09 maio, 2009

A Palavra





«Quem permanece em Mim dá muito fruto»

Os gestos e as palavras de Jesus, deste domingo, representam as suas últimas indicações, o seu "testamento". Os discípulos recebem, aqui, as coordenadas para poderem continuar no mundo a missão de Jesus.
Neste texto de São João, o evangelista serve-se de elementos simbólicos como a videira, os ramos, o agricultor e o fruto. Com estes elementos simbólicos o evangelista põe em realce a relação entre Jesus-videira, Pai-agricultor e a comunidade dos discípulos como os ramos.
A vinha é a planta pela qual o agricultor tem mais predilecção porque dessa produz o vinho da alegria. Jesus retoma a imagem do antigo testamento para recordar que na antiga aliança Deus vinha apresentado como o dono da vinha e no novo testamento Cristo identifica-se com a videira: «Eu sou a verdadeira vide». Deus vive no meio de nós não como patrão mas como seiva vital. Jesus é a seiva vital do mundo, que dá vida!

«Eu sou a verdadeira vide»: uma afirmação semelhante a tantas outras como: «Eu sou o verdadeiro pão do céu», «eu sou a luz do mundo». Estas afirmações têm um denotado tom polémico mas em todas, Jesus revela-se a si próprio como aquele que está disposto a dar-se totalmente.

«para que dê ainda mais fruto». Aqui está o centro da mensagem de hoje. Deus chama-nos a frutificar, a dar fruto. Ele para nós tem um projecto de salvação, ele conta connosco, ele precisa de nós aqui e agora. Sou chamado assim a dar fruto porque os ramos da vinha, os ramos das árvores dão fruto. Dar fruto exige também deixar-se cultivar, deixar que o agricultor prepare tudo para a produção. Neste sentido a mensagem oferecida na simbologia da poda.

Ajuda-nos Senhor a descobrir que de vez em quando temos que “podar” a nossa vida e recomeçar de novo da verdadeira vide. Ajuda-nos Senhor a descobrir-te nosso agricultor e ajuda-nos a descobrir em ti a verdadeira cepa que nos leva a dar frutos.

«para que dê ainda mais fruto». Este é também o objectivo das grandes empresas que apostam seriamente em crescer, que reflectem com balanços e novos projectos. Porque não reflectir hoje sobre o meu projecto pessoal de vida, que é aquela bússola que orienta o meu caminho? Se já reflecti no passado sobre o meu projecto posso fazer uma revisão deste, senão é uma boa oportunidade para começar a elaborar o projecto pessoal de vida à luz da fé.

Padre Amaro Jorge scj