07 dezembro, 2007

A Mensagem de 09/12/07









EVANGELHO Lc 3, 1-6
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas




No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério,quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia,Herodes tetrarca da Galileia,seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítidee Lisânias tetrarca de Abilene,no pontificado de Anás e Caifás,foi dirigida a palavra de Deusa João, filho de Zacarias, no deserto.E ele percorreu toda a zona do rio Jordão,pregando um baptismo de penitênciapara a remissão dos pecados,como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:«Uma voz clama no deserto:‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.Sejam alteados todos os valese abatidos os montes e as colinas;endireitem-se os caminhos tortuosose aplanem-se as veredas escarpadas;e toda a criatura verá a salvação de Deus’».

A PALAVRA

A figura do Baptista é uma figura questionante e interpelativa, por si só. É um homem que aparece com palavras de fogo para causar terramotos nas nossas vidas calmas e sonolentas. Todas a pessoa deste profeta é uma denúncia, a condenação de uma sociedade fundada nos falsos valores da opulência, da banalidade, da superficialidade e da corrupção. João aparece ligado ao deserto (o lugar das privações, do despojamento, mas também o lugar tradicional do encontro entre Deus e Israel) e não ao Templo ou aos sítios “in” onde se reúne a sociedade selecta de Jerusalém; usa “uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins” (é dessa forma que se vestia, também, Elias – cf. 2 Re 1,8), não as roupas finas, com pregas cuidadosamente estudadas, dos sacerdotes da capital; a sua alimentação frugal (de “gafanhotos e mel silvestre”) está em profundo contraste com as iguarias finas que enchem as mesas da classe dirigente… João é, portanto, um homem que – não só com palavras, mas também com a sua própria pessoa – questiona uma certa maneira de viver, voltada para as coisas, para os bens materiais, para o “ter”. Convida a uma conversão, a uma mudança de valores, a esquecer o supérfluo, para dar atenção ao essencial. O que é que João prega? Mateus resume o anúncio de João numa frase: “convertei-vos, porque está perto o Reino dos céus”.


A figura de João Baptista obriga-nos a questionar as nossas prioridades e valores fundamentais. Ele não se apresenta de “smoking”, pois a sua prioridade não é brilhar em alguma festa do jet-set; nem usa gravata e camisa de seda, pois a sua prioridade não é impressionar os chefes ou mostrar que é um homem de sucesso em termos de ganhos anuais; nem petisca pratos delicados com molhos esquisitos e nomes franceses, pois a sua prioridade não é a satisfação de apetites físicos; nem promete bem-estar e riqueza aos seus interlocutores, pois a sua prioridade não é receber aplausos das massas; nem busca o apoio da hierarquia civil ou religiosa, pois a sua prioridade não é o triunfo, as honras, o poder… Ele é alguém para quem a prioridade é o anúncio do “Reino dos céus”; ora, o “Reino” é despojamento, simplicidade, amor total, partilha, dom da vida… São esses valores que ele procura anunciar, com palavras e com atitudes. E quanto a mim, quais são os valores que me fazem “correr”? Quais são as minhas prioridades? Os meus valores são os valores do “Reino” ou são esses valores efémeros e fúteis a que a civilização ocidental dá tanta importância, mas que não trazem nada de duradouro e de verdadeiro à vida dos homens?

Padre Amaro Jorge SCJ



HISTÓRIAS PARA MEDITAR


As Duas JóiasNarra uma antiga lenda, que um homem religioso e dedicado, vivia muito feliz com sua família.Esposa admirável e dois filhos queridos.Certa vez, por imperativos da religião, o homem empreendeu longa viagem ausentando-se do lar por vários dias.No período em que estava ausente, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados.A mãezinha sentiu o coração dilacerado de dor. No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura.Todavia, uma preocupação lhe vinha a mente: como dar ao esposo a triste notícia? Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha comoção.Lembrou-se de fazer uma oração. Rogou a Deus auxílio para resolver a difícil questão. Alguns dias depois, num final de tarde, o homem retornou ao lar. Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos...Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse o seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços. Alguns minutos depois estavam ambos sentados a mesa.Ela lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente pelos filhos.A esposa, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido:- Deixe os filhos. Primeiro quero que me ajude a resolver um problema que considero grave.O marido, já um pouco preocupado perguntou:- O que aconteceu? Notei você abatida ! Fale ! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus.- Enquanto você esteve ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. São jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo! O problema é esse ! Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você me diz?- Ora mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidades!... Por que isso agora? - É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!- Podem até ser, mas não lhe pertencem! Terá que devolvê-las. - Mas eu não consigo aceitar a idéia de perdê-las! E o homem respondeu com firmeza: - Ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo!- Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Faremos isso juntos, hoje mesmo.- Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito. As jóias preciosas eram nossos filhos. Deus os confiou a nossa guarda, e durante a sua viagem veio buscá-los. Eles se foram... O homem compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos derramaram muitas lágrimas.Quantas vezes tomamos posse de algo que não nos pertence???Talvez nossas vidas fossem muito mais calmas se entendessemos que tudo que temos foi concedido por Deus...

NOTÍCIAS
· O Nosso Blog, já foi visitado pelo menos por duas pessoas , que deixaram seus comentários o que muito agradecemos, a mensagem é de todos, todos devemos participar.
Ficamos á espera de mais opiniões.

· MA, 11 Jul. 07 / 12:00 am (ACI).- No fim de semana passado mais de 600 jovens de 20 colégios da capital peruana realizaram 4.780 visitas ao Santíssimo no marco do congresso para estudantes católicos Vivência 2007.
O evento, organizado pelo Movimento de Vida Cristã
(MVC), efetuou-se nos dias 6, 7 e 8 de julho.
Com o lema "Sejamos Luz do Mundo",