06 fevereiro, 2010

Com Interesse


Aviso Prévio



  • Um homem foi encontrado estendido numa valeta e conduzido de urgência para o hospital. Na sala de operações, um interno desabotoava-lhe o casaco, a fim de o preparar para a intervenção, quando descobriu a seguinte nota, presa ao forro: «A todos os membros da classe médica: estou simplesmente embriagado; deixem-me dormir; não tentem extrair-me o apêndice, já mo tiraram duas vezes.»


  • Tudo Previsto
    Doente: — Mas... senhor doutor, e se a operação falhar? Cirurgião: — Esteja descansado, homem. Se a operação falhar, você nunca o saberá.


  • Doença de Pijama
    O médico foi visitar o marido duma senhora. Auscultou-o, passou--lhe a receita e disse que tinha de o meter no hospital. Virou-se para a mulher e perguntou: — O seu marido tem pijama? — Ó senhor doutor, ele nunca se me queixou dessa doença.


DITOS POPULARES

Lua-de-mel
Significado: Habitualmente, a expressão designa os primeiros dias de um casamento, embora, por comparação, se use para classificar um período de tempo de relações entre duas pessoas (mesmo instituições) que decorre de modo feliz, frutuoso, com bons resultados.
Origem: A origem prende-se com o sentido primitivo no casamento.Terá surgido nos países nórdicos (embora se julgue que o costume já existia entre os hunos de Átila). Durante os primeiros trinta dias (uma lua) os noivos apenas bebiam hidromel, bebida doce que se obtém pela fermentação do mel adicionado de água, considerada com propriedades afrodisíacas.


Estar nas suas sete quintas
Significado: Estar contente; sentir-se satisfeito e realizado.
Origem : Provém de uma lenda antiga. Dizia-se que os reis portugueses possuíam, no concelho do Seixal, sete quintas onde o rei e a comitiva passavam vários fins-de-semana.
Quando estavam nas suas sete quintas, estavam felizes.


Rir a bandeiras despregadas
Significado: Rir aberta e sinceramente; rir com muita vontade e prolongadamente.
Origem:“«Bandeiras despregadas» significa «velas (dos navios) ao vento», «bandeiras desfraldadas» ou «bandeiras ao vento».
A expressão «rir a bandeiras despregadas» significa «rir aberta e sinceramente como nos dias de festa». É fácil compreender que as bandeiras podem estar atadas antes dos dias festivos para não se rasgarem. Chegado o dia marcado para a festa, as bandeiras são desatadas para serem agitadas pelo vento.”
(Tira Teimas)