07 dezembro, 2007

A Mensagem Especial(Nª Srª da Conceição 08/12/07

Imaculada Conceição
No Catolicismo, Nossa Senhora da Conceição é uma das manifestações de Maria, mãe de Jesus. Em Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado a 8 de Dezembro, feriado nacional. A 25 de Março do ano de 1646, João IV de Portugal fez uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou padroeira e rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a virgem tinha esse direito. Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está pousada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim.

PADROEIRA DE PORTUGALNas Cortes de Lisboa de 1645-1646, em 25 de Março de 1646 declarou El-Rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
D. João IV não foi o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção da Virgem Maria, apenas tornou permanente uma devoção a que os reis portugueses recorriam em momentos críticos para o reino: D. João I já tinha deixado nas portas da capital uma inscrição louvando a Virgem, e mandado construir o Convento da Batalha, na Batalha, e seu companheiro, D. Nuno Álvares Pereira, mandado construir o Convento do Carmo, em Lisboa.


Oração a Nossa Senhora da Conceição
Ao olharmos para Ti,
Virgem escolhida e repleta de Graça,
nós, peregrinos sobre a terra,
vemos realizar-se a promessa da imortalidade
na plena comunhão com Deus.
Em Ti, Mãe dos viventes,
realizou-se, como primícias de glória,
a palavra do Apóstolo:
o Senhor Jesus "destruiu a morte
e fez brilhar a vida e a imortalidade".

Eis por que, neste dia,
estamos de novo aos teus pés,
Imaculada cheia de Graça,
para Te suplicarmos,
fazendo-nos voz do inteiro povo cristão,
que acolhas a nossa homenagem,
expressão da nossa fé e da nossa devoção,
enquanto, com íntima gratidão,
transmitimos ao próximo milénio
a bonita tradição
deste devoto encontro Contigo.
E Tu, Imaculada Virgem Maria,
roga por nós


Consagração a Nossa Senhora

Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus,
ó Virgem Dulcíssima:
eu vos ofereço
meu coração
para que o conserveis intacto,
como Vosso Coração Imaculado.
Eu vos ofereço a minha inteligência,
para que ela conceba
apenas pensamentos de paz e bondade,
de pureza e verdade.
Eu vos ofereço minha vontade,
para que ela se mantenha viva
e generosa ao serviço de Deus.
Eu vos ofereço meu trabalho,
minhas dores, meus sofrimentos,
minhas angústias, minhas tribulações
e minhas lágrimas,
no meu presente e no meu futuro
para serem apresentadas por Vós
a Vosso Divino Filho,
para purificação da minha vida.
Mãe compassiva,
eu me refugio em vosso Coração Imaculado,
para acalmar as dolorosas palpitações
das minhas tentações,
da minha aridez,
da minha indiferença
e das minhas negligências.
Escutai-me, ó Mãe,
guiai-me, sustentai-me
e defendei-me
contra todo perigo
da alma e do corpo,
agora e para toda a eternidade.
Amen

Oração a Nossa Senhora para protecção dos filhos

Virgem Maria, nossa Mãe!
Fazei que os meus e Vossos filhos
não se afastem do Caminho da Igreja,
mas se isso acontecer providenciai o seu regresso.

Pela Vossa Divina Graça dai-lhes protecção e apoio
em todos os momentos das suas vidas,
principalmente quando sentirem dificuldades,
para que não desesperem e caiam em tentação.

Ajudai-os, Mãe Santíssima

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Como és imensamente cheia de graça,
Maria, Mãe do Senhor!
Bem-aventurada és tu,
porque creste que em ti
as promessas do Senhor seriam cumpridas.
Tua maternidade salvífica
- longe de diminuir tua Imaculada Conceição -
ainda mais a confirmou...
Ó Mãe santíssima,
por quem tanto se esperou,
por quem tanto se almejou!
Prostrados por terra te damos graças,
Mãe de nossa Família Carmelitana.
Nós que habitamos o Monte Santo
recebemos por tua vida refrigério
tão fervorosamente desejado de nossas almas.
Não desejamos nada de mais grandioso e salvífico
que a tua protecção.
Fica connosco, ó Maria,
fica connosco, Senhora nossa

onsagração da família a Nossa Senhora

Ó Virgem Imaculada,
nós vos consagramos hoje
o nosso lar e todos os que nele habitam.
Que a nossa casa seja, como a de Nazaré,
uma morada de paz e de felicidade
na prática da caridade
no pleno abandono à Divina Providência.
Sede o nosso modelo,
ó Maria, regrai nossos pensamentos,
nossos actos e toda a nossa vida.
É bem medíocre o tributo do nosso amor,
mas vós aceitareis, pelo menos,
a homenagem de nossa boa vontade.

Tive um sonho, José. Não compreendi muito bem, realmente não creio que se tratava do nascimento do nosso Filho.
As pessoas estavam a fazer os preparativos com seis semanas de antecipação. Decoravam as casas e compravam roupas novas.
Saiam às compras e compravam sofisticados presentes. Mas que estranho, pois os presentes não eram para nosso Filho. Embrulhavam-nos com lindos papeis enfeitavam-nos com preciosos laços. e Colocavam tudo embaixo de uma árvore.
Sim José, uma árvore dentro de suas casas! Decoravam também essa árvore. Nos galhos penduravam bolas e lâmpadas coloridas, e enfeites que brilhavam. Havia uma figura no alto da árvore. Parecia-me um anjo, era muito bonito.
As pessoas sentiam-se felizes e sorriam, estavam todos emocionados e cumprimentavam- se dando presentes. Sabes José, não ficou nenhum para nosso Filho.
Sabes, acredito que nem o conheciam, pois nunca mencionavam seu nome. Não parece estranho que as pessoas se metam em tantos problemas para celebrar o aniversário de alguém que nem sequer conhecem?
Tive a estranha sensação de que, se nosso Filho estivesse nessa celebração, seria um intruso.
Era maravilhoso, José, toda a gente tão feliz...! Porém, senti uma enorme vontade de chorar.
Que tristeza por Jesus não ser lembrado e talvez nem desejado em sua própria festa de aniversário!

Estou contente por ter sido apenas um sonho. Que terrível seria, José, se isso fosse realidade.