26 dezembro, 2009

Mensagem de Natal


O SENHOR HÁ-DE VIR!
Mas será verdade que Cristo virá algum dia? Virá hoje neste mundo e neste tempo ao nosso encontro? Onde estão os sinais? Será que eles aparecem no nosso mundo?Onde está a paz, a justiça, o respeito pela pessoa humana, a liberdade, sinceridade, a verdade...? Onde está o amor entre todos os homens?Olhem à vossa volta. Olhem o mundo e os homens. Onde é que Ele pode nascer?Jesus nasce hoje aqui…E nasce no mundo inteiro onde se continua a não respeitar os direitos do homem, onde se continua a destruir a natureza, onde a corrupção aumenta cada vez mais, onde o ter vale mais que o ser, a mentira mais que a verdade, a vingança mais que a compaixão, o ódio mais que o amor...Jesus nasce hoje aqui!
Mas Jesus não nasce só ali, em terras distantes, longe de nós.Nasce no meio do nosso pecado.Nasce entre os marginais que não encontram ou não querem ajuda para se libertar.Nasce no meio dos Bairro do Lagarteiro e do Cerco, dos quais nós desviamos o olhar.Nasce no meio da solidão dos idosos porque nós não nos queremos "chatear".Nasce no meio das famílias desavindas porque não têm tempo para dialogar.Nasce no meio de uma juventude que se deixa enrolar no fácil, no superficial e na futilidade.
Nasce aqui, na paróquia de Rio Tinto, no meio da inimizade, agressividade, tensão, guerras de poder e influência, que os cristãos vão alimentando.
Nasce também hoje aqui nesta terra onde nós ainda não somos irmãos uns dos outros e onde falta muito para a paz reinar nos nossos corações, e para sermos capazes de ser comunidade. Jesus nasce hoje aqui!
Se eu soubesse construir a paz à tua volta mais do que as desavenças...Se eu soubesse construir mais que destruir...Se soubesse acreditar mais em vez de desconfiar...EU! Sim, eu mesmo que estou aqui! Se eu soubesse acolher em vez de querer dominar…Se eu soubesse desculpar mais em vez de guardar ressentimento...Se eu soubesse fazer luz onde existe escuridão...Se Ele nascesse, haveria de permanecer no meu coração, e iluminar a minha vida...E a sua luz espalhar-se-ia pelos outros homens meus irmãos...E transformaria a escuridão do mundo em dia radioso de Sol no qual as trevas não poderiam penetrar, no qual a noite não teria mais lugar, no qual o pecado, que vem desde o início do mundo, seria finalmente desfeito e não mais nos atingiria.Quando o Menino nascer no monte sozinho, na noite da paz.
Quando o mistério se abrir e a terra trouxer o fruto do Céu.
E quando a palavra habitar no mundo, ardendo em ânsias de amor...
Então saberei, saberás, saberemos que o sol não mais morrerá.

Padre Amaro Jorge SCJ