18 janeiro, 2009

A Palavra

Após as festas natalinas, iniciamos os domingos do Tempo Comum, com a apresentação do início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
A Liturgia de hoje nos propõe uma reflexão sobre a disponibilidade ao CHAMAMENTO de Deus.
Na 1ª Leitura, temos o chamamento de SAMUEL.
A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de Deus.O Profeta torna-se profeta porque um dia escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão.
A Voz de Deus faz-se ouvir no silêncio da noite.Longe das preocupações do dia a dia, o coração e a mente estão mais livres e disponíveis para escutar os apelos e os desafios de Deus.
Samuel não reconhece logo e sozinho a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante de nossa surdez...
Samuel responde:"Fala, Senhor, o teu servo escuta". É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega face aos desafios e aos apelos de Deus.A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós.
Na 2ª Leitura, Paulo convida os cristãos a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. Quem vive em comunhão com Cristo deve manifestar sempre a vida nova de Deus.
No Evangelho, temos o chamamento dos PRIMEIROS DISCÍPULOS.
O chamamento nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho...
- João Batista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…"
Os Dois Discípulos seguem Cristo de longe, timidamente. Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo:
"Que procurais"? - "Mestre, onde moras"? è "Vinde e vede"… Foram e ficaram com ele …
No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo: Felipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo". Só podemos encontrar Jesus, se alguém nos fala dele. A Missão do discípulo é indicar a todos a pessoa de Jesus, o Cordeiro de Deus.
"O que procurais?"
São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à procura de algo e de alguém... Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus...O que procurais na vida? Qual a razão principal que nos move?
"Mestre, onde moras?"
A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão. Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus. Querem, ao contrário, criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?"
"Vinde e Vede"
Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede". É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento... E o resultado da experiência aparece:
"Então eles foram e viram onde Jesus morava.
E permaneceram com ele naquele dia".
Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador,
que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos.
Deus também nos chama e convida
para fazer parte da Comunidade de Jesus...
Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta".Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram?

Padre Amaro Jorge scj