08 fevereiro, 2009

Com Interesse

Dia Mundial do Doente assinalado em Fátima
No próximo dia 11 de Fevereiro, aniversário da aparição de Nossa Senhora em Lourdes, França, a Igreja Católica celebra do Dia Mundial do Doente. No Santuário de Fátima, por iniciativa do Centro Voluntários do Sofrimento e do Serviço Diocesano de Pastoral da Saúde, será celebrada, às 15h30, na Capelinha das Aparições, a Eucaristia pelos doentes.
Preside à celebração o Padre Adelino Guarda, Director do Serviço de Pastoral da Saúde da Diocese de Leiria-Fátima.
Secretário de Estado do Vaticano critica aborto e eutanásia na Espanha
O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, abordou em Madrid as questões do aborto, eutanásia, casamento homossexual e divórcio, dizendo que a "dignidade do ser humano exige o respeito à vida desde a sua concepção até o seu ocaso natural".
O número dois do Papa acrescentou que "a vida familiar está fundada sobre o casamento de um homem e uma mulher, unidos por um vínculo indissolúvel, livremente contraído".
D. Bertone falava durante a conferência "Os Direitos Humanos no Magistério de Bento XVI", por ele proferida na sede da Conferência Episcopal Espanhola.
A iniciativa encerrou uma visita de dois dias à Espanha na qual se reuniu com o rei Juan Carlos I, com o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, e outros membros do governo espanhol

Festa da Apresentação do Senhor celebrada no Santuário de Fátima
No dia da Festa da Apresentação de Jesus no Templo e da Purificação da Virgem Santa Maria, Dia dos Consagrados, 2 de Fevereiro, padres, religiosos e religiosas, e muitos leigos, juntaram-se no Santuário de Fátima, onde rezaram pelas vocações e em especial pelos consagrados que este ano celebram o jubileu.
A tarde começou com a bênção e aspersão das velas, na Capelinha das Aparições, e, após uma procissão, seguiu-se a concelebração Eucarística, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, e concelebrada por mais de uma dezena de sacerdotes, incluindo o Pároco de Fátima, Padre Rui Marto.

Adeus a D. António dos Reis Rodrigues
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, enalteceu hoje as qualidades de D. António Reis Rodrigues, falecido na passada Terça-feira, aos 90 anos de idade.
Na homilia da Missa exequial a que presidiu esta Quinta-feira, na Sé Patriarcal, D. José Policarpo falou da missão do falecido Bispo Auxiliar emérito, considerando que a morte é “o último acto neste mundo da missão apostólica do Senhor D. António”.