13 janeiro, 2009

Reflectindo

¨ No episódio do baptismo, Jesus aparece como o Filho amado, que o Pai enviou ao
encontro dos homens para os libertar e para os inserir numa dinâmica de
comunhão e de vida nova. Nessa cena revela-se, portanto, a preocupação de
Deus e o imenso amor que Ele nos dedica… É bonita esta história de um Deus
que envia o próprio Filho ao mundo, que pede a esse Filho que Se solidarize com
as dores e limitações dos homens e que, através da acção do Filho, reconcilia os
homens consigo e fá-los chegar à vida em plenitude. Aquilo que nos é pedido é
que correspondamos ao amor do Pai, acolhendo a sua oferta de salvação e
seguindo Jesus no amor, na entrega, no dom da vida. Ora, no dia do nosso
baptismo, comprometemo-nos com esse projecto… Temos, depois disso,
renovado diariamente o nosso compromisso e percorrido, com coerência, esse
caminho que Jesus veio propor-nos?
¨ A celebração do baptismo do Senhor leva-nos até um Jesus que assume
plenamente a sua condição de “Filho” e que se faz obediente ao Pai, cumprindo
integralmente o projecto do Pai de dar vida ao homem. É esta mesma atitude de
obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta que eu assumo
na minha relação com Deus? O projecto de Deus é, para mim, mais importante de
que os meus projectos pessoais ou do que os desafios que o mundo me faz?
¨ O episódio do baptismo de Jesus coloca-nos frente a frente com um Deus que
aceitou identificar-Se com o homem, partilhar a sua humanidade e fragilidade, a
fim de oferecer ao homem um caminho de liberdade e de vida plena. Eu, filho
deste Deus, aceito ir ao encontro dos meus irmãos mais desfavorecidos e
estender-lhes a mão? Partilho a sorte dos pobres, dos sofredores, dos
injustiçados, sofro na alma as suas dores, aceito identificar-me com eles e
participar dos seus sofrimentos, a fim de melhor os ajudar a conquistar a liberdade
e a vida plena? Não tenho medo de me sujar ao lado dos pecadores, dos
marginalizados, se isso contribuir para os promover e para lhes dar mais dignidade
e mais esperança?
¨ No baptismo, Jesus tomou consciência da sua missão (essa missão que o Pai Lhe confiou), recebeu o Espírito e partiu em viagem pelos caminhos poeirentos da
Palestina, a testemunhar o projecto libertador do Pai. Eu, que no baptismo aderi a
Jesus e recebi o Espírito que me capacitou para a missão, tenho sido uma
testemunha séria e comprometida desse programa em que Jesus Se empenhou e
pelo qual Ele deu a vida?

(da página dos Dheonianos)