08 fevereiro, 2009

Para Meditar


Árvore dos problemas
Eu tinha contratado um carpinteiro para me ajudar a consertar um armário.
No fim o dia dele não tinha sido nada fácil:
Trabalhou duro, sua máquina de cortar madeira estragou-se, ele perdeu uma hora de trabalho a tentar arranja-la, e na hora de sair, seu velho camião negava-se a arrancar.
Peguei no meu carro e levei-o a casa.
Ele sentado ao meu lado não falou o tempo todo.
Quando chegamos, convidou-me para conhecer sua família.
Caminhando até a porta, ele parou um momento diante de uma pequena árvore e tocou-a, com suas mãos nas pontas dos galhos.
Quando se abriu a porta, aconteceu a transformação: a cara dele estava bem iluminada por um grande sorriso. Abraçou o filho e deu um beijo em sua esposa.
Mais tarde ele me acompanhou até o carro.
Quando passamos perto da árvore, fiquei curioso e perguntei-lhe sobre o que tinha observado antes, porque tinha passado a mão pelos ramos da árvore.
Oh, esta é a minha árvore de problemas, respondeu ele.
Sei que não tenho como evitar problemas no trabalho, mas de uma coisa eu sei: eles não pertence à minha casa nem à minha esposa, nem aos meus filhos Por isso, eu simplesmente os penduro na árvore quando chego em casa de noite. Na manhã seguinte, eu os recolho de novo.
Continuou ele falando:

O engraçado é, disse ele sorrindo, que, quando saio de manhã para recolhe-los, nunca há tantos problemas como me lembro de ter colocado na noite anterior....