14 setembro, 2009

A Mensagem nº 92 de 13 de Setembro de 2009







EVANGELHO – Mc 8,27-35




Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações
de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta:
«Quem dizem os homens que Eu sou?»
Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas».
Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»
Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente
que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem
tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas;
de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas.
Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O. Mas Jesus, voltando-Se e olhando
para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes
as coisas de Deus, mas só as dos homens».
E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes:
«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.
Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida,
por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».