos da Congregação para a Causa dos Santos, [a cura] não pode ser considerada um milagre”, declarou, em Maio do ano passado o responsável da congregação, D. José Saraiva Martins, em Fátima.

Breve entrevista à Irmã Ãngela"

É uma alegria poder trabalhar naquilo que é o coração do carisma da minha congregação
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, a Irmã Ângela Coelho fala sobre as novas responsabilidades que esta nomeação lhe trará. Sobre Francisco e Jacinta Marto, sublinha ser fundamental continuar-se a recolha de testemunhos e a promoção da devoção aos Beatos de Fátima, salientando a sua importância para a piedade dos cristãos
1. Como acolheu esta nomeação?
Acolhi com surpresa, com alegria e com sentido de responsabilidade.
Com surpresa porque, na verdade, não estava absolutamente à espera desta nomeação.
Com alegria porque amo os Bem-aventurados Francisco e a Jacinta, uma vez que o carisma da minha congregação, Aliança de Santa Maria, é cooperar na nova evangelização através do Coração Imaculado de Maria, difundindo a Mensagem de Fátima. E os Pastorinhos são parte integrante da Mensagem de Fátima. Logo, é uma alegria poder trabalhar naquilo que é o coração do carisma da minha congregação.
Com sentido de responsabilidade porque sei que muito me é confiado, quer por parte do Sr. Bispo D. António Marto, quer pelo Postulador em Roma.
2. Já colaborava no Secretariado dos Pastorinhos. Como é trabalhar com o Sr. P. Kondor?
De facto, colaboro com o Sr. P. Kondor desde há 9 anos. Ao longo deste tempo pude testemunhar a sua entrega incansável à Causa do Francisco e da Jacinta e pude aprender da sua muita experiência acumulada ao longo de mais de 40 anos. Talvez a nomeação seja fruto desta colaboração, onde tomei conhecimento dos processos e da forma de se trabalhar numa causa de canonização.
3. Em que fase está o processo? Quais os próximos passos?
Após a beatificação, que, como sabemos, ocorreu em 2000, o objectivo seguinte é a canonização. Para isso, é necessário um milagre. Este é o passo mais concreto a dar. Contudo, paralelamente, e para alcançar essa finalidade, é necessário dinamizar a divulgação da vida dos Pastorinhos, das suas virtudes, daquilo que foram e que os torna modelos de vida cristã, para os adultos e para as crianças. É fundamental recolher testemunhos e promover a devoção aos Beatos Francisco e Jacinta Marto, salientando a sua importância para a piedade dos cristãos.
4. O secretariado pretende dar continuação ao trabalho da divulgação da Mensagem de Fátima?
Claro que sim. A vida da Francisco e da Jacinta e a Mensagem de Fátima são como que duas faces de uma só moeda. Uma não se entende sem a outra!
Divulgar a Mensagem de Fátima é a melhor forma de dar a conhecer a vida do Francisco e da Jacinta. É, pois, de todo o interesse, a difusão das Memórias da Ir. Lúcia, do Boletim dos Pastorinhos e de todas as publicações que formos considerando importantes neste âmbito.
5. Como encara esta novidade na sua vida religiosa, médica, conferencista, formadora e agora vice-postuladora?Bem, o facto de ser religiosa de uma congregação cujo carisma é precisamente a Mensagem de Fátima é providencial. Por outro lado, as conferências que tenho feito ao longo dos anos, na sua maioria são acerca da Mensagem de Fátima e dos Videntes, o que me permite já ter algum conhecimento e experiência, que serão importantes para o trabalho nesta Causa. Por outro lado, a medicina é sempre uma mais valia num trabalho deste género. Enfim, o saber que fui acumulando ao longo dos 10 anos de formadora também me ajudou a ser um pouco do que sou como religiosa. E confio à intercessão do Francisco e da Jacinta todo o trabalho na Causa… penso que eles ainda estão mais interessados do que eu no seu bom andamento!

(Página Oficial do Santuário )