19 abril, 2008

Notícias da Comunidade

- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008: «A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
5º DOMINGO DE PÁSCOA: propósito = CONHECER
(COR: ROSA CLARO)
O pedaço de evangelho que escutamos este Domingo pertence ao que se chama o “discurso da despedida” de Jesus no evangelho de João, uma espécie de “testamento espiritual” que Jesus deixa aos discípulos.
Por causa de Jesus, o Amor de Deus não pode mais ser entendido como uma coisa abstracta! “Quem me vê, vê o Pai!” Não podemos inventar… Porque nele se revela inteiramente “o jeito” de Deus, nas suas preferências, naqueles com quem se dava, nas parábolas que contava, nas regras que quebrava e nas palavras que anunciava, no modo como tocava as pessoas, na maneira como entendia o poder, a liberdade, a verdade e a fé… Não podemos falar de um Deus em nome de Jesus que esteja distante desta sua maneira concreta de viver e actuar, porque é aí que Ele se revela e se propõe a todos, não como uma divindade se propõe a uma parcela humana, mas como um Pai se dá a uma multidão de filhos a quem se propõe sentar à Mesa “lá de Casa”…
- Actividades (desafio em família):
● Procurar, em família, saber mais sobre a Pessoa de Cristo – verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
● Assumir compromisso (PPPA*) concreto para melhor conhecer Jesus Cristo.
*Pouco, Pequeno, Possível e Avaliável
- RETIRO DE CATEQUISTAS DA PARÓQUIA DE RIO TINTO
. Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Abril irá realizar-se um retiro (organizado pelo Secretariado Diocesano de Educação Cristã do Porto), para os catequistas da Diocese do Porto, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde. Um grupo de cerca de 15 catequistas da Paróquia de Rio Tinto irá estar presente neste retiro.
Que o Espírito Santo os guie e ilumine nesta caminhada de Fé, para que os frutos desse retiro espiritual floresçam depois nas comunidades catequéticas.
- NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA (DIAS 26 E 27 DE ABRIL) NÃO HAVERÁ CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA NA CAPELA DA LAPA NEM NA CAPELA DA OBRA ABC (nem a de sábado às 20,30h na Lapa, nem no domingo a das 9,00h nem a das 10,30h)
Para que nenhum cristão da nossa comunidade fique sem participar na Eucaristia, recorda-se os horários das Eucaristias dominicais na Paróquia de Rio Tinto: ao sábado às 17h (eucaristia com crianças) e às 19h; ao domingo às 9h, às 11h e às 19h.
- ESTANDARTE A NOSSA SENHORA
. Neste momento, já temos o valor necessário para a compra do Estandarte que utilizaremos nas procissões a Nossa Senhora na nossa comunidade, e para o qual todos nós contribuímos. Falta-nos somente o valor para a compra dos respectivos candeeiros.
- Procissão de S. Bento - dia 03 de Julho de 2008
. Os pais que pretendam que os filhos participem nesta procissão, devem pedir junto dos catequistas dos seus filhos a respectiva ficha de inscrição, e preenchê-la de forma a indicar os seus dados de contacto para a comissão de Festas poder organizar atempada e devidamente este evento.
Colaboração de Paula Rocha (Centro de Catequese )