22 março, 2008

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE

- CAMINHADA QUARESMA – PÁSCOA 2008:
«A VIDA: DOM NA FAMÍLIA»
DOMINGO DE PÁSCOA: símbolo/dom = CÍRIO PASCAL


O círio pascal é símbolo de Cristo Ressuscitado. É a nova Luz que, acesa na noite de Páscoa, ilumina a humanidade. As trevas dão lugar à nova claridade da Páscoa. Nesta vela são gravadas as letras "Alfa e Omega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, significando que Deus é o princípio e o fim de tudo. Pela sua luz é o símbolo de Jesus Cristo ressuscitado.”
Representa a Vida Nova, o sepulcro aberto, o maior Dom de Deus à humanidade e que nos compromete a sermos sementes de vida uns para os outros.
-
Actividades (desafio em família): Descobrir a Páscoa e os seus significados
● O Cordeiro Pascal
- Jesus Cristo é o cordeiro de Deus. Sacrificou-se por nós para que pudéssemos ser santificados na verdade. Ele morreu e ressuscitou para que pudéssemos ser livres, para que tivéssemos vida nova de pureza, verdade, justiça.
● O Feliz Páscoa - Significa, acima de tudo, um grito de libertação, pois Páscoa é a passagem da escravidão para a liberdade. É neste sentimento verdadeiro que reside o principal da mensagem que desejamos a todos. É somente assim que Feliz Páscoa se torna realidade e tem sido como voto de congratulação entre os cristãos.
● O Ovo - É um óptimo símbolo da ressurreição. De facto, aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém dentro de si uma vida nova que surge pujante para a luz. Originalmente, porém, tratava-se de ovos verdadeiros que os cristãos trocavam como presentes principalmente durante as perseguições.
● Os Sinos - Na Páscoa marcam a alegria de uma nova vida após o longo silêncio do período da paixão.
● A Aleluia - É uma das mais expressivas aclamações de louvor e alegria. A expressão é hebraica e significa Louvai a Javé.
● O Girassol - É um dos símbolos pascais menos conhecidos, e, contudo, muito rico em significado. Para sobreviver precisa estar continuamente do nascente ao poente voltado para o Sol. Assim como nós, que devemos estar voltados para o nosso Deus, compartilhando a sua energia, bondade e amor.
● O Coelho - Pela sua grande fecundidade significa a Igreja que, pela força de Cristo ressuscitado, é fecunda em reproduzir e espalhar, por todo o mundo, novos discípulos de Cristo.
Para o verdadeiro Cristão o compromisso de Páscoa significa iluminar o caminho de outro para ajudá-lo a sair da ignorância, da fome, da exploração, do crime, da guerra… Ele é luz e força para a saída da falta de amor e de justiça... Feliz Páscoa!
- FÉRIAS DA CATEQUESE
. No centro de Medancelhe não haverá catequese nos fins de semana de 22 e 29 de Março devido às férias de Páscoa. A catequese recomeça no dia 05 de Abril.
. No mesmo período também não será celebrada a Eucaristia Dominical das 10,30h, que voltará no dia 06 de Abril.

Colaboração de Paula Rocha ( Centro de Catequese )