08 dezembro, 2008

1 Ano de Vida Nova





Meus amigos e companheiros desta minha e vossa comunidade de medancelhe.
Quis Deus que esta comunidade fosse bafejada com a sorte de acolher uma obra de solidariedade: (O ABC) A boa vontade desta nossa gente soube receber estimar e conviver com os rapazes nela acolhidos, temos dado a esta obra o melhor do que temos mas, o ABC veio trazer também a esta comunidade alguns privilégios, hoje queria aqui referir apenas alguns.
Com a vinda do ABC a nossa comunidade religiosa levou um impulso muito grande. Na capela agora chamada de ABC, e que antigamente apenas referenciada pela capela do alto de medancelhe, cujo patrono é S. Joaquim, lembrar-se-ão alguns mais antigos que eu, que sempre se celebrou a Eucaristia Dominical, às 7horas da manhã. Lembro Sr. Padre Ribeiro, Sr. Padre Moreira e muitos outros. Com a vinda do saudoso Padre Ivo Tonely scj, começou uma nova era para esta comunidade com a sequência de Padres que foram passando pelo ABC, como directores e adjuntos após a morte de Padre Ivo. Padre Miguel, Padre Luís, Padre João Manuel, Padre José Manuel Vicente, Padre Álvaro, Padre Joaquim, Padre José Agostinho, Padre Miguel e agora o nosso Padre Amaro Jorge. Alguns como a Padre Amaro passaram por cá antes ou como estudantes ou mesmo como Diáconos. Com esta saga a comunidade beneficiou de muitas coisas, missa diária, mês de Maria e em algumas alturas até mês do rosário, confissões nas épocas fortes do calendário cristão, e até um padre para nos receber confessar e aconselhar. Por isto me apetece dizer: Deus Olhou para estes humildes servos.
Alguns movimentos e algumas pessoas são responsáveis pela vitalidade e vivacidade desta comunidade. Sem esquecer outros que não são menos importantes, quem não reconhece que o Sr. Nogueira com todos os seus defeitos e virtudes é uma mais-valia em todas as actividades religiosas, quer acolitando nas Eucaristias, levando a comunhão aos doentes, Expondo o Santíssimo para adoração, rezando o terço, abrindo a capela, enfim o que for preciso.
O Sr. Lino Branco que durante tantos anos foi o único homem nos grupos de zeladores (que saudades de seus arranjos) quantos anos único homem no grupo coral, outros passaram outros passarão e ele lá está e continua, o carinho que coloca nas coisas que faz como o presépio, deixam a sua marca. A Maria da Conceição, tantos anos e tanto carinho dedicado ao grupo coral, todos os que fazem parte desse grupo que sempre anima nossas eucaristias. O grupo de catequese que não se limita a dar catequese, mas também a animar a comunidade, com a Paula no seu corre-corre rodeada pelos catequistas fazendo o que pode e até mais, com forças e sem forças. Os leitores lá vão dando o seu melhor fazendo as leituras dominicais. Os luzeiros, grupo de oração por excelência que aparentemente estão mais escondidos, e até podem parecer menos activos mas que silenciosos como Maria com suas orações e meditações são uma das retaguardas mais fortes na defesa da fé católica. Por fim as pessoas anónimas que frequentam as nossas capelas a maioria com uma perseverança incrível sempre presentes nos actos de fé sem elas tudo o que os grupos fazem não teria razão de ser.
Enfim tanto que havia para dizer destas e de outras tantas pessoas que injustamente estarei a esquecer mas, Deus sabe que nesta minha apreciação abranjo a todos. Sem vós esta comunidade não seria comunidade. Mas, meus amigos não adormeçam nos louros, ainda há muito para fazer, tal como (A Mensagem) tão acarinhada por vós depois de um tombo se levantou, se renovou e reapareceu cheia de vitalidade, fazendo esta semana um ano de publicações regulares, e que muitos dizem cheia de mistério pelo anonimato de quem a faz, na minha modesta opinião isso não é o mais importante pois o que interessa é que está viva e actuante e de uma maneira ou de outra é um elo de ligação entre as gentes desta comunidade, também vós meus amigos que fazem parte dessa união não desarmem pois os inimigos da Nossa Fé Católica estão cada vez mais activos, mais audazes, mais matreiros, sempre prontos a atacarem os bons princípios e os valores do respeito e da família pelos quais nos pautamos. Arrancamos esta semana para mais um ano de publicações unidade, progresso e caminho conjunto em unidade, que O Nosso Deus seja Generoso para com todos vós.
Em meu nome pessoal e em nome da redacção de (A Mensagem) obrigado pelo vosso carinho.
Caminhando unidos em COMUNIDADE, podemos fazer muito uns pelos outros, e seremos uma força na defesa da Nossa Fé.